TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO EM GESTÃO DE PESSOAS: AÇOUGUE DO CARLÃO

Por:   •  11/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 CESA - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

FRANCHESCO DOMINGUES FORNAZIERI

MATHEUS BARONE GASPARINI MUGNAINI

MURILO MACHADO COSTA

JOÃO VITOR GODOI

JOÃO PEDRO QUAGLIO

ESTUDO DE CASO EM GESTÃO DE PESSOAS: AÇOUGUE DO CARLÃO

Londrina

2019

1 INTRODUÇÃO

Luiz Carlos Domingues, nascido e criado na cidade de Ibiporã, interior do norte do estado do Paraná, iniciou sua vida profissional aos 13 anos de idade, como empregado em uma casa de carnes em sua cidade natal. Começou como entregador e desde então já demonstrava interesse pelo manuseio e conhecimento de carnes. Com o passar do tempo, Luiz foi aprendendo as funções englobadas a toda a parte operacional do açougue e também funções como manuseios e cortes dos produtos.

Após um período na casa de carnes, Luiz, insatisfeito e curioso se aventurou em outras empresas de diferentes ramos, procurando novas vocações, porém, após longos anos de insatisfação nos setores trabalhados e com alguma reserva de capital, decidiu investir em sua paixão, tal qual ligada ao setor comercial, mais precisamente no ramo de comercialização de carnes para clientes finais.

 Deste modo, em maio de 1998, aos 35 anos de idade, o Sr. Luiz Carlos Domingues inaugurou seu primeiro próprio negócio, nomeado de “Casa de Carnes do Carlão”, localizada na Rua Souza Naves, nº 842 situado na cidade de Ibiporã.

No início do empreendimento, o estabelecimento era dotado de um espaço pequeno, a qual o Sr. Luiz era locatário. Na maior parte do tempo trabalhava sozinho. Em alguns momentos tinha auxílio de um ajudante, que desempenhava a desossa de carnes, de seu cunhado, que o ajudava após o expediente em funções gerais e também de sua esposa, que o auxiliava nos finais de semana em qualquer função.

Com o passar do tempo e bom trabalho empenhado o comércio prosperou e gerou lucros suficientes para aquisição de um novo terreno, a qual era localizada em frente ao imóvel anteriormente locado. Na medida em que o negócio prosperava, Sr. Luiz investia na construção de seu novo estabelecimento, agora dotado de maior área de conserva, refrigeração e manuseio das carnes aliada a uma maior e mais confortável área para o atendimento aos clientes.

                 Após este próspero período, da saída do aluguel à conquista do estabelecimento próprio, com o passar dos anos a casa de carnes ficou conhecida na cidade. Com o movimento constantemente crescente, foi natural o aumento do número de colaboradores, hoje a empresa possui nove funcionários fixos mensais e aos finais de semana, a medida que o movimento aumenta, é contratado até sete freelancers.

2 DESENVOLVIMENTO

                A empresa escolhida não possui um setor especifico de recursos humanos por se tratar de uma empresa de pequeno porte, a parte de gestão de funcionários e contratações até hoje é realizada pelo proprietário, o mesmo não segue nenhum método no momento de contratação, ele apenas realiza contratações por indicações ou oferece a vaga para alguma pessoa da família, dessa maneira o grau de parentesco entre os funcionários é alto, se tornando uma empresa de estrutura familiar.

                Após as conversas que tivemos com o proprietário foi possível observar que o mesmo não tem uma preocupação especial no momento de contratar funcionários e com o clima dos funcionários, o mesmo acredita que o clima entres os funcionários é agradável e que não existe atritos entre eles. A empresa não tem nenhum planejamento ou projeto para um plano de carreira.

                Segundo Chiavenato (2004, p. 121) “Do conceito de moral decorre o conceito de clima organizacional. O clima representa o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento dos seus membros.” Dessa maneira iremos aplicar um questionário que iremos desenvolver para aplicar entre os funcionários para que possamos medir o comportamento entre os membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com