TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 de RH - RAFAEL SANTOS

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 – PASSO 1

Feito a leitura da dos arquivos disponibilizados na ATPS e reunião em equipe, chegamos à conclusão que Gestão de Pessoas e uma linguagem utilizada nas entidades para separar o Recursos Humanos (RH) desta área, pois quando falamos em recursos humanos, imaginamos um setor de forma menos flexível, mais “robótica” e menos maleável onde é feito apenas a área burocrática da empresa, já a Gestão de Pessoas é o setor que lida com o profissional e sua qualidade de vida, incentivando para que suas metas e objetivos sejam alcançados sem causar nenhum tipo de stress. Este setor tem ainda a função de desenvolver todo um potencial do seu profissional com treinamentos e cursos e evitar a alta rotatividade de profissionais na empresa.

Com o passar dos anos notamos que a área de Gestão de Pessoas vem crescendo muito e se tornando muito importante para as entidades e profissionais. Para as entidades é importante porque assim a empresa poderá ter profissionais mais qualificados e motivados, logo assim tendo melhores resultados e profissionais com melhores qualidade de vida, reduzindo a rotatividade de profissionais que pedem demissão por não ver crescimento naquela empresa e reduzindo também as demissões de profissionais desmotivados que faltam ou não entregam bons resultados. Já para os profissionais está área é importante para que eles possam traçar um plano de carreira e consigam enxergar seu futuro na mesma empresa.

De fato as mudanças estão sendo bastantes significativas até porque o cenários mudou radicalmente, profissionais que se arriscam mais e mudando constantemente de empresas e não mais passando por anos e anos na mesma empresa sem subir de cargo, com isso as empresas perdiam e perdem com tudo o que já investiram naquele profissional e todo o conhecimento que ele adquiriu dentro da empresa.

Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais que são: considerar que as pessoas devem ser compreendidas como seres, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. Assim, as organizações precisam mudar antigos paradigmas no que tange a ferramentas de produção, que muito dominou o conceito de trabalhador baseados na escola de administração científica, para passarem a conceituar as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

Outra inovação é a de que o trabalhador são parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

ETAPA 1 - PASSO 3:

Após análise o filme com o texto percebemos toda evolução que a administração desenvolveu sob a gestão de pessoas. Inicialmente, a atenção depositada no filme “Tempos Modernos”, podemos observar a sociedade durante a crise de 1929.

Naquela época todos os trabalhadores não passavam de uma simples peça que fazia parte de um sistema de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com