TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO UMA FIRMA AFUNDADA / REVISÃO TEORIA COMPORTAMENTAL

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASO - UMA FIRMA AFUNDADA

  1. Qual foi a abordagem usada por Perot?

Perot usou muito do que é conhecimento dentro da Administração como a Teoria da Burocracia. A mesma se baseia no pensamento racional para alcançar a excelência. Como principais características pode-se falar de: caráter legal de normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão de trabalho; impessoalidade nas relações; hierarquia de autoridade; rotina e procedimentos padronizados. Essas características podem ser evidenciadas no texto quando se é citado “Perot deixou bem claro que não confiava nos funcionários, e tentou forçá-los a seguir um molde paramilitar de regras e regulamentos rígidos, que se aplicavam a todos, sem exceção.”

  1. Quais necessidades motivacionais dos funcionários foram satisfeitas? Quais não foram?

        Tomando como base a pirâmide de necessidades de Maslow, pode-se entender que nenhuma necessidade motivacional foi cumprida. As necessidades fisiológicas e de segurança não foram respeitadas ao não proporcionar horário de trabalho razoável e também estabilidade no emprego. Já as necessidades sociais e de auto-estima ficaram, que também estavam em falta, devido ao relacionamento hostil com os chefes e sem reconhecimento dos superiores. Por último, a necessidade de realização também não foi exercida por meio do chefe por não proporcionar aos funcionários nenhuma autonomia nem participação nas decisões.

  1. Que tipos de poder Perot usou?

        Perot usou o poder coercitivo como sua principal estratégia para alcançar resultados. Por meio do medo e imposições coloca os funcionários para sempre buscarem os melhores resultados, apesar de haver discordâncias. Mas também pode-se enxergar um pouco de poder legítimo. Ele usava de seu cargo superior para mandar, com uso de autoritarismo, como meio para as pessoas fazerem o que ele queria sem direito de questionamentos.

  1. Quais as abordagens alternativas de liderança que Perot poderia ter usado?  

Perot poderia ter usado muito do poder de referência e do poder de recompensa. Ao se mostrar um bom líder, teria a empatia de seus funcionários. Sendo assim, as necessidades motivacionais dos funcionários provavelmente seriam satisfeitas, causando um ótimo impacto para a empresa.

  1. Há diferença entre autoridade e influência nessa situação?

        Sim, há diferença. Influência pode ser entendida como algo bom ou ruim para os funcionários. Se o líder age de forma agradável aos olhos de quem o segue, isso causa um impacto positivo. O mesmo serve para a situação contrária, causando impacto negativo. Já a posição de autoridade, neste caso, é interpretada como um modelo a ser seguido, sem nenhuma flexibilidade para questionamentos ou mudanças por parte dos funcionários.

REVISÃO TEORIA COMPORTAMENTALISTA

  1. Conceitue motivação de modo amplo.

Motivação é  alguma força direcionada dentro do indivíduo, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.

  1. Desenhe o ciclo de motivação com seus diversos estágios.

[pic 1]

  1. O que é frustração e quais os comportamentos de reação consequentes?

Frustração é o sentimento que se desenvolve no indivíduo quando muitas vezes ele não consegue alcançar objetivos ou satisfazer necessidades estabelecidas. Os comportamentos de reação consequentes podem ser: agressividade - ataque físico ou verbal sobre alguém ou alguma coisa; regressão - reversão para a imaturidade infantil ou forma primitiva do comportamento; fixação - forma persistente de comportamento que não tem valor adaptativo e contínua repetições de ações que não têm resultados positivos; retraimento - apatia, desistência ou resignação.

  1. Como se classificam as teorias de motivação?

Teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow; Teoria ERC, de Alderfer; Teoria dos dois fatores, de Herzberg; Teoria da Realização, de McClelland.

  1. Qual a hierarquia das necessidades da Teoria de Maslow?

Maslow propôs que as necessidades básicas fossem estruturadas em uma hierarquia de predominância e probabilidade de surgimento. Ele estabeleceu sua teoria com base na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas na seguinte escala:

 1) necessidades fisiológicas - conforto físico, intervalos de descanso; 2) necessidades de segurança - estabilidade no emprego, condições seguras de trabalho; 3) necessidades sociais - amizade dos colegas, chefe amigável; 4) necessidades de estimas - orgulho e reconhecimento, promoções e 5) necessidades de auto-realização - trabalho desafiante, participação nas decisões.

  1. Esquematize e explique a relação entre os fatores de higiene e de motivação da Teoria de Herzberg.

        [pic 2]

A Teoria dos Dois Fatores teve como base diversas entrevistas realizadas com profissionais da área industrial de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Nessas entrevistas o objetivo era investigar o que agradava e o que desagradava os profissionais nas empresas em que trabalhavam. Como resultado, Herzberg conseguiu identificar o que fazia com que os trabalhadores se sentissem felizes e satisfeitos e o que era capaz de deixá-los infelizes no dia a dia de trabalho.

Os fatores motivacionais são aqueles que, como o próprio nome já diz, provocam motivação. Assim, quando estão ausentes acabam causando insatisfação também. Esses fatores, também chamados de intrínsecos, estão relacionados ao conteúdo do cargo e às tarefas que são executadas pelo profissional. Segundo a teoria do psicólogo americano, são responsáveis pelo aumento de produtividade e satisfação. Neste caso, podemos citar a liberdade de decidir como realizar o trabalho, responsabilidade pelas decisões e ações, definição de metas e objetivos, autoavaliação de desempenho etc.

Os fatores higiênicos, por sua vez, estão relacionados à empresa. Segundo a Teoria de Herzberg, eles são suficientes para evitar a desmotivação, mas a presença desses fatores não é um elemento de motivação em si. Enquanto os fatores motivacionais estão mais relacionados às funções e cargo do profissional, os higiênicos dizem respeito ao ambiente de trabalho no qual a pessoa está inserida. Sendo assim, são conhecidos como fatores extrínsecos. São eles, portanto, o salário, a política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação entre os colaboradores, os benefícios, o clima organizacional, condições físicas do ambiente e por aí vai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (287.5 Kb)   docx (220.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com