TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: análise da eficiência da Administração Científica na CIEP (Clínica Integrada de Especialidades Pediátricas)

Por:   •  14/3/2017  •  Artigo  •  3.338 Palavras (14 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 14

ESTUDO DE CASO: análise da eficiência da Administração Científica na CIEP (Clínica Integrada de Especialidades Pediátricas)

Gilberto de Sousa Holanda1

Leonardo Veloso Sousa2 

Luma Maria de Sousa Neiva Santos3

Pedro Pablo de Sousa Barros4

Resumo: Este artigo tem como objetivo, através da entrevista em profundidade, avaliar a eficiência e contribuição da Administração Científica na CIEP – Clínica Integrada de Especialidades Pediátricas. Pretendemos entender como essa teoria vem sendo aplicada; além da análise da independência dos setores na clínica. Mapeamos as funções básicas da empresa, definindo e estabelecendo racionalmente cargos e tarefas; compreendemos também como a Administração Científica ajuda a empresa a desenvolver suas especialidades. A gestão de pessoas passou por amplo processo de transformação e a teoria de Taylor enfrentou críticas, mas até os dias atuais se mostra base para muitas empresas. Todos os objetivos desse artigo foram alcançados, e percebemos em que aspectos da empresa a Administração Científica se faz presente.

Palavras-chave: Administração Científica. Empreendedorismo. Organização. Taylor.

INTRODUÇÃO

A Administração mostra-se como uma área de estudos repleta de complexidades e desafios. O profissional que utiliza a administração como profissão pode atuar nos mais variados níveis de uma organização, desde o hierárquico de supervisão elementar até o de dirigente máximo da organização (CHIAVENATO, 2014).

Ela se ocupa do estudo das organizações em geral, sejam elas com fins lucrativos ou não. O principal objetivo da administração é assegurar, ao mesmo tempo, o máximo de

__________________________

1 Graduando em Administração no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

2 Graduando em Ciências Contábeis no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

3 Graduanda em Administração no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

4 Graduando em Administração no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

prosperidade ao patrão e ao empregado. Assim, deve haver identidade de interesses entre empregados e empregadores.

A Administração Científica é uma das principais teorias relacionadas ao estudo do funcionamento das organizações. Recebeu esse nome por conta da “tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial” (CHIAVENATO, 2014, p. 56).

O fundador da Administração Científica foi Frederick Winslow Taylor. Ele pregava a importância da racionalização do trabalho operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. Taylor começou por baixo, com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processor de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.

Desta maneira, este projeto tem o propósito de estudar a Administração Científica, tomando como objeto de estudo e pesquisa a empresa CIEP – Clinica Integrada de Especialidades Pediátricas, com a finalidade de verificar quais aspectos da teoria a empresa possui e a eficiência deste método.

Diante disso, levantamos as seguintes questões norteadoras: Como a Administração Científica influencia no desemprenho da organização? Quais as características do comportamento humano, os funcionários necessitam possuir, para que haja uma boa aplicação desta teoria dentro da empresa? Qual o papel da Administração Científica na empresa?

Este projeto tem como principal objetivo analisar a eficiência da Administração Científica na CIEP (Clinica Integrada de Especialidades Pediátricas). E, como objetivos específicos: analisar a independência dos setores na CIEP de acordo com a Administração Científica; mapear as funções básicas da empresa, definir e estabelecer racionalmente cargos e tarefas; compreender como a Administração Científica ajuda a empresa a desenvolver suas especialidades.

O tema foi escolhido no intuito de nos aprofundarmos sobre esta teoria que é a Administração Científica, que, tem como base o estudo de tempos e movimentos, uma estrutura hierárquica e com divisão do trabalho. E, consequentemente, essa pesquisa tem a importância de trazer conhecimento para que futuros administradores possam verificar a eficiência da Administração Científica, e ainda, contribuir para as atuais empresas observarem, compararem sua própria organização e mudar seu modo de administrar de acordo com as vantagens dessa teoria.

Escolhemos a CIEP (Clinica Integrada de Especialidades Pediátricas) como objeto de estudo, para avaliar sua estrutura com base na Administração Científica, contribuindo assim para a pesquisa, que visa demonstrar todos os efeitos dessa teoria em uma organização, ampliando desta forma o conhecimento sobre este tema.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração Científica, segundo Coelho e Gonzaga (2007) é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Taylor discorre que, em seu segundo livro, intitulado “Princípios de Administração Científica”, publicado em 1911, seus estudos com maior ênfase em sua filosofia, introduzindo os quatro princípios fundamentais da administração científica:

1. Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

2. Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

3. Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

4. Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível. (TAYLOR, 1911, p. 49-50. Grifo nosso)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com