TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: EVERGREEN WILLOWS

Por:   •  24/4/2019  •  Resenha  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes: Franciely Rocha Gonçalves / Guthihelen Santos Heringer/ Lorena Matias Vervloet

ESTUDO DE CASO: EVERGREEN WILLOWS

1.  Define-se liderança como a capacidade de influenciar um grupo de pessoas para alcançar objetivos e metas. Na casa de repouso Evergreen Willows, percebe-se que as alas A e B contavam, inicialmente, com tipos distintos de liderança, o que acabava por influenciar diretamente o comportamento dos liderados. Explique as características principais de cada liderança exercida nas alas, correlacionando-as com o comportamento dos funcionários da casa de repouso.

Na ala A é identificado uma liderança autoritária e situacional onde é possível perceber que a responsável trabalha com foco no trabalho, que sempre coordena e acompanha as atividades da sua equipe, sendo muito critica e rigorosa na execução das tarefas, utilizando de regras pré-estabelecidas, sem a participação de seus subordinados para a tomada de decisões, acarretando em um comportamento extremamente profissional de seus funcionários no qual só faziam aquilo que estava delegado e determinado nas regras estabelecidas.

Essa forma de liderar faz com que a ala tivesse um bom funcionamento, entretanto, não existia entre ela e sua equipe um bom relacionamento interpessoal, o que muitas vezes prejudicava o desenvolvimento de algumas atividades.

Na ala B a situação é oposta, identificamos uma liderança liberal e servidora, pois a responsável pela Ala não tinha tempo de dar instruções a seus subordinados, e acarretava em um comportamento livre para eles criarem sua própria rotina e definirem suas responsabilidades, todos os membros da equipe se relacionam bem dentro e fora da organização, o que facilita o desenvolvimento das atividades proporcionando o bom funcionamento da ala.

No entanto, a líder da ala B não tinha tempo para delegar as funções  aos seus liderados e muita das vezes estava ausente. Exercendo uma liderança que acabava sendo do tipo que “Deixa Fazer”, sendo os funcionários imponderados de suas próprias atividades.

2. Cite e explique possíveis ações a serem realizadas pela diretoria / líderes para diminuir os problemas gerados na casa de repouso.

A diretoria deve identificar o problema, se reunir e conversar com as lideres e os responsáveis, a fim de elaborar um plano de ação, para conhecer as necessidades da organização, suas potencialidades e suas deficiências, pois a partir do conhecimento adquirido seria possível executar ações que possam potencializar os pontos que funcionam bem, criar treinamento e atividades para que as deficiências encontradas passem a serem funcionais, capazes de reverter a situação e evitar a reincidência do problema.

Uma das ações seria detalhar a habilidade e perfil de cada líder/ chefe de enfermagem e realizar um monitoramento inicial da ação de cada uma, até que se alinhe com o proposito da casa de Repouso. É importante também que seja tratado à motivação das lideres e seus liderados de modo que gerem ações positivas, através de reconhecimentos, feedbacks, incentivo ao desenvolvimento, trabalhar o relacionamento interpessoal  com a finalidade de facilitar o andamento das atividades diárias, entre outras ações que façam com que o colaborador se sinta importante para a organização e que enxergue a liderança como positiva.

3. Após a modificação proposta pela diretoria, em que as auxiliares de enfermagem passaram a trabalhar nas duas alas da casa de repouso, percebe-se que começou a haver certo favoritismo das duas líderes (Elizabeth e Jenny) em relação às equipes antigas de trabalho. O estudo de caso aponta, por exemplo: “as auxiliares que tinham vindo da ala B recebiam críticas constantes de Elizabeth”. Explique o que você considera que ocasionou essa situação e como ela pode estar relacionada ao cenário de insatisfação e revolta que se instaurou na casa de repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com