TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritorio de gerenciamento de projetos

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO BELÉM – CAMPUS IESAM

ESTÁCIO IESAM

PÓS GRADUAÇÃO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

NOME: ANDERSON VANER COSTA CORDOVIL           MATRÍCULA: 1504782

Belém, 2015

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

"É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados."

                                                        Project Mangement Institute.

PROJETO:
        Projeto é um esforço temporário para criar um ou mais produtos e/ou serviços, ou resultados únicos. Suas características principais são a presença de um fim definido, que se evidencia com o sucesso do projeto, quando os objetivos e metas pré-definidos entre as partes interessadas são alcançadas. Além disso, outros fatores podem determinar o fim de um projeto, porém estes determinam projetos de insucessos, que é quando a impossibilidade da conclusão do projeto se evidencia, ou quando a necessidade que gerou o projeto se extingue.

        Outros pontos a se considerar sobre projetos é que eles são empreendimentos não repetitivos, com sequências muito bem definidas, conduzidos por pessoas qualificadas, obedecem a requisitos claramente definidos, a orçamentos aprovados e tem tempo para sua conclusão, se ajustam às necessidades da empresa e/ou partes interessadas. Apesar de toda a preocupação na elaboração de um projeto, eles apresentam certo grau de incerteza.

PARTES ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO

        Entre as partes envolvidas no gerenciamento de projetos encontramos os stakeholders que são pessoas e organizações ativamente envolvidas pelo projeto ou cujos interesses podem ser afetados pelos resultados.

        Dentre eles, dois grupos são conhecidos, os stakeholders positivos e o stakeholders negativos. Os primeiros são aqueles grupos positivamente afetados pelo sucesso do projeto, e os últimos, os que são afetados negativamente pelo sucesso do projeto. Como exemplo de stakeholders temos: Gerentes de projeto, consumidores, parceiros, equipes, patrocinadores, concorrentes.

Outro grupo envolvido no gerenciamento de projetos são as equipes de gerenciamento de projeto, estas tem uma importante função para o sucesso do projeto e satisfação dos stakeholders. Eles são responsáveis pela identificação das partes interessadas no projeto, por fazer o levantamento das necessidades e expectativas deste grupo, e na medida do possível, gerir suas influências sobre os requisitos, afim de garantirem que o projeto alcance seu resultado final.

        Um personagem importante dentro da equipe de projeto, é o gerente de projeto. Este tem por funções, selecionar e utilizar as técnicas adequadas para montar ou influenciar a montagem da equipe de projeto, identificado o que cada membro tem a contribuir, garantir condições para que a equipe possa desenvolver seu trabalho, manter a equipe unida e gerenciar o trabalho, ser o viés entre a equipe e os níveis de gerência, analisar as melhores alternativas para que se alcance o sucesso do projeto e administrar os stakeholders e suas expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com