TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO COMUNICAÇÃO INTERNA - BASF

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação interna na empresa BASF

A comunicação interna é feita e gerida pela área de Comunicação Social, área independente e responsável por todo tipo de comunicação feita em nome da BASF tanto interna quanto externamente.

As ferramentas utilizadas para que a comunicação interna alcance seu público alvo, são:

  • BASF Notícias
  • Clipping de Notícias BASF
  • BASF Informa
  • Portal dos colaboradores
  • Mural/ Mural eletrônico

REDES FORMAIS:

- BASF Notícias:

É um jornal informativo mensal cujo conteúdo mescla notícias sobre os acontecimentos /eventos na localidade da edição; e entrevista/opinião dos próprios colaboradores, além do recado do Presidente da BASF para a América do Sul.

Uma espécie de boletim formal, impresso e entregue a cada colaborador da empresa, com intuito de colocar todos a par dos últimos acontecimentos da empresa. É também uma forma de colocar o presidente em contato direto com cada um. Tem um tom informativo.

- Clipping de Notícias BASF:

É um informativo on-line enviado por email, cuja finalidade é tornar o colaborador ciente das notícias veiculadas pela mídia, que levam o nome da BASF. O email recebido contém “links” para que as notícias possam ser lidas na íntegra.

É um meio de comunicação virtual, também em tom informativo, como forma de permitir que o colaborador fique em contato direto com as notícias relacionadas à BASF, no Brasil e no mundo.

-Portal dos Colaboradores

Intranet, onde todas as informações, de cada área e/ou serviço, estão disponíveis. Lá estão às diretrizes, procedimentos, normas, contatos e serviços. É privada somente para acesso dos colaboradores da empresa.

É um ótimo meio de comunicação eletrônico, pois as principais notícias estão expostas na página inicial, chamando atenção dos colaboradores da empresa que acessam a internet diariamente.

Na BASF não há extranet, pois os não há necessidade de fornecedores e clientes estratégicos utilizarem nenhum sistema da empresa, nem acessar informações confidenciais.

- BASF Informa:

É um memorando, usado para notícias mais breves e objetivas, geralmente comunicados que alguma área deseja passar para as demais. É enviado por email, o conteúdo é escrito de maneira objetiva e sintetizada.

Forma de comunicação: eletrônica, em tom informativo ou em tom de lembrete, visa anunciar, de forma clara e rápida algum comunicado geral.

É também usado como forma de controle dentro da empresa, anunciando possíveis problemas nos sistemas e nas áreas e passando dicas e instruções aos leitores.

-Mural/Mural eletrônico:

É o meio de comunicação mais “leve” da empresa. Onde as informações são as mais diversificadas possíveis; desde aniversariantes do dia até entrevistas com líderes. É considerada “leve” porque estão localizados mos cafés/copas, locais em que as pessoas vão para “descansar”.

Esta comunicação é dada como formal, pois também tem um tom informativo, mas a informação é passada ao leitor, com uma entonação mais casual, apresentando imagens e símbolos e sons (no caso dos televisores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com