TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO CICLO VIRTUOSO VERSUS CICLO VICIOSO

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Curso: Administração.

Componente Curricular: Gestão da Produção e da Qualidade.

Discente: Odlene da Costa Guimarães.

ESTUDO DE CASO - CICLO VIRTUOSO VERSUS CICLO VICIOSO

INTRODUÇÃO

No presente estudo analisaremos os dilemas enfrentados por Isabel, uma executiva de marketing encarregada por administrar a rede de supermercados de sua família. Ela se depara com uma enxurrada de complicações na empresa na qual anda acontecendo em prolongados anos, um ciclo que parece nunca se encerrar, e a justificativa disso tudo é que esses problemas são lidados da mesma forma há tempos. Perante as questões explicitadas analisaremos em que ponto surge os problemas e qual a melhor forma para resolve-los. Compreenderemos qual o procedimento adotado pelos administrantes da empresa se é apropriado e o que é necessário modificar.

HISTÓRIA

O percursor de tudo seu Manoel e sua esposa Dona Amélia são imigrantes portugueses que vieram para o Brasil tentar ter uma vida mais tranquila. A princípio o empreendimento era uma mercearia tipicamente portuguesa, com o aumento das vendas a mercearia tornou-se um armazém, em seguida um pequeno mercadinho, que virou um supermercado e pôr fim a família se tornou proprietária de uma rede de supermercados que conta com 12 lojas. Diante do sucesso surgem novos desafios e com eles problemas, Isabel se depara com uma empresa que necessita de grandes mudanças principalmente em relação aos funcionários pois está caindo em rotatividade.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1. Qual a importância do pessoal da linha de frente na criação da fidelidade dos clientes, no caso em questão?

O funcionário no qual está atuando no trabalho, tem que ser bem preparado, disposto, treinado, feliz profissionalmente, que saiba resolver os problemas, que saiba como tratar os clientes, pois o relacionamento do funcionário prontamente com o cliente é extremamente importante para a fidelização e a preservação de sucesso de qualquer empresa, assim transparecendo um local organizado. A somatória de tudo isso fideliza o cliente.

2. Quais as principais barreiras encontradas para que o supermercado abandone o ciclo vicioso do fracasso (gráfico acima) e parta para um ciclo de sucesso?

Encontramos na empresa questões como: o clima organizacional desfavorável, quando o funcionário se encontra em um ambiente despreparado ele se esgota, transmitindo aos clientes tamanha indignação. Problemas administrativos como pôr exemplo problemas direcionados ao gerente que distribuía de forma erronia e grosseira aos funcionários. Problemas na contratação, não contrata funcionários qualificados nem investe em treinamentos, causando falta de motivação na hora de cumprir afazeres, fora os problemas financeiros. Para que a empresa parta para um ciclo de sucesso, teria que começar na contratação correta, investir na qualificação e treinamento, já com os existentes oportunidades para subir de cargos, aumento na remuneração e reciclagem na aprendizagem, funcionários felizes garantia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com