TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Roger Agnelli e a CVRD

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01 - A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

Argumentos a favor da privatização:

-Capital: No momento da privatização de uma empresa, o governo recebe um capital (valor pelo qual a empresa estatal foi negociada), dinheiro, o qual, que pode ser usado para investimento.

-Risco: Ao privatizar uma empresa o responsável pelo risco de prejuízo passa a não ser mais o Estado, mas sim, seus acionistas.

-Independência: Uma empresa privatizada não está diretamente ligada a politica da mesma forma que uma empresa estatal, visto que uma empresa do Estado necessita da definição do líder político para saber o rumo da administração da empresa.

Argumentos contra a privatização:

-Desvalorização: Ao privatizar uma empresa, existe a possibilidade de que a mesma não seja negociado pelo real valor de mercado. Assim como, no caso da CVRD, que foi vendida por um consórcio privado por U$ 3,3 bilhões (valor muito abaixo do valor de mercado da época).

-Diminuição da renda mensal (longo prazo): Com a privatização de uma empresa, o Estado terá uma grande diminuição de sua receita mensal, visto que o lucro antes obtido pela empresa estatal não fará mais parte da receita.

-Perda de valor do Estado: O Estado, com a privatização, passa a não ter mais em sua posse uma propriedade construída com dinheiro público.

-Perda de recursos nacionais: Muitas das vezes o responsável pela compra de uma empresa estatal é uma empresa estrangeira, que repasse ao exterior os lucros obtidos no país de origem da empresa.

Questão 02 - Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, RogerAgnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Habilidades técnicas: Capacidade do administrador de usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos em sua área de atuação.

Exemplo: Um grande passo para o crescimento da CVRD foi a venda das áreas da empresa que não tinham ligação com o setor de mineração e compra, com o dinheiro arrecado da venda, de outras grandes empresas de mineração do país.

Habilidades humanas: Dizem respeito à capacidade do administrador de se relacionar com o grupo e outras pessoas.

Exemplo: Durante o período de trabalho no Bradesco, Roger Agnelli se destacou por seu papel ativo, diferente dos outros funcionários, por sua fluência em inglês e por sua comunicação com outros executivos.

Durante o período de trabalho na CVRD, Agnelli foi importante instrumento de comunicação com altos executivos da companhia, os quais chegaram a decisão de que ele mesmo assumisse a empresa.

Habilidades conceituais: Estão relacionadas com a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo.

Exemplo: As habilidades conceituais de Agnelli foram extremamente importantes para o crescimento da Vale, visto que ele vendo como um todo as etapas do processo de desenvolvimento fez com que a empresa tivesse destaque mundial.

Questão 3 - De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Agnelli se preocupava muito com a comunicação. Para ele, a agilidade da comunicação ajudaria no alto nível de produção e resolução de problemas. Com essa atitude, as Habilidades humanas são bastante relevantes para Roger, visto que o executivo reuniu toda a diretoria da CVRD em uma única sala. Além disso, ele preocupou cultivar sua rede de relacionamentos interpessoais, se aproximando de pessoas poderosas para conseguir maior oportunidade de negócios para a empresa.

Questão 4 - Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Roger Agnelli se preocupou bastante em modificar as características negativas herdadas dos tempos como estatal. Ele também teve problemas com a divergência de ideias (estratégias) da gerência de Steinbrunch com os demais administradores da CVRD; e com o foco da mineradora, que, na época, se divergia bastante em negócios não ligados a mineração, o que acabava prejudicando, de certa maneira, o desempenho na exploração de minérios.

Questão 5 - Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com