TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Comportamental

Por:   •  29/10/2016  •  Artigo  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 8

 ESCOLA COMPORTAMENTAL

Ana Letícia Gomes da Silva[1]

Jeniffer Garcia Fernandes[2]

RESUMO: A presença comportamental na administração iniciou-se quando as organizações identificaram que o comportamento humano era um fator crucial para a produtividade e desempenho da empresa, aceitando que são seres repletos de sentimentos e necessidades a serem supridas, o que influência diretamente em seu rendimento dentro do local onde trabalha. A Teoria Comportamental vem com oposições à Teoria Clássica e utiliza como ponto de partida alguns conceitos da Teoria das Relações Humanas, apresentando diferenças consideráveis. A Teoria Behaviorista representa um dos maiores avanços nos estudos das ciências do comportamento e busca recursos flexíveis e democráticos para soluções de problemas.

PALAVRAS-CHAVE: Necessidades, Comportamento, Administração.

ABSTRAT: Behavioural presence in the administration began when organizations have identified that human behavior was a crucial factor for the productivity and performance of the company, accepting that they are beings full of feelings and needs to be met, which impacts directly on their income within thewhere work. A Behavioral Theory comes with opposition to classical theory and uses as its starting point some concepts of the Theory of Human Relations, presenting considerable differences. The Behaviorist Theory is one of the biggest advances in the study of behavioral sciences and seeks flexible and democratic resources for troubleshooting.

KEYWORDS: Needs, Behavior, Administration.

.

  1. INTRODUÇÃO

A Teoria Comportamental da Administração teve como foco a abordagem das ciências do comportamento, abandonando posições normativas e prescritas das teorias anteriores tais como Teoria ClássicaTeoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática, adotando posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. A principal finalidade é compreender o sistema social da empresa e a forma como ela influência a organização e seu desenvolvimento. O comportamento organizacional é basicamente, o estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização.

2. Teoria Comportamental da Administração

Desde o início das atividades industriais, ficou claro que o desempenho e a produtividade das empresas dependem diretamente das pessoas que nela atuam e não apenas em seus recursos e sistemas. Com o passar do tempo duas teorias se destacaram: Teoria Clássica e Teoria Científica, ganhando então espaço nas organizações. O mesmo aconteceu com a Teoria Comportamental, que estabeleceu seu espaço no mundo corporativo no início do século XX. A Teoria Comportamental da Administração ou conhecida também como Teoria Behaviorista trouxe uma nova direção e um novo foco dentro da teoria admirativa: a abordagem das ciências do comportamento.

Autores como ChesterBarnard, kurt Lewin, Mary Parker Follet são autores de grande importância para o desenvolvimento desta teoria, no entanto, o credito de seu início é dado a Herbert Alexander Simom e seus trabalhos sobre o processo decisório e os limites da racionalidade.

Para os que adotam esta teoria o mais importante na organização é seu sistema social, ou seja, as pessoas que fazem parte da companhia, assim como seus sentimentos, atitudes e comportamento com os demais integrantes do grupo.

A Teoria Comportamental destaca três principais características: a grande ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e por fim o estudo do comportamento humano.

2.1 Teorias das Motivações

A Teoria da motivação humana de Maslow é baseada na hierarquia das necessidades humanas básicas, vem mostrar que as pessoas trabalham a fim de atender necessidades básicas e que à medida que forem sendo satisfeitas, não provocam motivação para novos esforços. Sendo assim, as organizações precisam descobrir novos incentivos, firmar algum incentivo que venha a ter  uma permanente motivacional de seus colaboradores; Bergamini (1997).

Abrahan H. Maslow (1908-1070), um dos maiores especialistas em motivação humana, defendia que a motivação estava diretamente ligada a satisfação de necessidades, ele apresentou então uma teoria motivacional humana, essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide se organizando em níveis, onde as necessidades fisiológicas constituem o nível mais baixo, porem de vital importância. São aquelas que relacionam com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes:

  • Necessidade fisiológica é manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
  • Necessidades de segurança que são aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No próximo nível se encontra as:
  • Necessidades sociais que surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) encontram-se relativamente satisfeitas. São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto. A cima encontra-se as
  • Necessidades de estima, que são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito. A satisfação das necessidades de estima conduz a sentimentos de autoconfiança, força, prestígio, poder, capacidade e utilidade. No topo da pirâmide está a:
  • Necessidade de auto-realização, que são as necessidades humanas mais elevadas. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial e auto-desenvolvimento contínuo. Essa tendência se expressa por meio do impulso que a pessoa tem para tornar sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.

        De acordo com a teoria, um indivíduo só irá ser motivado por um nível mais superior de necessidades quando os níveis anteriores já estiverem satisfatoriamente preenchidos. O colaborador que busca satisfação profissional não irá se contentar se seu cargo for o mais baixo, ele buscará satisfação pessoal e profissional tentando alcançar seu objetivo o topo da pirâmide a última que é a auto-realização, visando assim seu ponto mais alto de realização.

2.2 A Teoria dos Dois Fatores

 Psicólogo e Professor Frederick Herzber teve grande importância para a Teoria Comportamental, explica através dessa teoria o comportamento das pessoas em situação de trabalho, para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas, os Fatores Higiênicos (ou extrínsecos) estão localizados no ambiente que cercam as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com