TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: Roger Agnelli e a CVRD

Por:   •  27/7/2017  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

1. Entre os argumentos a favor da privatização podemos dizer que a CVRD se tornou mais eficiente e lucrativa, reduzindo as influências políticas e o sistema extremamente burocrático que tanto atrasavam a tomada de decisões. Quanto ao argumento contrário, está o próprio fato de a companhia não pertencer mais ao Estado, ou seja, não gerar lucros diretamente públicos. Além disso, com a privatização surgiram conflitos entre os sócios, o que de certa forma também atrasaria algumas decisões necessárias.

2. Agnelli demonstrou habilidades humanas, já que tinha facilidade com as relações interpessoais e se mostrou um bom líder, e habilidades conceituais, que estão relacionadas com a capacidades de administrar, já que soube dar foco à organização e tomar medidas eficientes e lucrativas. A partir dos conceitos de Katz, Agnelli não possuía habilidades técnicas, uma vez que não tinha muitos conhecimentos sobre mineração.

3. À medida que Agnelli implantava sua ideias a companhia cresceu e se tornou mais lucrativa, mostrando a relevância de suas habilidades gerenciais.

4. Além de se tornar, de certa forma, responsável pelo crescimento da CVRD, um dos principais problemas enfrentados por Roger Agnelli foi a divergência entre os sócios da organização.

5. Sim, ele se mostrou apto a desenvolver a companhia, antes de se tornar presidente, já com ideias e planos para isso, pois provavelmente estava ciente da dedicação que os desafios da administração demandariam.

6. Segundo Mintzberg, Agnelli representou autoridade, papéis interpessoais e de tomadas de decisões. Roger Agnelli demonstrou perfil de ‘’negociador agressivo’’, tendo como diferencial a comunicação interna e externa, além de ter facilidade nas relações interpessoais, se mostrando de fato como um líder. Propôs o foco da companhia na sua principal área de atuação, a mineração, e unificou a comunicação na empresa, facilitando a tomada de decisões importantes e tornando a CVRD mais eficiente.

7. Sim, sendo o principal traço o fato de se adaptar às mudanças (flexibilidade).

8. Sim, de fato com as medidas tomadas a organização tem tudo para se manter em uma possível crise, bastando que a administração continue consciente de que cortar gastos e investir em medidas coerentes com o ramo da empresa é um bom caminho para tempos de incertezas, sendo estas as ideias implantadas por Agnelli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com