TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado Gestão Educacional

Por:   •  4/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Fernanda Aparecida Silva de Almeida

RGM: 1940261-9

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Gestão Educacional

Nome da Escola: CEI Cantinho dos Tesouros

Endereço:Rua Muniz de Sousa Nº: 46.

Cidade de São Paulo, SP.

Dependência administrativa: Diretoria Regional de Educação Ipiranga.

.Caracterização da Escola.

Estrutura da escola: A CEI está localizada em um prédio que já foi uma casa, mas que foi muito bem estruturado para receber as crianças, todas as janelas têm redes de proteção, às escadas corrimão, e existe a preocupação de não colocar crianças muito pequenas onde tenha escadas. As salas são bem coloridas chamando a atenção para o lúdico na sala de aula. Os alunos recebem alimentação adequada, a escola tem a preocupação em descartar o lixo através da coleta separada, segunda dados a escola conta com seis salas de aula, sala da diretora, cozinha, parque infantil, banheiro dentro das dependências da escola, refeitório, despensa, lavanderia, dois computadores para uso administrativo, internet banda larga, impressora, copiadora e televisão.

        

Introdução

        De acordo com o dicionário online de significados, Gestão escolar consiste num sistema de organização interno da escola, envolvendo todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares, desta forma, a gestão escolar visa garantir um desenvolvimento socioeducacional eficaz na instituição de ensino.

        Cada escola deve desenvolver o seu plano de gestão escolar, com base nas diretrizes de educação vigentes, como resultado desta gestão espera-se que a instituição tenha uma excelência no ensino, redução da inadimplência, prevenção da evasão escolar, combater a indisciplina, manter a motivação da equipe que compõe a escola, além de manter os pais e os alunos engajados nos projetos escolares.  

        Já os aspectos da gestão educacional se explica pela compreensão de fatores determinantes para o desenvolvimento da educação no país, tendo como aspectos legais, a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, definindo educação como “dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, gestão educacional segue a um sistema determinado por orientações gerais da LDB, essas diretrizes vão estabelecer, pela primeira vez em forma de lei, as incumbências para os estabelecimentos de ensino, bem como prevê a flexibilidade no que se refere às formas de organização, a escola passa a ser a instituição onde esse direito se viabiliza, e sua função é a socialização do saber sistematizado.

        Na atualidade o gestor escolar tem a necessidade de repensar alguns fundamentos na educação e iniciar conceitos sobre a mesma, levando em conta a integração entre as várias disciplinas, a pedagogia de projetos e temas geradores de pesquisa em sala de aula.

        

.

Reflexões  sobre a realização do estágio de observação e participação.

        Ao entrar em contato com a prática na gestão educacional através da observação pude perceber que a prática está em certos momentos distante daquilo que encontramos nos documentos que regem essa prática.

        Os gestores da CEI procura sempre manter um ambiente organizado e livre de acúmulo de papéis na secretaria e nas dependências da escola.

        É certo que encontramos na escola diversas lideranças, mas cada uma atuando em sua função pré estabelecida pelo gestor, o professor como agente da educação, diretor assume várias funções, tanto administrativas, quanto pedagógicas, o coordenador pedagógico auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas práticas em sala de aula facilitando o processo de ensino-aprendizagem, o secretário escolar é responsável pela secretaria da escola, tendo assim como principais atividades, a escrituração e expedição de todos os documentos escolares.

        Sendo assim, participar de estágio na CEI Cantinho dos Tesouros foi importante para ter o contato com essas diversas gestões, com o coordenador observando a elaboração das diversas práticas de sala de aula, com o diretor observando relatórios administrativos e pedagógicos, e na secretaria junto ao secretário, observando o preenchimento e o despacho de diversos tipos de documentos.

        

        Perfil dos Gestores.

        Através do estágio na CEI Cantinhos dos tesouros, tivemos a oportunidade de observar num primeiro momento a coordenadora pedagógica, e verificar suas funções diárias, podemos perceber que o coordenador pedagógico tem como uma de suas funções a condução de reuniões pedagógicas, que estão presentes os professores da CEI, o coordenador observou as atividades ministradas pelos professores e olhou o desempenho dos alunos e seu progresso com relação a atividades dadas a alguns dias. Em uma determinada reunião o coordenador pediu para ver provas dadas aos alunos do início do ano letivo e provas dadas a poucos dias, e assim  traçar um resultado e observar se a proposta do professor tem sido proveitosa. Tive momentos em que pude manusear atividades e fazer cópias de algumas também, levar essas atividades na salas que precisavam, e separar por sala e faixa etária.

        Estive com a direção em alguns momentos, verificando assim como se organiza a administração de uma CEI, que tenta de diversas formas, seguir as portarias e instruções, trabalhando com prazos para entrega de suas atribuições. Pude perceber que o diretor cuida das finanças da escola, precisa conhecer a legislação e as normas da Secretaria da Educação, estar atento às necessidades da instituição e buscar soluções junto a comunidade e a secretaria da educação, na CEI pude perceber o esforço do diretor em manter um bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, e garantindo um ambiente de trabalho agradável, conduzindo de forma mais democrática possível seu trabalho.

        Observei também o trabalho do secretário escolar, auxiliando em alguns momentos no preenchimento de cadastro de alunos, como matrícula, observei o preenchimento de livro de ponto e organização de fichas de alunos em ordem alfabética.

        Práticas pedagógicas/administrativas/financeiras dos gestores.

        A equipe que dirige o CEI têm se esforçado para conduzir a parte financeira da melhor forma possível, é claro que existem alguns aspectos físicos da CEI que precisam que alguns reparos, mesmo podendo observar a necessidade desses reparos, pude ver também que o diretor conhece essas necessidades e em certos momentos tinha que decidir quais resolver primeiramente, pois os recursos financeiros mensais deveriam ser bem empregados, acompanhado de sua equipe gestora, o diretor podia assim decidir em que trabalhar primeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com