TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA (IN)VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  23/6/2020  •  Artigo  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUBARÃO

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Professora: Patrícia Menegaz de Farias, Dra.

[pic 2]

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA (IN)VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EMBASADO PELA NBR ISO 14001:2004 NA POUSADA JABORÁ – SANTA CATARINA .


Emanoel Schwanck Webber
[1]

Hélio Maggi[2]

Henrique Mendes [3]

Júlia Scherer Fortunato[4]

Raphaela Gomes Da Silva[5] 

Samuel Lucas Masson[6]

Vitor Sampaio[7]

  1. Introdução

Ainda que o turismo e holetaria não seja um setor diretamente atrelado aos danos ambientais, é cediço que há um número expressivo de empresas que compõe o ramo, constituindo, assim, uma ameça a natureza e aos recursos naturais existentes.

 Inobstante ao exposto, deve-se frisar que o turismo representa uma das atividades que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Santa Catarina, mormente, na localidade do Farol de Santa Marta, município de Laguna, haja vista que a região é muito explorada por turistas diante da exuberância de suas paisagens naturais.

Neste contexto, surge a necessidade de minimazação dos problemas ambientais, requerendo dos administradores e empresários da região uma nova postura.  

Sendo assim, torna-se imprescindível a adotação decisões e medidas conscientes de modo a contribuir para preservação da natureza e ampliar a capacidade de suporte do planeta. (BARIERI, 2004)

Neste diapasão, traz-se a baila o objetivo primário do presente trabalho,  analisar (in)viabilidade de ações para a implementação da norma ISO 14001:2004, bem como as dificuldades e benefícios, em uma organização do ramo de turismo e hotelaria, localizada na praia do Farol de Santa Marta, município de Laguna, no Estado de Santa Catarina.

Isso porque, ao buscar a certificação, as organizações necessitam adequar-se e atender a diversas exigências estabelecidas pela norma NBR ISO 14001:2004. Nessa esteira,  levantou-se os questionamentos desta pesquisa sendo eles:  de que forma o setor hoteleiro, em especial, a Pousada Jaborá, causa danos ao meio ambiente? Quais as possíveis estratégias a serem realizadas para que se possa obter a certificação?

Para tanto, estruturou-se o presente artigo de modo a apontar primeiramente noções preliminares acerca do tema e da caracterização da empresa objeto de estudo. Na sequência, apresenta-se a metodologia utilizada, bem como, as etapas para a implementação da referida norma, os empecilhos e benesses oriundos da obtenção da certificação. Em derradeiro, apresenta-se a análise crítica dos dados e as discussões pertinentes.

  1. Caracterização da empresa

A Pousada Jaborá foi instituída em 2010, e está situada no Farol de Santa Marta, município de Laguna, estado de Santa Catarina. As belezas naturais existentes na localidade fomentaram o turmismo na região, surgindo a necessidade da criação de acomodações de qualidade nesta localidade.

Destarte, a par desta oportunidade, institui-se a Pousada Jaborá, com o objetivo proporcionar aos clientes a melhor estadia e experiência na região, e simultaneamente ser reconhecida pela competência no mecado turístico e hoteleiro.

Atualmente, a Pousada Jaborá é classificada como uma pousada standard, e possui um total de  08 chalés, acomodando até 04 (quatro) pessoas por cômodo.

O hotel conta com um quadro de 12 funcionários, todos capacitados para oferecer a melhor estádia na localidade. Inobstante a isso, urge mencionar que a Pousada fica localizada a apenas 500 metros da praia, e que os chalés possuem uma ampla visão do mar.

Entre os hóspedes da Pousada Jaborá, há a predominância de famílias e caisais em viagens de lazer, e eventualmente acomoda alguns executivos que estão a trabalho na localidade.  

  1. Metodologia

O presente projeto classifica-se quanto ao nível de pesquisa como exploratório, haja vista que objetiva proporcionar uma visão geral acerca do fato, com vistas à elaboração de problemáticas mais específicas ou ainda, para orna-lo mais claro.  (LEONEL; MARCOMIN, 2015)

Quanto ao método de pesquisa, utilizou-se o estudo de caso, realizado na Pousada Jaborá. Para Yin (2005 apud Pedroso et al 2011) o método em comento, consubstancia-se em uma averiguação, baseada na realidade, com o escopo de perquirir um fenômeno atual inserido em um contexto de vida real.

No que tange ao procedimento de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e a observação.

Isto porque, as observações servem para disponibilizar informações adicionais sobre o que está sendo analisado, servindo como fonte complementar para o levantamento de evidências do estudo de caso (FLICK, 2009).

Na hipótese vertente, a observação foi realizada de maneira direta e indireta, uma vez que, alguns dos pesquisadores, foram inseridos no campo investigado, servindo como fonte de informações a fim de identificar os processos e ações que devem ser desenvolvidas para a conquista da ISO 14001:2004.

Em relação à pesquisa documental, cumpre consignar que esta reveste-se de tamanha relevância, eis que serve como fonte de evidência escrita a fim de corroborar e fundamentar o tema abordado no presente estudo de caso. Logo para a elaboração deste estudo de caso, foram analisados documentos como licença ambiental, as legislações ambientais vigentes, mormente, a ABNT NBR ISSO 14001:2004.

  1. Etapas do processo de implementação da NBR ISSO 14001:2004

O processo de implementação das Normas Brasileiras ISO 14001:2004 fragmenta-se em cinco etapas, conforme se passa a expor pormenorizadamente.

Na primeira fase, as organizações, por meio da alta administração, devem definir uma política ambiental e garantir seu cumprimento. De acordo com a norma, a política ambiental precisa ser definida de acordo com os impactos das atividades, produtos e serviços; incluir o compromisso com a melhoria contínua e prevenção do meio ambiente; atender aos requisitos legais; estabelecer metas e objetivos ambientais; ser registrada, implementada e mantida; ser comunicada aos colaboradores; e precisa estar disponível ao público (ABNT, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (238.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com