TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio na Escola

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 11
  1. INTRODUÇÃO

Ao realizar um estágio o aluno depara-se com a possibilidade de adequação do que ele aprendeu na teoria com a prática, podendo observar como é o comportamento da empresa em relação às muitas faces teóricas sobre o processo de administração, contribuindo assim para o aprimoramento do conhecimento do profissional.

O desempenho da empresa tem sido avaliado de acordo com sua produção, distribuição e administração de suas atividades. O estágio foi realizado em uma empresa do ramo de prestação de serviços na área da educação.

O presente relatório apresenta as atividades desempenhadas no Centro Educacional Cenecista Monsenhor Tabosa, onde pretendo relatar todo o processo desenvolvido pela empresa.

Esta escola, conta com pessoas realmente envolvidas no processo de ensino: alunos, professores, supervisores, coordenadores e funcionários em geral, todos não têm medido esforços para que de fato a aprendizagem aconteça.

2 - HISTÓRICO DA CNEC

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, no aspecto institucional, e conforme seu Estatuto é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão precípua, despertar e coordenar esforços das comunidades para ações educativas em todos os níveis, através da oferta de serviços e produtos educacionais. Para atingir estes objetivos, a CNEC está legalmente habilitada a implantar e administrar unidades de produção, comercialização, comunicação, assistência social, turismo, pesquisa e incentivo a práticas desportivas, cujos resultados serão destinados exclusivamente à sua manutenção. Nasceu voltada para a educação, a partir dos movimentos comunitários, entretanto logo se direcionou para a satisfação de outras necessidades básicas das comunidades em que atua. Encontra-se presente em 343 municípios brasileiros, com 376 escolas, congregando em seus quadros cerca de 13.832 colaboradores, dos quais, 9.342 professores, atendendo em suas unidades escolares (do pré-escolar ao ensino superior, graduação e pós-graduação) 138.691 alunos.

A CNEC é uma organização democraticamente estruturada, que permite fluir as aspirações das bases para a cúpula e, ao mesmo tempo, contempla essas bases com um nível amplo de participação, indicando os grandes projetos em favor da comunidade. Em sua organização destaca-se o Conselho Comunitário Cenecista, integrado à escola, célula vital da CNEC em cada comunidade. É através dele que a comunidade participa e se envolve visceralmente com as instâncias do saber. A partir dele florescem empresa júnior, artesanato, folclore, teatro, bandas de música, escolas, creches, clubes desportivos, clubes da melhor idade (terceira idade), unidades de formação e qualificação de mão-de-obra, e ainda, atendimento a outras demandas da comunidade. A escola da CNEC se coloca em um nicho especial, nem público, nem privado, onde o Conselho Federal de Educação em seu Parecer nº 3987/75, fixa bem essa idéia, a de uma escola que oferece ensino, buscando prioritariamente o estudante sem recursos, oferecendo-lhe condições educacionais para sua formação profissional.

Coroando está "filosofia de trabalho comunitário", o Decreto nº 36.505/54 reconhece a CNEC como de utilidade pública e o Conselho Nacional de Serviço Social lhe concedeu o certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, uma vez que ela não visa lucros e destina seus resultados financeiros aos objetivos estatutários.

3.  APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

O Centro Educacional Cenecista Monsenhor Tabosa é uma empresa do ramo de prestação de serviços na área da educação, sendo vinculada a rede CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) oferecendo a comunidade moradanovenses uma educação de qualidade a quase 60 anos.

Dispõem de serviços pertinentes a um organismo de atendimento educacional, conta com a equipe de profissionais habilitados e capacitados a prestação de serviços educacionais.

Conta também com uma infraestrutura de 10.775.35m², 05 salas de aula, 01 sala de coordenação, 01 sala da brinquedoteca, 01 sala refeitório e 02 banheiros adequados para as crianças da Educação Infantil, 10 salas de aula, 01 sala de coordenação, 01 sala dos professores, 01 sala interativa com lousa digital, 01 sala de secretaria e tesouraria, 01 sala da direção, 01 biblioteca, 01 sala de vídeo, 01 cantina, 01 piscina infantil e 01 piscina adulto.

A referida empresa situa-se na Avenida Manoel de Castro, Nº 440, Bairro: Centro, Inscrita no CNPJ 33.621.384/0274-08, CEP: 62940-000, Morada Nova – Ceara, Telefones: (88) 99975-9391 / 98836-2395

  1. HISTÓRICO DA ESCOLA

O ginásio Monsenhor Tabosa foi um empreendimento cultural contemplado pela sorte cenecista e pela dedicação incansável dos moradanovenses e do pároco Pe. Assis Castro Monteiro, que se dedicou de corpo e alma a causa educacional da juventude moradanovenses.

No dia 20 de setembro de 1959, no edifício sede do círculo operário rural de Morada Nova, situado a travessa Manoel Honorato, as 10:00h, realizava-se uma sessão de assembleia geral para a instalação do setor municipal de Morada nova da Campanha nacional de Educandários Gratuitos e criação do ginásio Monsenhor Tabosa.

Para diretor, foi nomeado o Dr. Wilson Milfont e o Reverendo Pe. Assis de Castro Monteiro para diretor substituto.

A escola Egídia sediou as primeiras aulas, sendo que nessa época, o prédio ficava localizado onde hoje funciona o SAAE.

Em seguida, passou a funcionar em sede própria, situada a Avenida Manoel de Castro, Nº 440, tendo sido inaugurada em 05/09/1965.

O ginásio dispunha do seguinte quadro de professores: o Pe. Assis, Dr. Valdemar da Silva Pinto, D. Hilda, Antonieta Rabelo, Maria Lourdes Terceiro Chagas, Dr. Clóvis, Luís Coutinho, tendo como Secretaria Joselice Castro.

A parte social e a realização de eventos são os mesmos da atualidade, procurando sempre atualizar e enquadrar dentro da escola.

Hoje com o nome do Centro Educacional Canecista Monsenhor Tabosa, sob a direção da professora Francisca de Fátima Bessa Madeira, a escola tem uma área muito extensa. Um colégio de grande porte, que conta com serviços terceirizados de merenda escolar, um grande potencial no esporte com participações vitoriosas nos Jogos Cenecista, e um parque aquático com duas piscina sendo uma semi – olímpica, onde acontecem competições de alto nível no município.

  1. DADOS DA EMPRESA

I - Razão Social: Centro Educacional Cenecista Monsenhor Tabosa

II - Empresa (Fantasia): Monsenhor

III - CNPJ: 33621384/027408;

IV – Endereço: Av. Manoel de Castro, 440

V – Cidade: Morada Nova – Ce;

VI - Tipo de Negócio: Educação

VII - Nº de Empregados: 75

VIII – Objetivo empresarial: Ensino;

VIII – Porte da Empresa:  Grande

IX - Ramo de Atividade: Educação

X - Área: 10.775.35m²

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA.

Missão: Ser um Sistema de Ensino que atenda a todo o mercado de educação, presencial e a distância, de ensino regular, de educação de jovens e adultos e de ensino superior, com a oferta de material impresso, digital e de publicidade, sistema de avaliação próprio e treinamento do corpo docente para as unidades ou redes de ensino de educação básica brasileira, buscando a excelência no processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com