TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA HUMANIZADA: A ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA

EMPRESA HUMANIZADA: A ORGANIZAÇÃO NECESSÁRIA E POSSÍVEL        

INTRODUÇÃO:

“Talvez, porque conheçam a teoria, talvez por intuição, sensibilidade ou inteligência, o fato é que várias empresas estão se tornando permeáveis à prática de ações que levam em conta a co-evolução de sua rede interna e a de seu ambiente e que aqui são designadas empresas humanizadas. RAE Revista de administração humanizada. V41 n2 p27. Abr/jun 2001”.

Ao longo do tempo já perdemos do nosso planeta as riquezas que influenciam na qualidade de vida, os recursos naturais. Enquanto só se discute sobre a solução desses problemas, o desequilíbrio e a desigualdade só aumentam; sabemos que é preciso agirmos para diminuir o buraco que já foi constatado no planeta. Sendo assim, é importante citar o papel que as empresas têm a desempenhar para a contribuição da melhoria na qualidade de vida, não só dos acionistas, mas da sociedade como um todo.

O artigo escrito por Vergara e Branco (2001), objetiva mostrar o conceito de humanização dentro das empresas e a importância de praticá-la como parte do prisma empresarial, podendo proporcionar à sociedade e ao sistema econômico, hoje, prejudicados devido às consequências de um modelo de gestão inadequada a demanda, que a vida é mais do que resultados financeiros; que ela precisa ser cuidada, preservada e mantida em seu estado natural.

Nesse sentido, as empresas que se preocupam entendem as necessidades das pessoas e não só para enriquecer seus sócios, buscando resolver essas questões, dentro da própria empresa, dando qualidade de vida na forma de trabalho adequado, honrado, digno aos seus funcionários.

DESENVOLVIMENTO:

Como foi afirmada no título, uma empresa humanizada é hoje a grande evidência dos pontos de vista econômico, social e ecológico, e esta prova eclodiu devido ao intenso processo de análise dos homens da natureza e com a própria capacidade do seu potencial. Além de obrigatória, o título traz como marca essencial alcançado, uma vez que hoje é incontestável, a percepção de uma sociedade cada vez mais desperta às responsabilidades sociais das organizações participantes no mercado.

Tratando-se do entendimento de empresa humanizada, o ponto inicial que deve ser relevante para que a humanização se concretize é a transição da mentalidade humana das partes para o todo, seja o foco no interesse financeiro dos responsáveis pelas empresas que são alvos de crítica, seja pela sociedade como um todo, que já está habituada com o consumismo exagerado, e busca uma conscientização da degradação trazida por uma forma tão volúvel, impensada de consumo. Claro que a humanização não depende apenas de uma mudança de mentalidade.  A persistência de algumas atitudes indevidas provenientes de uma administração inadequada dos recursos naturais e sociais acaba se tornando invisível a ponto de ser entendida como normalidade.

Organizações detentora da capacidade de adaptação e flexibilidade são muito persuasivas na formação da sociedade, essa que está voltada para a demanda descontrolada, podem excitar uma nova perspectiva para o consumo dos produtos vindos de empresas preocupadas não só com o lucro, mas também com os seus cooperadores e o lugar ao qual eles pertencem.

Desta forma, estimulado pelo crescente surgimento de compradores mais exigentes, concorrentes mais poderosos e um ambiente comercial mais agressivo, as empresas passaram a buscar meios mais eficientes de produção, não se lembrando dos prejuízos sociais causados devido à má administração, e se continuasse agindo assim, as empresas não teriam motivo para continuar existindo.

É possível perceber a preocupação com a sucessão de destruição dos recursos naturais do nosso sistema causados principalmente pela retirada exagerada pelas empresas para o processo de seus produtos, e que, também,  a grande distorção entre os menos favorecidos socialmente e os abastados.

Partindo dessas questões, que os autores, desejam discutir e apresentar as soluções para tornar as empresas humanizadas. Expondo características evolutivas no papel das organizações durante o século XX. A evolução ocorreu depois da revolução industrial.

Devido a esse evento na história que as empresas evoluíram e tomaram conhecimento que poderiam obter muito mais lucro de forma rápida através do desenvolvimento ou a compra de tecnologias que aumentaria a sua produção. Iniciando, então, o processo do uso de maquinas utilizando da força do trabalhador, detectado claramente na fase em que o trabalho era exigido por longas horas seguidas, sem grandes tempos para lazer fora da empresa.

Da mesma maneira os consumidores apuravam o seu gosto e as empresas para não perderem mercado para os seus concorrentes buscavam se destacar diante destes eventos, se desenvolvendo cada vez mais, que pode ser observado: No momento atual quando Vergara e Branco demostram diversos pontos em relação à sustentabilidade do sistema capitalista do momento, os autores então afirmam que o sistema econômico que não se importa com o ser humano e o padrão de consumo dominante insistem que os recursos naturais não são finitos.

Observados esses pontos o sistema capitalista não valoriza as pessoas, menos ainda a responsabilidade ambiental. A respeito da condição humana, tem-se o agravante que, mesmo que o consumo tenha dobrado dentro de 20 anos, a riqueza ficou ainda mais centrada nos bolsos dos ricos. Visto desta forma os problemas ambientais e sociais, então vem a pergunta: como as empresas ficam nesse contexto?

Os autores mostram como se deu as ações das empresas a partir do século XX, e conforme o relato escrito, numa parte desse período, a existência de um consumo ascendente, num mercado pouco competitivo, teve como resposta o destaque do aumento dos processos produtivos e depois vem à explicação do crescimento do marketing, mostrando as inúmeras transformações no objetivo das empresas. O que destaca de fato é a busca pela sobrevivência, por parte das organizações, que vem mostrando uma motivação básica, onde a afirmação toma um caráter muito além da simples explicação das mudanças, argumentando que a organização se comporta como um organismo num intercâmbio constante com os seus ambientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com