TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  30/3/2016  •  Monografia  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

EDILAINE ANGÉLICA PIROTTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO EDUCACIONAL

PINDORAMA-SP

31/10/2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Relatório final de Estágio Supervisionado da

Gestão Educacional  apresentado a

Universidade de Uberaba-Uniube, na

etapa 7 do curso de Pedagogia

PINDORAMA-SP

31/10/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

PARA A GESTÃO DE SALA DE AULA- PROFESSOR.........................................05

PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ...........................................................07

PARA A DIREÇÃO.................................................................................................08

IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO E ATUAÇÃO DO GESTOR........................................................................LANEJANDO E EXERCENDO A DOCÊNCIA......................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................12

REFERENCIAS........................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O estagio para a conclusão do curso de Pedagogia, é muito importante, pois é através dele que pude vivenciar e presenciar a ligação entre teoria e prática, assim como pude observar a atuação do profissional em sala de aula.

Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

        O meu estágio no Ensino Fundamental teve como objetivo de aprender como se comporta um professor em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho.

No meu estágio tive a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

A ESCOLA SUA HISTÓRIA E SUA CULTURA

O meu estagio foi efetuado na escola Municipal de Educação Infantil “Dr. Ulisses Contreiras Ferreira”, localizada na Rua Honório Campos da Silva, Nº1288 – Jardim das Palmeiras – Pindorama/SP.

A Escola funciona no período manhã e tarde, manhã 07h00min às 11h55min com intervalo de 20 minutos, atende crianças de 6 a 12 anos, atende a 134 alunos devidamente matriculados. A escola conta com uma diretora, 1coordenadora pedagógica, 1 secretária, professores, limpeza, cozinha,

A Escola possui uma cozinha ampla e bem cuidada, 1 sala de diretoria e coordenação, 1 sala de professores, 1 biblioteca, 2 salas de almoxarifados, 1 gabinete dentário, 2 sanitários para os professores, 4 sanitários para os alunos sendo 2 especiais, 1 quadra , 1 pátio coberto, 1 sala de informática, 8 salas de aula, todos com móveis bem conservados, nas salas de aula os alunos ficam em filas de carteira, a biblioteca bem arrumada com diversos livros assim como as outras salas possuem moveis bons e tudo bem cuidado, os espaços que possui para aulas fora da sala, são o pátio e quadra de esportes, sala de informática , sala vídeo, TV ,lousa digital ,onde também proporcionam espaços para brincadeiras, a escola tem também diversos materiais pedagógicos, como bolas, cordas...os professores trabalham em diversos espaços na escola isso implica no que esta sendo proposto qual o assunto que esta sendo estudado, isso depende sempre do assunto colocado, as vezes ate trabalha nos dois lugares no mesmo dia.

A sala de aulas amplas e arejadas tem carteiras, cadeiras, mesa do professor e armários, o espaço é muito bom arejado e confortável o que proporciona um ótimo rendimento na aula e privilegia tanto aluno quanto professor, as salas tem ar-condicionado, ventiladores nas paredes alguns cartazes que são feitas nas datas comemorativas, e diversas ilustrações que proporcionam uma qualidade visual muito boa ao ambiente e que enriquece o aprendizado deles, o espaço ainda é muito convidativo aos pais, gestores funcionários.

A escola trabalha em série para diferenciar os alunos (idade, sala de aula) o que estão cursando, e na sala de aula cada professor trabalha uma ação pedagógica diferente para cada série, normalmente é estruturada no trabalho em grupo, pois além de propiciar a troca de informações entre os alunos e professor, também cria soluções que favorecem sempre o desenvolvimento deles como seres humanos na sociedade como o respeito, cooperação, participação, aprender a ouvir a interagir em grupo.

Pude averiguar no período do meu estágio que a proposta pedagógica da escola e seu maior desafio são procurar soluções que diminuem o fracasso escolar, evasão repetência, em vista disso a equipe pedagógica e o poder público municipal, trabalham juntos através de ações coletivas onde o único objetivo e oferecer um trabalho de qualidade e uma educação de qualidade, o trabalho na escola é muito democrático, envolve todos da escola, assim como os pais, em reuniões de pais, palestras, encaminhamentos para psicólogas quando necessário, fonoaudióloga, a escola esta sempre conscientizando a importância dos estudos para a formação de seus filhos, integrando-os ao contexto social, além de contribuir para a formação de cidadãos.

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

A escola “Ulisses Contreiras Ferreira”, através dos seus fundamentos, ela propõe a levar o aluno a buscar e a compreender, a cidadania como participação social e politica , assim como seus direitos e deveres, adaptando-os sempre no seu dia a dia as atitudes de solidariedade, cooperação e respeito ao outro. Eu presenciei no meu estágio que na escola tem diversas lixeiras espalhas e prova de respeito e cooperação é que estão sempre os alertando os alunos sobre o lixo e sua coleta, de como devem ser portar não só na escola, e quão importante tem isso para eles como cidadãos, a escola esta sempre utilizando o dialoga, sabe utilizar varias formas de informação tecnológicas para a construção do conhecimento dos seus alunos. E uma escola de gestão Democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com