TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Avaliação de Desempenho

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso – Avaliação de Desempenho

1) Em linhas gerais, aponte cinco dos maiores equívocos das empresas na prática da avaliação do desempenho.

        Primeiramente, muitas empresas não conseguem cumprir suas promessas de premiação aos bons funcionários, o que os deixam frustrados. Esse é um equívoco simples cometido por muitas empresas. Outro problema bem comum é na forma de como é feita a avaliação, muitos funcionários reclamam da falta de metas claras e de injustiças na medição.

        A pouca frequência que é feita a avaliação também compromete o resultado. O gestor baseia sua nota em situações recentes e isoladas nas quais ele consegue lembrar. Falando de resultado, a polaridade das classificações dadas aos funcionários no fim do processo não ajuda em seu desenvolvimento. Dividir os empregados em “competentes” e “incompetentes” não é a solução.

        Por fim, as relações interpessoais também podem interferir negativamente no processo de avaliação. O medo de retaliação devido a um comentário negativo na avaliação acaba mascarando as opiniões dos gestores e subordinados, resultando em um feedback vazio.

2) No texto, um especialista critica o que chamou de “Dia Mundial da Avaliação de Desempenho”. O que isso significa? Justifique a crítica elaborada pelo autor, de acordo com o que você entende sobre a necessidade de avaliações de desempenho nas organizações.

        O autor defende que a Avaliação de Desempenho acaba se tornando algo burocrático nas empresas, pois geralmente é feita uma vez ao ano e ninguém se compromete com a importância do processo. Acaba que muitos participam apenas por obrigação, prejudicando a real importância do feedback e seus benefícios.

3) Proponha elementos que uma empresa deveria utilizar, a fim de definir um bom programa de avaliação do desempenho utilizando aspectos de seu planejamento estratégico.

Inicialmente, deve estar claro para o funcionário as metas que ele deve atingir para ser considerado um bom desempenho. A visão da companhia é um elemento importante até para a autoavaliação. A avaliação de desempenho não deve ser algo feito em um momento único, com pouca frequência; deve ser estimulado essa cultura de avaliação para que não seja visto como uma burocracia do RH. Falando em cultura, é importante que o modelo da avaliação e as métricas estejam de acordo com a realidade e os valores da companhia, isso cria um envolvimento maior dos funcionários com a empresa aumentando o engajamento. Por fim, a utilização do feedback positivo nas avaliações é um ótimo fator motivacional para manter um bom clima no ambiente de trabalho.

4) No final, o texto apresenta alguns fatores importantes a se atentar na implantação de um processo de avaliação do desempenho. Explique, em linhas gerais, o que o autor abordou como “acordo prénupcial”, “opiniões calibradas” e “ação de motivação”.

        

        O “acordo pré-nupcial” é justamente deixar claro quais metas a empresa que bater para assim ser considerada com um bom desempenho. Os trabalhadores devem estar cientes a essa objetivo para saber o que será medido em sua avaliação e se alinha com esse propósito. Resumidamente é a eficiente e transparente comunicação entre os líderes e as equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com