TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo social

Por:   •  20/9/2016  •  Seminário  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SUMARÉ

Nomes:                                                 R.A.:

DAIANE ANDRESSA TOMELIN CAMPOS        1316619

DANIELLI GIRARDI SOARES                        1316092

FÁBIO PEREIRA                                        1311984

MICHELLE FARIA DOS SANTOS                        1310731

PALOMA CRISTINA MOTTA                        1312364

PATRICK BRANDOLISE CÉSAR                        1316302

VIVIA MIRLY                                        1310605

Disciplina: Plano de Negócios

Tema: Negócio Social, Empreendedorismo Social.

Apresentação do Conceito

        O Empreendedorismo Social surgiu em 1980, criada por Bill Drayton. É um grupo de pessoas que trabalham em pró da sociedade em resolver ou sanar problemas com meio ambiente e avanço tecnológico, com resultados positivos.

        Esses empreendedores e suas ideias vêm se destacando cada vez mais, para solucionar ou minimizar o problema do coletivo no meio em que vivem. Ao contrário do que pensam é um negócio que pode se tornar lucrativo sim, pelo simples fato de você solucionar o problema na sociedade.

        Hoje se fala muito em sustentabilidade, de como utilizar seus recursos sem agredir o meio ambiente, essas empresas trabalham em reduzir a desigualdade social, fazendo com que eles tenham a certeza de que, juntos, todos podem fazer a diferença e lutar por oportunidades iguais.

Aplicação na atualidade

        Atualmente enxergamos algumas formas diferentes e bem desenvolvidas na aplicação do empreendedorismo social. Muhammad Yunus, um dos pioneiros no quesito, trouxe algumas aplicações para introduzir a ação, como o objetivo da redução da pobreza, defender que deve ser financeira e economicamente sustentável, investidores receberem de volta somente o valor investido e nunca nenhum dividendo, o lucro é reinvestido na própria empresa para ampliação e melhorias, ser ambientalmente consciente, os colaboradores recebem valor de mercado com melhores condições de trabalho, e por último, fazer tudo com alegria.

Como qualquer outro negócio, o empreendedorismo social também deve ter um projeto claro e definido. Definir um plano de marketing, uma proposta de valor a estrutura de custos e ter indicadores para medir o impacto do negócio.

A sondagem direcionada a quem precisa é fundamental para aplicação do modelo para quem deseja ingressar no empreendedorismo social. Para resolver o problema de um cliente, deve-se procurar entender o que ele precisa, da mesma forma em um caso social, qual é necessário entender onde está o problema, a dificuldade e o que é preciso para sanar a dor daquela pessoa. A partir de então, dar início ao plano de negócios, se baseando nos problemas a serem resolvidos. É desta maneira que atualmente muitos empreendedores, com ótimas intenções, se dispõem a lançarem seus negócios também voltados aos casos sociais.

 Impacto para a sociedade e para os negócios tradicionais

        Uma pessoa comprometida, com visão e determinação para persistir, é fundamental para identificar e solucionar problemas sociais. Empreendedores deste tipo de negócio devem produzir um impacto extraordinário na sociedade, pois abrem novos caminhos para todos e incluem marginalizados e desfavorecidos da comunidade, efetuam mudanças.

O empreendedorismo social é um negócio que visa impactar a sociedade. Com isso o empreendedorismo social é bem visto e aceito por demais negócios tradicionais. O nome das empresas que apoiam o negócio social se atrela e ganha força, seja em parceria com uma grande empresa de empreendedorismo social ou uma startup, por exemplo. Em outros países essa cultura do negócio social conta com diversos recursos e apoio do governo, pois elas tiram certa responsabilidade do estado e ainda conseguem inovar e lucrar com seus diversos projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com