TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Ganha Mais

Por:   •  29/6/2017  •  Ensaio  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA E GESTÃO DE MATERIAIS

TRABALHO 2ª UNIDADE

ESTUDO DE CASO DA LOJA “GANHA MAIS MOVEIS LTDA”

BENÍVEA DE CARVALHO RAMOS

MARCELO VÍCTOR GARCIA

GABRIEL TUMA

PHILLIPI ALEF DOS SANTOS BANDEIRA MORAIS

MANAUS 2016

Para se tomar boas decisões, além de conhecer bem o negocio da empresa, é preciso a existência de um rápido fluxo de informação, para que assim a empresa torne-se competitiva. Esse fluxo de informação tem siso ponto decisivo para a permanência de muitas empresas no mercado que, hoje, é caracterizado pelo aumento dos processos informatizados.

O gerenciamento moderno avalia e dimensiona convenientemente os estoques em bases científicas, substituindo o empirismo por soluções. (VIANA, 2002, p. 144).

ESTUDO DE CASO DA LOJA “GANHA MAIS MÓVEIS LTDA”

GANHA MAIS MÓVEIS LTDA – PROBLEMAS        

  • 78 fornecedores: Na situação da empresa, em que não existe um mínimo de gestão de estoque ou compras, esse número é um exagero. Ainda mais quando se tem 1 funcionário responsável para tal (gerente).
  • Não há um cadastro informatizado dos 7.000 clientes da loja.
  • Armazenamento em galpão alugado.
  • Não há controle de estoque em papéis ou fichas. Se, acaba um determinado produto na loja, uma pessoa vai até o galpão verificar se há ou não o produto.
  • Não há a opção de vendas com cartão de crédito ou débito.
  • Divulgação (marketing) da empresa é feito de maneira arcaica, através de carros de som, panfletos e rádio.
  • Vendas de produtos sem sistema de informação interligado ao estoque da empresa.

RECURSOS PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE ESTOQUE

  • Utilização do prédio da loja para estoque também: Isso traria uma economia substancial, visto que não teriam que dispor de dinheiro para alugar um galpão de armazenagem.
  • Dispor de um percentual do lucro para treinamento de pessoal no novo sistema informatizado de controle de estoque.
  • Reduzir de 2 (duas) vezes, para uma só vez a feira de móveis na cidade.
  • Compra de sistema informatizado para a empresa interligando todas as áreas (Módulo Contábil, Financeiro, Compras, Faturamento, Estoque)

BENEFÍCIOS QUE O SISTEMA IRÁ GERAR PARA A MICRO EMPRESA

Sistemas de informações já são muito utilizados nas empresas, pois é através desse mecanismo que o gestor faz a tomada de decisão, define estratégias, modifica algum aspecto do processo que não esteja atingindo o objetivo esperado, entre outras coisas. Um sistema coerente e que mostre realmente o que se passa na empresa facilita muito o trabalho do líder, porém um sistema falho consequentemente faz com que o gestor da organização tome decisões equivocadas por não ter informações corretas em mãos.

O SI também traz a organização benefícios como aumento da produtividade, e a diminuição do retrabalho, pois como sistema funcionando corretamente o numero de erros diminuirá consideravelmente, fazendo com que a empresa ganha tanto em tempo de trabalho, diminuição dos custos de produção e diminuição do desperdício de insumos.

O SI também serve para aumentar a interação da empresa com seu cliente, aumentando assim seu grau de confiança e fidelizando seus clientes. Um exemplo de como o SI pode ser usado no relacionamento com os clientes e através de um cadastro eficiente, que guarda informações sobre os gostos e prioridades dos clientes, assim a empresa poderá divulgar promoções e produtos novos de forma personalizada para cada cliente de acordo com a informação do banco de dados da empresa.

Uma alternativa para a fidelização do cliente é usar as informações contidas no banco de dados para um cartão de felicitação quando o cliente fizer aniversario, ou em datas comemorativas como páscoa, natal e ano novo. Alem de ser um instrumento que ira fazer com que o cliente lembre-se da empresa, a pessoa também se sentira especial com esse simples gesto por parte da empresa.

COMO MEDIR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE ACERCA DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS?

        Através de pesquisas de satisfação enviadas via e-mail; Alocação de formulários de pesquisas em locais estratégicos na loja; Ter um serviço de pós venda.

SUGESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ESTOQUE

Sistema ERP

Sigla para Enterprise Resource Planning, o sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações necessárias para gerenciar um negócio.

A idéia de usar sistemas para ajudar no gerenciamento de uma empresa existe desde a década de 50, mas baseada nos gigantescos mainframes. O sistema, como conhecemos hoje, ganhou força no inicio da década de 90, principalmente pela revolução das redes de comunicação entre computadores, criando sistemas com servidores abastecendo PCs (computador pessoal) e deixando os preços mais competitivos.

Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios?

Um sistema ERP pode fazer muitos, senão todos os aspectos da gestão de uma empresa. Encalhar por detalhes de operações ou falta de comunicação de informações entre os departamentos pode ser a perdição de qualquer negócio, mas um sistema ERP contorna essas questões. Ele agiliza vários processos, da venda à contabilidade. A capacidade de ter todos os dados da sua empresa em um único software pode realmente beneficiar todos os departamentos que utilizam o sistema.

Entre as mudanças mais palpáveis que o sistema propicia, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados monitorados em tempo real e a quase eliminação de revisão/conferencia do serviço. Imagine uma empresa que precise modificar algum detalhe da fabricação de um produto. Com o ERP, todas as áreas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, da compra da matéria prima à produção, passando pelo almoxarifado e chegando à área de marketing, que vai utilizar as informações para fazer as mudanças necessárias na campanha publicitária do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (405.7 Kb)   docx (312.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com