TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA E A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Por:   •  1/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  9.177 Palavras (37 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2]

GRUPO CAELIS

FACULDADE SANTO ANTÔNIO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RAIMUNDO JORGE SOUZA DE SANTANA

ERGONOMIA E A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR: um estudo comparativo entre uma indústria de bebidas e um escritório de contabilidade em Alagoinhas no ano de 2019  

Alagoinhas

2019

RAIMUNDO JORGE SOUZA DE SANTANA

ERGONOMIA E A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Artigo científico original apresentado para Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso ao Colegiado de Administração da Faculdade Santo Antônio como requisito para a obtenção de título de Bacharel em Administração.

 

Orientador: Prof. Me. André Ricardo dos Santos Lisboa

Alagoinhas

2019

RAIMUNDO JORGE SOUZA DE SANTANA

ERGONOMIA E A QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Artigo científico original apresentado para Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso ao Colegiado de Administração da Faculdade Santo Antônio como requisito para a obtenção de título de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof.  Me. André Ricardo dos Santos Lisboa

Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional

Data de defesa:  

Resultado:

 

 

Banca Examinadora:

_____________________________________________________________

Prof. Esp. Me. Ma. Dr. ou Dra

Faculdade Santo Antônio

______________________________________________________________

Prof. Esp. Me. Ma. Dr. ou Dra

Faculdade Santo Antônio

_______________________________________________________________

Prof. Esp. Me. Ma. Dr. ou Dra

Faculdade Santo Antônio

 

RESUMO

Conceituar ergonomia é algo bastante abrangente, pois o termo possui diversas definições, sendo seu objetivo otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um determinado sistema. Considerando que uma pessoa comum passa quase um terço do dia no seu ambiente de trabalho, é necessário que seja ofertado um ambiente seguro, adequado e que traga conforto e bem-estar para o trabalhador. O presente estudo tem como Objetivo geral: Identificar de que forma a ergonomia (NR17) influência na qualidade de vida do trabalhador em duas empresas localizadas na cidade de Alagoinhas. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso comparativo realizado em 2 empresas da cidade de Alagoinhas, contando com uma amostra composta por 30 entrevistados. Como a ergonomia pode servir de base para uma organização no que diz respeito à garantia de bem-estar dos seus trabalhadores no setor administrativo a relevância deste artigo se justifica por se tratar de uma temática de grande importância  e está diretamente ligada a qualidade de vida como forma de ter boa saúde física e mental no espaço de trabalho. Dentro da amostra pesquisada empresa A contou com 7 funcionários entrevistados onde 3 avaliaram como regular ou ruim a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Palavras-Chave: Ergonomia. Colaborador. Qualidade de vida. NR17

ABSTRACT

Conceptualizing ergonomics is quite comprehensive, as the term has several definitions, with the aim of optimizing human well-being and the overall performance of a given system. Considering that an average person spends almost a third of the day in their work environment, it is necessary to be offered a safe, adequate environment that brings comfort and well-being to the worker. The present study has as its general objective: To identify how ergonomics (NR17) influences the quality of life of workers in two companies located in the city of Alagoas. The research was carried out through a comparative case study carried out in 2 companies in the city of Alagoinhas, with a sample composed of 30 interviewees. As ergonomics can serve as a basis for an organization with regard to guaranteeing the well-being of its workers in the administrative sector, the relevance of this article is justified because it is a topic of great importance and is directly linked to quality of life as way of having good physical and mental health in the workplace. Within the sample surveyed, company A had 7 employees interviewed, where 3 assessed the quality of life in the workplace as regular or poor.

Keywords: Ergonomics. accounting Office. Quality of life. NR1

1 INTRODUÇÃO  

Com passar dos anos e a celerada modificação nos modelos de produção,  o processo homem x trabalho passou por diversas mudanças, no início do processo homem-máquina, as pessoas buscavam nas organizações um local onde fosse possível trabalhar e adquirir  o seu sustento e de sua família e nada mais, fato que com o passar dos anos, vem se modificando, nos dias atuais as pessoas procuram empresas que se assemelhem a ela e aos seus projetos e assim vice-versa.

Cada dia mais, as organizações  buscam formas de adequar seu espaço físico para que seus funcionário desfrutem de um ambiente de trabalho que proporcione qualidade vida, tendo em vista uma melhora no bem estar de todos, nos dias atuais quando uma pessoa busca um emprego,  ela visa melhorar seus padrões sociais,  criar novos vínculos,  estabelecer metas para sua vida,  todo esse contexto viabiliza uma melhora na qualidade de vida, o que gera pontos positivos na produtividade.

A busca por melhores índices de produtividade sempre foi um dos principais objetivos das organizações. Com o fenômeno da globalização, a produtividade passou a ser um diferencial competitivo para as empresas. Considerando que uma pessoa comum passa quase um terço do dia no seu ambiente de trabalho, é necessário que seja ofertado um ambiente seguro, adequado e que traga conforto e bem-estar para o trabalhador (ARAUJO, 2014).                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.6 Kb)   pdf (556.9 Kb)   docx (996.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com