TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo de Gestao de Conflito

Por:   •  30/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

CAPITULO I        

Introdução        

1.1.Objectivo Geral        

1.2.Objectivo Especifico        

1.3.Metodologia        

CAPITULO II        

2.Fundamentação Teórica        

2.2.Modelo de Conflito        

2.2.1.Fase 1        

2.2.2.Fase 2        

2.2.3.Fase 3        

2.2.3.2.Competição        

2.2.3.3.Colaboração        

2.2.3.4.Evitamento        

2.2.3.5.Acomodação        

2.2.3.6.Compromisso        

2.2.4.Fase 4        

2.2.5.Fase 5        

2.3.Abordagem de Rubin, Pruit e Kim        

2.4.Os Obstáculos a Gestão Construtiva dos Conflitos        

2.5.Competência de Gestão Construtiva de Conflitos        

CAPITULO III        

Conclusão        

Referencia Bibliográfica        

CAPITULO I

Introdução

O presente trabalho tem como tema estilo de gestão de conflito ultimamente nas organizações são inevitáveis a ocorrência de conflitos quer a nível grupal, sectorial e organizacional e os gestores procuram formas e mecanismos de resolução dos mesmos para evitarem o máximo de danos possíveis entre as partes envolvidas para melhorar o clima a nível da organização para não comprometer os objectivos da mesma. A imparcialidade constitui-se como um factor crucial para que as partes evolvidas se sintam protegidas para expor a origem dos conflitos sem sofrer qualquer tipo de danos em detrimento da outra. De certa forma alguns tipos de comportamento podem influenciar e agravar a ocorrência de conflito mas em alguns casos podem ajudar na sua resolução.

No primeiro capítulo começaremos pela escrita detalhada de objectivos do trabalho, o segundo capítulo iremos descrever o referencial teórico onde debruçaremos detalhadamente sobre o estilo de gestão começando por enumerar os critério que devem ser seguido, de segunda falaremos do modelo que obedece uma serie de cinco fases onde dentro de uma das fases falaremos sobre como se caracterizam o estilo de gestão de conflito sobre intenções estratégicas de colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso, e falaremos sobre a abordagem de alguns autores, identificaremos a gestão construtiva dos conflitos e competência de gestão construtiva de conflitos. No último capítulo serão realizadas a conclusão do trabalho e apresentação das referências bibliográfica

1.1.Objectivo Geral

  • Compreender sobre o estilo de gestão de conflito.

1.2.Objectivo Especifico

  • Identificar os obstáculos a gestão construtiva dos conflitos;
  • Descrever competência de gestão construtiva de conflitos;
  • Descrever sobre a colaboração, acomodação, competição, evitamento e compromisso;
  • Mencionar sobre a abordagem de Rubin, Pruit e Kim.

1.3.Metodologia

1.3.1.Pesquisa Bibliográfica

Para Marconi (2002:44), a pesquisa bibliográfica ou fonte secundárias, abrange toda bibliografia já tomada pública em relação ao tema estudo, desde publicações avulsas, boletins, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico. Este método foi usado na consulta de literatura científicas que ajudaram a encontrar dados para elaboração deste trabalho.

CAPITULO II

2.Fundamentação Teórica

2.1.Estilo de Gestão de Conflitos

De forma a gestão de conflito ser eficaz esta deve seguir certos critérios que são enumerados por Sandra Carvalho Apud Rahaim (2002):

  • Eficácia e aprendizagem organizacional é expectável que a aprendizagem leve a uma longevidade em termo de eficácia. Assim as estratégias de gestão de conflitos devem ser propostos para impulsionar o pensamento critico e inovador que levando a diagnóstico e intervenção mais assertivos.
  • Necessidades do stakeholders a gestão de conflitos devem ser pensada de maneira a satisfazer as necessidades e expectativas do stakeholders.
  • Um gestor deve reger-se por um comportamento ético e fomenta-lo na organização sendo expectável que se tal não acontecer a organização deve ser alertadas e sanções devem ser imposta.

Existem nas organizações processos dinâmicos que levam ao desenvolvimento do conflito no qual as partes se influenciam mutuamente. Quando uma das partes perceciona um potencial conflito passado a agir de acordo com esses sentimentos. A reacção gerada pela outra parte pode ser positiva ou negada resultando numa intensificação do conflito ou numa forma de resolução.

2.2.Modelo de Conflito

De um modo geral podemos afirmar que o conflito ocorre sob forma de uma sequência de eventos ou episódio de conflitos. Eles incluem percepções e comportamentos das partes, resultado do conflito, intervenções de terceiros na resolução do conflito e tem num sistema global e que caracteriza a interface entre duas partes, o processo de conflito desenrola-se segundo uma sequência de cinco fases.

2.2.1.Fase 1

Trata-se de uma fase de oposição potencial ou de incompatibilidades, caracterizada pela existência de um conjunto de condições propiciadoras do surgir do conflito, sempre que tal estejam reunidas as condições e os antecedentes estão agrupadas nas seguintes categorias: estrutura organizativa, características das partes, experiencia de conflitos, resultados de conflitos, intervenção de terceiros e contexto em que ocorre o conflito.

Neste contexto, são as características de personalidade e os valores e interesses de cada uma das partes que contribuem para introduzir variabilidade nos comportamentos de reacção ao conflito. A intervenção de terceiros numa situação de conflito pode igualmente influenciar as escolhas comportamentais das partes num processo de conflito, consoante a seu papel é o de mediador, de árbitro, de conciliador ou de consultor e relacionado com objectivos de resolução de conflito com uma incidência temporal de curto prazo, ou o seu papel é mais de facilitador da aproximação entre as partes e pressupões uma intervenção mais estrutural e com reflexo no médio/longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com