TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NA PORTFOLIO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA.

Por:   •  19/12/2017  •  Artigo  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO 9

ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO E DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NA PORTOFINO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA.

O estudo de caso tem como premissas o estudo de indicadores de desempenho no qual seja possível a coleta do maior número de informações sobre o assunto abordado, de forma a facilitar a definição dos objetivos e a formulação das hipóteses da pesquisa.

Em resumo, o presente trabalho tem por objetivo identificar quais indicadores, relacionados ao capital intelectual, são importantes para a rigidez econômica e estrutural da empresa, uma vez que a mesma, até o presente momento, não deixou delineados os indicadores de recursos humanos, capazes de viabilizar resultados e de servir de alicerce para construção de uma base bem definida, e ainda, utilizada nas tomadas de decisões para se obter melhores resultados no planejamento estratégico da organização.

A empresa escolhida é do ramo de consultoria, treinamento e pesquisa e busca ser um diferencial no mercado, evidenciado ao longo da pesquisa que é possível para a empresa ir além das preocupações que envolvem as operações dessa área de atuação.

Os indicadores estratégicos permitem que as organizações tenham foco nos fatores que efetivamente contribuam para realização de sua missão, auxiliam no processo de estabelecimento de metas e na monitoração das tendências, acompanhando o desenvolvimento da organização, pois de acordo com a base de informação fornecida é possível saber os ganhos e as perdas que a organização está tendo e corrigir possíveis erros, tendo sempre em pauta o estabelecimento de um processo de contínuo aperfeiçoamento. Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, possui apenas 23 funcionários, os problemas relacionados controle e avaliação de resultados devem ser contornados e solucionados de forma ágil e pratica.

Os indicadores qualitativos e quantitativos têm como objetivo avaliar o índice de satisfação dos funcionários, assim como medir os resultados da empresa em relação ao custo médio por funcionário, remuneração, rotatividade, abstenção e movimentação interna. A empresa está tendo relativas dificuldades em consolidar-se na área de “consultoria voltada para resultados”.

Um dos fatores apresentados está relacionado ao não resultado esperado que aparentemente está relacionado a não capacitação profissional x intensidade de trabalho. Em consequência disso o nível de rotatividade do quadro técnico é elevado.

 O processo de estruturação da empresa deve ter como premissas, a missão, propósitos, estratégias, objetivos, metas e projetos. O executivo deve avaliar alguns indicadores como aspectos motivacionais, capacitação, informação e tempo. O gestor deve verificar se os aspectos motivacionais estão de acordo com o desenvolvimento do processo. Deve-se verificar se está havendo assimilação positiva sobre objetivos e metas. Se o sistema de reconhecimento está baseado no desempenho.

A capacitação de seus técnicos deve ser reavaliada e se faz necessário um aprimoramento ou reavaliação no perfil de contratação dessas vagas.

Sobre os indicadores de desempenho/qualidade

 Os indicadores de produtividade: que podem estar relacionados à produtividade hora/colaborador, ou seja, estão ligados ao uso dos recursos da empresa com relação aos resultados. Este indicador está diretamente ligado aos técnicos que prestam o serviço diretamente aos seus clientes.

 Os indicadores de qualidade: eles andam juntos com os indicadores de produtividade, pois ajudam a entender qualquer desvio ou não conformidade que ocorreu durante o processo produtivo. Um exemplo é quantidade de resultados pós consultoria de seus clientes. Este indicador serve como analise de acompanhamento tanto dos sócios como métodos de comparativo dos técnicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com