TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ROGER AGNELLI

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

LIVRO: Administração teoria e prática no contexto brasileiro           Felipe Sobral/ Alketa Peci (2ª  edição)

CAPÍTULO 1: Quanto “Vale” Roger Agnelli?

MATÉRIA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNO: DIEGO NOLASCO DA SILVA

MATRÍCULA: 119105017

1) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de gestor. De que maneira essas habilidades gerenciais foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Agnelli, primeiramente, destacou-se com as suas habilidades humanas, que foram habilidades relevantes durante o seu percurso profissional, demonstrou  possuir facilidade em lidar com as pessoas, tendo bons relacionamentos, até mesmo com nomes de elite, isso foi crucial para a ascensão de Roger no Banco Bradesco. Mostrou suas habilidades técnicas sendo um dos poucos da Bradesco a falar inglês fluentemente, com isso, possibilitou uma internacinalização do mercado de capitais. E por fim, com sua habilidades conceituais ele também se mostrou um exímio negociador, com espírito empreendedor e senso de oportunidade que fizeram da Vale a maior empresa privada brasileira e uma das que mais crescem no país.

2) Quais os principais problemas que Agnelli se deparou após a privatização da Vale? Como os solucionou?

 Os principais problemas de Agnelli foram: A Vale tinha um processo de gestão muito burocrático e as decisões eram concentradas nos administradores de topo e interesses políticos  também influenciavam a empresa nas  tomadas de decisões. Com isso, muitas oportunidades eram perdidas e a imagem da empresa, consequentemente, era prejudicada.  

Roger Agnelli como era um administrador brilhante, usou de suas habilidades gerencias adquiridas no tempo de Bradesco  para  chegar na melhor solução e resolver os problemas citados acima. E também, fez com que a Vale se tornasse mais eficiente e produtiva, agilizando os processos, intensificando a comunicação com os demais setores e simplificando as estratégias organizacionai, para uma melhor compreensão dos objetivos.

3) Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da Vale? Dê exemplos de cada um deles.

Agnelli, representou papéis informacionais, interpessoais e decisórios em sua administração na Vale, quando ele pegava a sua equipe e se reunia para tomar decisões. Ele fazia com que o diálogo fosse constante, melhorando a comunicação organizacional e agilizando o processo de tomada de decisão, com isso, fazendo um papel de monitor (informacional). E representou papéis interpessoais quando incentivava sempre os funcionários em busca de mais produtividade e agilidade. Também desempenhou papel decisório quando propôs internacionalizar as atividades empresariais para que a Vale se tornasse competitiva com relação as maiores mineradoras mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com