TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Corporativa de Negócios

Por:   •  19/3/2024  •  Monografia  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Rachel Magnusson Nogara

Disciplina: Estratégia de Marketing

Turma: 0623-09

PLANO DE MARKETING

  • INTRODUÇÃO

A empresa: Playformance - https://playformance.app/

Objetivo do plano de marketing e a estrutura utilizida: O objetivo do plano apresentado é de aumentar o market share e elevar o conhecimento da marca e engajamento dos clientes.

Contexto do negócio: Sistema de gestão financeira e de controle de agendamentos no segmento esportivo que possui olhar para os pequenos e médios empresários focando em preço acessível para esta parcela de clientes.

É um sistema de gestão 100% personalizável que permite que o cliente dê a cara de seu estabelecimento para a plataforma sem a necessidade de arcar com os custos de desenvolvimento e criação de um sistema do zero.

Possibilita que o aluno tenha na palma da mão o poder para agendar, remarcar aulas e realizar pagamentos por recorrência e compras spots. E mesmo sendo uma solução incrível, estamos sentindo dificuldades em escalar no mercado e avançar no market share da digitalização do público-alvo.

De seu ponto de vista está inserida em um mercado consumidor de relação com outras empresas – “B2B”.

Visão de futuro: Ser uma referência no Brasil e impactar nos próximos 3 anos mais de 200.000 pessoas entre gestores e alunos.

Missão: entregar gestão digital aos pequenos e médios estabelecimentos esportivos por meio de um sistema intuitivo, fácil e principalmente com valor acessível.

Valores do negócio: Inovação, transparência, colaboração, empatia e qualidade.

  • DESENVOLVIMENTO
  1. Análise Ambiental
  • ANÁLISE DO MACROAMBIENTE
  1. Forças demográficas: Homens e mulheres, entre 16 e 50 anos, com interesse em atividades esportivas ao ar livre e em grupo.

Empresas pioneiras em arenas de beach sports no Brasil, dobraram o faturamento entre 2020 e 2021. Crescimento do número de torneios e eventos, maior interesse por parte do público, popularização do esporte em regiões não litorâneas.

O impacto desta tendência é que empresas de soluções para agendamento de quadras, gestão de horários, criação de eventos passam a ter maior demanda.

  1. Forças naturais: o produto possui uma certa sazonalidade, pois por se tratar de um produto de gestão as empresas tendem a contratá-lo apenas no final/início do ano fiscal e no meio do ano.

Há também impacto no inverno, quando ocorre uma diminuição de alunos das empresas clientes e por ocorrer um impacto direto da receita do cliente, diminui a contratação do sistema da Playformance.

Possíveis impactos de nova pandemia: pode ocorrer queda de utilização do sistema por clientes de espaços físicos – considerando-se um impacto restrito de circulação.

Se considerarmos um impacto de semi-restrição, há alavancagem do sistema por haver a necessidade de agendamento para que as pessoas possam usufruir dos espaços dos clientes.

Haveria aumento de contratação para a gestão de aulas onlines (pagamento, agendamento, controles diversos).

c.        Forças culturais: O mundo pós pandêmico trouxe uma rápida mudança no cenário sociocultural onde as pessoas estão mais acostumadas a operar em plataformas tecnológicas

Devido ao crescimento da necessidade de transformação digital, é cada vez maior o desafio das empresas de tecnologia de reterem os profissionais de TI

  1. Forças políticas: Recentemente tivemos a aprovação da Reforma Tributária que enseja um olhar cuidadoso sobre o impacto os serviços B2B que tendem a ser os mais afetados.

Devido esse acontecimento os preços dos serviços mais atrativos podem ganhar um espaço mais relevantes, pois mesmo com a incidência de novos tributos, poderão se manter mais atrativos comparados aos players que já possuem preços mais agressivos.

O impacto dessa tendência é a necessidade de uma gestão financeira próxima garantindo que todas as depesas passíveis de crédito tributário sejam levadas em consideração (inclusive as despesas com marketing, já que passamos a falar de uma não-cumulatividade ampla e que faz com que essa linha de despesa seja considerada insumo amplamente necessário para a condução do objeto social da Playformance).

  1. Forças tecnológicas: A migração acelerada dos negócios para o ambiente digital gerou uma receita de R$44 bilhões para o setor de software no Brasil em 2021, representando um aumento de 32,5% quando comparado com 2019, no período pré-pandemia.

Mesmo sem uma equipe de venda local, considerando que se trata de um produto digital, há a facilitação de conseguirmos executar a demonstração do produto de maneira online e sem barreirars geográficas.

Esta tendência nos traz uma força a ser explorada, já que o alcance pode ser imenso, mesmo com uma equipe de venda reduzida. Ainda mais se considerarmos os onboardings feito de maneira autônoma com instruções EAD.

O subsídio aqui é a celeridade e possibilidade de alcance muito pautado na comunicação do produto.

Empresas de soluções de gestão integrada com conformidade, inovação e transformação digital, ganham cada vez mais relevância.  

f.        Forças econômicas: O Brasil possui um mercado de aproximadamente 20.000 quadras de tênis, incluindo quadras públicas, privadas e em clubes. Crescimento do número de torneios e eventos de tênis no Brasil, incluindo competições amadoras e profissionais. Maior interesse pelo tênis entre crianças e adolescentes, impulsionado por iniciativas de incentivo ao esporte e projetos sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (387.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com