TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Gerentes e Técnicos

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Uma empresa de consultoria administrativa de São Paulo recebeu um telefonema de uma fábrica local de máquinas industriais. Os diretores da fábrica haviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações. Os lucros estavam caindo há seis trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.

Os consultores passaram dez semanas analisando as operações da empresa. Todos os membros entrevistados, do principal executivo ao porteiro. Quando a equipe de consultores encerrou a análise, entregou um relatório de 212 páginas à diretoria da empresa. A seguir temos uma das principais conclusões:

Desde sua fundação a empresa segue uma política de promoções internas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar gerentes no piso da fábrica examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração que deem menos atenção ao aspecto técnico e mais ao lado gerencial.

 Sendo assim, responda:

  1. Como as conclusões do relatório se encaixam na filosofia administrativa de Fayol?
  2. Atualmente, é comum os gerentes despenderem mais tempo no lado técnico do que no administrativo do trabalho? Justifique.
  3. Utilizando os princípios de Fayol (no mínimo três), proponha soluções para os problemas enfrentados pela fábrica em questão. Justifique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com