TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em razão de qual função deve viver o administrador?

Por:   •  27/4/2017  •  Artigo  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

Dinâmica de Grupo 1 -

Em razão de qual função deve viver o administrador?

Eduardo Costa tem 29 anos e é analista de planejamento estratégico da empresa de telefonia Alô. A função de sua área é traçar ações para as equipes de vendas da organização. Foi ele quem formulou os planos para a introdução de quiosques de venda de chips para celulares na praia. “Planejar é a atividade mestra dos administradores. É ela quem guiará todas as demais decisões tomadas, fixando objetivos e traçando estratégias e ações a serem implementadas. Depois disso, tudo fica mais fácil”, afirma o analista.

Ana Luiza de Souza, por sua vez, tem 27 anos e é coordenadora de equipes de vendas da mesma empresa. Sua tarefa envolve a divisão dos vendedores e das atividades a serem desempenhadas, bem como a formação de equipes. “Eu divido meus subordinados e distribuo as tarefas de cada um. Depois, eu formo equipes, nomeando um responsável pelos demais. Sem funcionários organizados, não é possível atingir nosso objetivo de aumentar as vendas. Além disso, é necessário formar times eficientes e nomear um líder, que auxiliará os demais e reportará os resultados para mim”, conta ela.
O jovem Júlio Alvim é um dos supervisores nomeados por Ana. Com 25 anos, suas atividades estão diretamente relacionadas à gestão dos funcionários da Alô. “Eu tenho ótimo relacionamento com os vendedores e conquistei a confiança deles”, disse o supervisor. Durante a ação de vendas de chips em quiosques na praia, ele ficou responsável por liderar o time de Copacabana, que obteve o melhor resultado. “Eu  consegui motivar meus subordinados, falando sobre a importância de conquistarmos o primeiro posto dentre as equipes. Essa tarefa de coordenação é vital para o sucesso de todas as atividades da Alô; afinal de contas, nossa empresa é formada por pessoas e, sem alguém para comandá-las, os resultados traçados não poderiam ser alcançados.”
Rosângela Castro, a analista sênior de ações externas, tem 35 anos e acumula diversas funções, mas tem como foco principal o controle das atividades de marketing e vendas desempenhadas pelas equipes relacionadas. “Sou eu quem avalia os resultados obtidos pelos times. Para isso, eu determino critérios a serem analisados e traço metas para comparação posterior.”
Durante a atividade de vendas de chips na praia, por exemplo, Rosângela verificou que os quiosques da área Ipanema/Leblon localizados próximos aos postos no calçadão tinham resultados melhores nos períodos da manhã e pôr do sol, quando as pessoas estavam entrando ou saindo da areia. Por essa razão, ela promoveu uma reordenação dos vendedores nesses horários, aumentando o número de funcionários.

Essa medida incrementou ainda mais as vendas nesses períodos. “Analisar os resultados e propor alterações é uma das tarefas mais fundamentais. isso evita desperdícios e, consequentemente, maximiza a eficiência operacional”.

Atividade de grupo

Observou-se, no caso da empresa Alô, que os funcionários discordam quanto à função da administração mais importante. Claramente, cada um procurou defender a tarefa que desempenha na organização, buscando demonstrar sua maior relevância sobre as demais. E para você? Obviamente todas elas são de extrema importância para a boa gestão de uma organização, mas qual lhe parece ser a função de administração mais importante? Discuta com os membros do seu grupo as questões anteriores. Apresente à turma os argumentos que sustentam a posição do seu grupo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com