TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Flor de Sal

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]                                                                                      [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


PLANO DE TREINAMENTO PARA O
RESTAURANTE FLOR DE SAL

Gestão Estratégica de Pessoas II







Eduardo Arantes de Queiroz

Yhasmim Peixoto Silva

Mariana

2021

Eduardo Arantes de Queiroz

Yhasmim Peixoto Silva

RESTAURANTE FLOR DE SAL

Plano de treinamento

                                                                                                                                                                                          .

Trabalho requisito parcial para aprovação na disciplina obrigatória Gestão Estratégica de Pessoas II, lecionada pelo Professor Dr. Harrison Bachion Ceribeli, no quinto semestre do curso de Administração do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas – Universidade Federal de Ouro Preto.

Mariana

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 CARACTERÍSTICAS DO RESTAURANTE5

3 LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO6

4 ANÁLISE DAS LACUNAS7

5 MATRIZ DE TREINAMENTOS11

6 DETALHAMENTO DOS PROGRAMAS13

7 CRONOGRAMA19

8 ORÇAMENTO20

9 CONCLUSÃO22

1-INTRODUÇÃO

No presente trabalho, será apresentada as lacunas encontradas no funcionamento do Restaurante Flor de Sal. Não somente apresentar, mas analisar os problemas que estão sendo enfrentados pela empresa, e assim propor um plano de treinamento que os solucione e não prejudique a organização no curto e longo prazo.
Fomentar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é uma forma de criar vantagem competitiva para sua empresa. Com o relatório de levantamento de necessidades de treinamento (LNT), foi exposto algumas situações que afetavam atualmente ou iriam afetar futuramente a organização. Logo, a empresa se dispôs a treinar e desenvolver algumas habilidades em seus funcionários. Nessa condição, foi elaborado um programa de treinamento para a organização para o próximo ano.

O presente trabalho aborda toda a temática envolvida no treinamento de colaboradores: planejando e detalhando todos os passos para a aplicação do mesmo.
O levantamento de necessidades que foi apresentado pelo RH da organização, detalhou algumas lacunas que envolviam o funcionamento pleno do Restaurante e precisavam ser sanadas, para assim, conseguir otimizar seus serviços e promover melhorias em alguns processos internos. Este levantamento é a primeira fase do processo, pois precisa-se definir as lacunas/necessidades para assim implantar um plano de treinamento que supra as demandas. As fases subsequentes são, análise e priorização, onde há um esboço de todo o treinamento a ser passado; detalhamento do programa, onde serão definidas as datas, horários, e detalhes cruciais para uma boa aplicação do treinamento. Por fim tem-se o cronograma de todos os treinamentos a serem aplicados e seus respectivos orçamentos.

2- CARACTERÍSTICAS DO RESTAURANTE FLOR DE SAL

O Flor de Sal é um restaurante que está localizado na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Os serviços oferecidos são de almoço e jantar; com um cardápio bastante variado entre pizzas e pratos à la carte.

Para garantir um bom funcionamento do restaurante sua estrutura é dividida em três departamentos: administração, setor de cozinha e o setor do salão. Cada um desses é responsável por uma área de funcionamento do restaurante.

O departamento de Administração conta com um gerente, um analista de recursos humanos, um analista financeiro e um analista de marketing, além de três estagiários, cada um deles atuando junto a um dos analistas.

O setor de cozinha é coordenado pelo chefe de cozinha, possui dois subchefes, um responsável pelo preparo das pizzas e o outro, pelos pratos à la carte. Além dos subchefes, o setor de cozinha conta com dois pizzaiolos, quatro auxiliares de pizzaiolo, quatro cozinheiros, seis auxiliares de cozinha, um comprador e um estoquista.

O setor do salão também é coordenado pelo chefe de cozinha, possui dois maitres; um responsável pelo serviço do almoço e o outro, pelo do jantar; 19 garçons, dois operadores de caixa, dois recepcionistas, dois entregadores (o restaurante possui um serviço de delivery) e quatro faxineiros.

Com essa estrutura, o Restaurante tem mantido seu bom funcionamento, possuindo um baixo número de rotatividade entre seus funcionários do salão, mas ainda assim surgiram problemas como no setor de cozinha, onde já foram substituídos um pizzaiolo, dois auxiliares de pizzaiolo, um cozinheiro e quatro auxiliares de cozinha nos últimos dois anos.

3- LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

O levantamento das necessidades de treinamento é um diagnóstico que visa encontrar lacunas/dificuldades. No presente estudo de caso a organização estudada: Restaurante Flor de Sal, levantou as seguintes preocupações:

  1. Higiene: - Armazenamento e higienização dos insumos;

    - Manipulação dos ingredientes;

    - Higienização pessoal.

  1. Atendimento ao cliente

.

  1. Aumento da atuação em Marketing Digital (Redes Sociais).

O setor RH planeja implementar um plano de treinamento fixo para os funcionários já existentes e para novos funcionários a ser implementado no ano de 2022.

4- ÁNALISE DAS LACUNAS

  a) Novos contratados:

Este é necessário para que os novos funcionários além de se sentirem acolhidos, não causem problemas futuros tendo questões divergentes quanto ao que a empresa preza, bem como é imprescindível que entendam as estratégias do negócio, para que seus pensamentos e atitudes se alinhem com os objetivos colocados pela empresa. Mesmo estando em setores diferentes. Por ser um treinamento base e mais simples, ele será técnico expositivo e com durabilidade de uma hora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com