TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso JR Diesel

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.597 Palavras (35 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 35

 

XVIII SEMEADnovembro de 2015

         Seminários em AdministraçãoISSN 2177-3866

 

 

 

A RELAÇÃO ENTRE A FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA E A INOVAÇÃO:

ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE DESMANCHE DE CAMINHÕES.

[pic 1] 

 

FLÁVIOCORDEIRO

Universidade Presbiteriana Mackenzie flaviocordeiro@globo.com

 

MOISÉSARIZILBER

Universidade Presbiteriana Mackenzie mazilber@mackenzie.com.br

 

 

Agradeço a minha família por todo suporte, apoio e compreensão e também aos meus professores, pelo rico aprendizado que têm me proporcionado e importante contribuição para que esse trabalho pudesse ser realizado.

GESTÃO DA INOVAÇÃO

 

A RELAÇÃO ENTRE A FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA E A INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE DESMANCHE DE CAMINHÕES.

 

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a estratégia do negócio e suas iniciativas de inovação, tendo como ambiente de análise a empresa JR Diesel, referência no setor de desmanche de caminhões e veículos pesados para venda de peças usadas, sendo a principal empresa com participação ativa no desenvolvimento da lei que regulamentou o setor em nível estadual, e que já tramita em nível federal. Como suporte teórico, a análise bibliográfica tratou dos conceitos de estratégia e formulação estratégica apoiada na visão baseada em recursos, e de inovação, a partir da análise de suas variações, com base no Manual de Oslo. Adotou-se metodologia qualitativa de pesquisa, usando como estratégia de investigação o estudo de caso único e a técnica da análise de conteúdo para tratamento e interpretação dos dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os principais gestores da empresa. Como resultado, o estudo demonstrou existir importante relação entre a estratégia e as inovações promovidas pela empresa, tanto com a estratégia exercendo influência sobre as iniciativas de inovação, sejam elas internas ou relacionadas ao valor entregue para os clientes, como com as iniciativas de inovação garantindo a efetiva implementação da estratégia desenvolvida.

 

ABSTRACT

This study aimed to analyze the relationship between business strategy and innovation initiatives, considering as research environment the company JR Diesel, one of the most important company in the sector of trucks and heavy vehicles disassembling, with focus on the spare parts market. It also was the main company with direct responsibility for the development of the law that regulated the sector at the state and also federal levels. As theoretical support, the bibliographical analysis treated the concepts of strategy and strategic formulation based on resource-based view, and of innovation, by the analysis of their concept and variations, based on Oslo Manual. It was adopted the qualitative research methodology, using the single case study as research strategy. The content analysis technique was used for processing and interpretation of data. Data collection was carried out predominantly by semistructured interviews with the key decision makers of the company. As a result, the study showed important relationship between the business strategy and the innovations promoted by the company, with the strategy exerting influence on innovation initiatives, both the internal ones and those related to the value delivered to the customers, and also with the innovation initiatives ensuring the effective implementation of the strategy.

 

Palavras-chave:

Estratégia, inovação, gestão. 

 

         

  1. INTRODUÇÃO

 

Nos estudos sobre inovação, verifica-se que a principal razão para a mudança, seja ela de produto ou de processo, está relacionada a obter ganhos de desempenho, a exemplo de Edward B. Roberts (1988) que explica o processo de inovação como a soma ou a combinação de invenção mais comercialização.

Outro motivo, também atrelado ao ganho de desempenho, que frequentemente está relacionado à inovação é a busca pelo aumento da competitividade da empresa no mercado. Nessa linha, Prahalad e Ramaswamy (2004) sugerem uma mudança de foco da inovação, saindo da centrada no produto, passando pela centrada na solução até chegar na inovação baseada na experiência do cliente, o que os autores chamaram de o novo ambiente competitivo das experiências, no qual, quanto melhor for a experiência, mais o cliente está disposto a pagar pelo valor recebido.

De acordo com o Manual de Oslo (2005), a razão pela qual as empresas inovam também passa pela melhoria de desempenho, seja pelo reflexo no aumento de demanda, seja pela redução de custos.

Assim, os motivos que levam à inovação podem ser vários, como redução de custos, ganhos de qualidade, aumento de lucratividade, ampliação de demanda, criação de vantagem competitiva, ganhos de desempenho e de competitividade entre outros, os quais também fazem parte do repertório de motivos ou de norteadores do processo de formulação estratégica das empresas, o que mostra a relação direta entre esses dois conceitos. Segundo Porter (1990), o processo de inovação não pode estar desassociado dos contextos competitivo e estratégico da firma.

No caso, o processo de formulação estratégica orientada para o mercado visa desenvolver e manter a adequação entre os objetivos da empresa, suas habilidades e recursos e as oportunidades do ambiente externo, que representam as mudanças e os desafios que a empresa deverá enfrentar. Assim, seu foco é dar forma aos negócios e aos produtos da organização, visando sempre o lucro e o crescimento almejados (KOTLER, 2005).

Já na visão baseada em recursos, segundo Grant, (1991), a seleção da estratégia para a empresa é feita com base no seu ambiente interno, com vistas a melhor utilização dos seus recursos e capacidades, sempre focando uma oportunidade externa do ambiente em que a empresa atua. A premissa central é analisar a capacidade que a empresa tem de criar e sustentar vantagem competitiva a partir de seus recursos com maior potencial de ganho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com