TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistêmê e a Phrónesis: Lições para a Administração

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Entre a Epistêmê e a Phrónesis: Lições para a Administração

KOIKE, K; MATTOS, P. L. C. L. Entre a epistêmê e a phrónesis: antigas lições para a moderna aprendizagem em administração. Perspectiva. Filosófica, v. 7, n. 13, 2001. 

Resenha por: GRUPO SOFIA.

Pontos analisados do texto: 1 – 2.7

O artigo " Entre a epistêmê e a phrónesis: antigas lições para a moderna aprendizagem em administração.", foi escrito por dois professores de filosofia que desenvolveram uma perspectiva histórico-semântica sobre a temática, evidenciando sua origem pré-socrática na sophia e sua evolução, considerando Aristóteles como ponto de referência.

O trabalho aborda ainda, a teoria administrativa que utiliza a epistêmê como sendo um paradigma do conhecimento válido, comumente identificado como o conhecimento científico.

        O pensamento racional, ou a racionalidade, foi uma das principais contribuições e heranças da cultura grega para a cultura ocidental. O texto destaca a abordagem e o estudo dessa racionalidade lógica como instrumento essencial para o pensamento analítico e da representação genérica da realidade.

        O desenvolvimento e análise da aprendizagem paira sobre a seguinte dicotomia: Apreensão do conhecimento teórico e apreensão do conhecimento prático. Tais fatores são essenciais para uma análise mais profunda relativa ao tema, visto que, a aprendizagem meramente prática, traz consigo a economia de esforços e a redução de erros, ao passo que, o conhecimento teórico concretiza a eficiência de tais mecanismos.

        Antigas questões discutidas pelos gregos mostram-se válidas dentro de uma perspectiva histórica, a tradição as transformou em um ponto de referência para outras indagações filosóficas. Desse modo, faz-se necessário ressaltar que diversos conceitos criados pelos helenos são vorazmente discutidos nos tempos atuais em meio aos debates filosóficos ou científicos, a exemplo de cosmos, physis, arché, dynamis, dentre inúmeros outros.

        A fim de desenvolver-se uma melhor compreensão da aprendizagem, faz-se necessário, o desenvolvimento de um senso crítico e cauteloso, buscando a retomada da crítica e especulação grega como característica norteadora. De acordo com o antigo pensamento grego, a prática, a teoria, a ciência e o trabalho são elementos que viabilizam o estudo e a compreensão da aprendizagem nas organizações.

        Os gregos problematizaram a dicotomia entre o que é puramente intelectual e o que é mero resultado de uma ação empírica. Tal polarização conduz o estudo semântico dos conceitos de phrónesis e epistêmê.

        Epistêmê pode ser compreendido como sendo um conhecimento em determinado assunto, uma habilidade; conhecimento científico ou ciência, sendo associada ao uso competente da razão.

        Conforme Aristóteles e Platão, a arte de raciocinar constitui a grande aquisição do pensamento humano, a razão grega. Tal pensamento se desenvolveu         a partir da análise da sophia, sendo esse, um dos mais importantes conceitos criados pelos gregos. Sophia pode ser caracterizada como sendo um saber-fazer e poder-fazer, um valor em diversos sentidos que confluem e se fundamentam para além do conceito de mera sabedoria. A sophia permite refletir historicamente sobre a condição do “saber” dentro da humanidade em diversos contextos, sejam eles, atuais ou antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com