TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Busca da Excelência Organizacional

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNO

Liduina Maria Oliveira Nobre

TEMA

Hotel Boa Vida – Em busca da Excelência Organizacional

UNIDADE DE ENSINO: EAD – Bezerra de Menezes

DISCIPLINAS: Processos Administrativos – Direito e Legislacao e Tecnologias de Gestão

PROFESSOR: Edleuza

Fortaleza – CE

2015

Trabalho apresentado no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera do 3º bimestre.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................ 01

2. CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA GLAMOUR....................................... 02

2.1 . LANÇAMENTOS................................................................................. 02

2.2 . RAZONETES........................................................................................ 04

2.3 . BALANCETE DE VERIFICAÇÃO.................................................... 04

3. FICHA DE ESTOQUE DA EMPRESA

1 – INTRODUCÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

‘Hotel Boa Vida: Em busca da excelência organizacional’

Atualmente as organizações estão cientes que a sua existência no mercado dependem cada vez mais da satisfação dos clientes internos e externos e da sociedade em geral. Se antes não se ouvia falar em questões de qualidade nos processos, produtos e serviços, hoje esse tema é discutido amplamente em muitas delas.

As empresas de sucesso são as mais conhecidas, apresentam excelentes resultados no que diz respeito ao comprometimento com os seus funcionários e a sociedade, bem como, uma ótima margem de lucros. São empresas excelentes que buscam continuamente a melhoria e a excelência organizacional.

Na busca de estar entre empresas de excelência, elas utilizam vária ferramentas, dentre elas, o planejamento estratégico, indispensável para identificar pontos positivos e negativos que afetam os negócios.

A questão da excelência refere-se não somente a eficácia (qualidade) ou eficiência (produtividade), mas está profundamente ligada a efetividade. O impacto gerado pelo produto ou serviço é que vale. O que a organização tem a mais para apresentar aos seus clientes é o diferencial.

A sociedade está cada vez mais exigente e os cenários estão cada vez mais turbulentos. Por isso a preocupação das empresas em discutir esse tema e rever seus processos e modelos de gestão.

De acordo com José Manuel de Aguiar Martins[1], o uso de práticas de gestão baseadas na busca da excelência organizacional permite que a empresa alcance resultados favoráveis na área financeira, na conquista de clientes e na projeção de sua imagem junto à sociedade.

Portanto, define-se excelência organizacional como a capacidade da organização de atender satisfatoriamente todos os stakeholders, atingindo em todos os aspectos a eficiência e eficácia empresarial e se tornando uma referência para demais organizações estimulando o aprendizado organizacional.

A excelência é estabelecida por práticas gerenciais complexas, mas não impossíveis de serem implementadas. Essas práticas possibilitam o atingimento de resultados que causem impacto para a organização, impacto para os stakeholders e sociedade em geral.

Para Carlos Osmar Bertero[2], a busca da excelência organizacional é determinante para a longevidade da organização no mercado mundial atual.

Uma organização excelente é competitiva, inovadora, busca a melhoria contínua em seus processos e atende a seus clientes internos e externos satisfatoriamente e em alto padrão de qualidade.

Sua liderança é totalmente comprometida com os objetivos da empresa e são os principais responsáveis pela busca dessa excelência.

PASSO 2

Considerando a situação em que se encontra o quadro funcional do Hotel Boa Vida e as ferramentas disponíveis para utilizarmos com objetivo de reverter o quadro, adotaremos as seguintes tecnologias:

Tecnologia Benefícios

Reengenharia Análise da mudança dos processos na empresa com um novo desenho.

Os processos fluirão com mais rapidez e flexibilidade, menor custo, maior satisfação do cliente e maior lucratividade.

Correio eletrônico (e-mail)

Páginas na WWW O uso da internet no setor de Hotelaria para reservas de passagens aéreas e comodidade, facilitando e agilizando para os hospedes, não sendo necessário o contato pessoal.

Benchmarking É um processo positivo e proativo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistema. Criando uma cultura de aprendizagem rápida e constante em toda organização, estimulando a compreensão e aceitação da necessidade das mudanças .

Ética Corporativa Estimular no quadro funcional a necessidade de seguir normas de condutas respeitando os limites individuais e assim, desenvolver o senso de respeito entre o meio empresarial.

PASSO 3

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Imaginemos que você terá que executar um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual. Que nome daria a este projeto? No que consistiria? Quais seriam suas principais ações? De que forma tentaria envolver os colaboradores?

Nome do Projeto: Você consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com