TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso CoperAlfa

Por:   •  30/5/2017  •  Artigo  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Métodos e procedimentos de pesquisa

Segundo Gil(2007 pág.17) pesquisa é definida como o

“... procedimento racional e sistemático que tem como o objetivo proporcionar resposta dos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolveu se por processo constituído de várias fases desde a formulação do problema até a apresentação e discussão de resultados.”

Para Fonseca(2002) methodos significa organização e logos estudo sistemático, pesquisa, investigação, ou seja metodologia é o estudo da organização dos caminhos a serem percorridos, para se fazer a pesquisa ou estudo ou para ciência.

O objeto de estudo e a cooperativa CooperAlfa, escolhido pelo participação econômica na Região de Chapecó.

Os dados foram coletados por pesquisa, representação das boas práticas de governança corporativa em comparativos com o código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

5 Descrição da organização e análise de Dados  

5.1 Descrição da Cooperativa CooperAlfa

Uma cooperativa sólida que iniciou suas atividades na década de 60 e é até hoje uma potência econômica na região.

“São 15 mil famílias associadas, sendo mais de 85% inseridas na economia familiar distribuídas em 80 municípios Catarinenses e no PR”. (www..cooperalfa.com.br).

A CooperAlfa atua com os segmentos de recebimentos classificação de  grãos, produz sementes de trigo, soja, feijão e cobre solos. Industrializa farinhas e rações, produz Citros, suínos, aves e leite em parceria com outras cooperativas, fornece insumos, fertilizante e medicamentos veterinários, realiza consultorias e microcréditos e ainda revenda de combustíveis e lubrificantes 100% puros.

O conselho Administrativo conta com 10 membros Sendo Presidente, dois Vice presidentes e 7 conselheiros na gestão Março/2013 a Marco/2017.

O conselho fiscal são formados por 3 membros e 3 suplentes.

5.2 Apresentação e Análise das práticas de Governança  Corporativa

A governança corporativa é uma prática recente nas organizações, porém quando aplicada na gestão das empresas, permite maior transparência aos sócios e clientes, pois assegura as responsabilidades entre reparação de propriedade e capital.

“As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização sua longevidade e o bem comum.”(www.ibc.org.br).

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa(IBGC) é uma organização sem fins lucrativos, principal referencia no Brasil para a aplicação das melhores práticas de governança corporativa.

A partir de agora serão apresentados de forma reduzida as práticas aplicadas na CooperAlfa em comparação ao código de boas práticas do IBGC.

  1. Aspectos relacionados à profissionalização

Na CooperAlfa há dirigentes remunerados, departamentos com gestão empresarial e política de recrutamento e seleção. Não há políticas salariais e planos de carreira. Com uma parcialidade existem  as políticas e indicadores de qualidade e indicadores de satisfação dos produtos e serviços pelos associados.

Partindo do Código do IBGC, nota se que as práticas tem entre outros objetivos garantir a perenidade das organizações.

A falta das questões de profissionalização tem um peso maior, pois está relacionado a confiabilidade na instituição. Informação refletida na falta de políticas salariais e planos de carreira e que ainda a cooperativa tem deixado de lado que é a opinião dos Consumidores.

  1. Aspectos Relacionados aos Associados

Os associados tem direito a voto, registro, participam de assembleias, possuem regras de votação, contam com um estatuto que contém meios de solução de conflitos de interesses. Os membros não usam de forma alguma informações privilegiadas e se o associado não tiver mais o interesse, pode sair obedecendo às condições.

As relações dos associados com a cooperativa é sem duvida o maior  exemplo de aplicação das boas práticas de governança, pois este são os  maiores interessados na razão desse tipo de sociedade.

Regras claras, transparentes, equidade, prestação de contas e responsabilidade, são as princípios básicos do código perante aos associados.

Percebe se que na cooperativa as práticas vem sendo seguidas, tratam assuntos em assembleia geral, contam com um  estatuto para a solução de conflitos de interesses, realizam votação de membros para os conselhos de administração, destituem ou elegem novos membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com