TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Lar Família Feliz

Por:   •  18/4/2020  •  Artigo  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

A liderança é um tema amplamente discutido nas organizações e negócios que visam o lucro, no terceiro setor pode ser erroneamente confundido com gestão de recursos ou administração das entidades sociais devido a escassez de teorias e pesquisas sobre sua estrutura. Para alcançar o objetivo de propor um projeto de melhoria, foi classificado como objetivo a comparação das teorias de liderança e do terceiro setor com a prática, analisando um caso real em uma organização sem fins lucrativos na cidade de Turu em São Luiz do Maranhão. A metodologia de pesquisa empregada foi bibliográfica de natureza exploratória para identificação de problemas para propor soluções. A contribuição teórica, está na demonstração do papel da liderança no terceiro setor, que apesar de crescente, é pouco difundido na área científica, e a social está na qualidade dos serviços e maior alcance de atendimento a parcela carente que o setor público desampara.

Palavras-chave: Terceiro Setor; Organização sem fins lucrativos; Liderança.

INTRODUÇÃO

 O terceiro setor abrange as organizações não-governamentais e sem fins lucrativos, que vem ganhando força ao passo que a preocupação com os meio social vem crescendo, tendo papel importante na sociedade contemporânea atendendo as demandas sociais básicas de saúde, educação e trabalho que gestão pública não é capaz de atender (CABRAL, 2007; DRUCKER, 2006).

Sua finalidade não se restringe a filantropia, trata-se de uma empresa de serviços para transformação social para participação ativa das pessoas para que exerçam de fato a cidadania que não objetiva o lucro mas, com necessidades de gestão e liderança como as do setor privado que diferem nos objetivos organizacionais mas que se assemelham na necessidade de conhecimento das áreas administrativa, de marketing, financeira, contábil necessárias para manutenção de suas atividades (CABRAL, 2007; DRUCKER, 2006; CARDOSO; AMORIM, 2011; NASCIMENTO; BORGES-ANDRADE; PORTO, 2016).

A pesquisa de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza periodicamente a Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (PEAS), que investigou 14.791 entidades cadastradas em todo território nacional, revelou que 67,8% do público atendido são famílias que necessitam de fortalecimento de vínculos de convivência e que em questão de faixa etária 63,2% priorizam o atendimento às crianças até 12 anos e 59,1% dos 13 aos 17 anos de idade. O Nordeste contempla o atendimento de 13,3% do total de atendimento com o total de 1.967 entidades (PEAS, 2014).

Segundo Daniel Júnior (2018), em reportagem do jornal O ESTADO, em São Luís do Maranhão a assistência a saúde é precária, faltam médicos, enfermeiros, medicamentos e infraestrutura para atender a população nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) que se encontram superlotadas. Relata ainda um aumento de 20% de mortes desde 2014 e que a razão do colapso na saúde pública seria um desvio de milhões em verbas para funcionários fantasmas.

 Tal fato demonstra a importância do exercício da cidadania e ressalta a necessária atenção ao terceiro setor, que pode atuar não apenas como colaborador para minimizar problemas sociais mas, também como pontos de disseminação de conhecimento para os indivíduos no contexto social em que estão inseridos e reconhecimento de sua participação ativa para evitar a ocorrência de fraudes em organizações públicas que afetam negativamente a sociedade.

Esta pesquisa delimitou-se ao entendimento de como a liderança pode influenciar os resultados de uma entidade no terceiro setor? tomando como referência o Lar Família Feliz, no bairro Turu, na cidade de São Luís do Maranhão e objetiva comparar a teoria sobre liderança e as que permeiam o terceiro setor com a realidade desta Organização Não-Governamental (ONG) para propor um projeto que viabilize a manutenção de suas atividades.

METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa compreende a bibliográfica de artigos publicados nos últimos 5 anos disponíveis na plataforma Scielo com os descritores Terceiro Setor; Organização sem fins lucrativos; Liderança,  livros sobre o tema de estudo.

 Para pesquisa na plataforma utilizou-se o filtro com critérios de artigos de língua portuguesa publicados em revistas de administração, sociologia e sociedade de 2013 a 2017 que retornou 33 artigos dos quais apenas 2 se tratavam de estudos no terceiro setor, o gráfico abaixo demonstra o comparativo de artigos publicados sobre o tema liderança nas organizações tradicionais e a necessidade de estudos sobre o tema no terceiro setor.

Gráfico comparativo de publicações sobre liderança no período  de 25/07 e 09/08/2018

[pic 1]

Fonte: Scielo

Após a reunião do material teórico partiu-se para pesquisa de campo para observação local, ocasião que oportunizou entrevistas com os gestores, para compreensão e identificação dos problemas para apontar soluções viáveis e descrever os possíveis resultados do projeto caso seja implantado.

Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva quanto aos fins, por expor características e descrições das variáveis estudadas, e como pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios, por se tratar de uma investigação teórica em material bibliográfico e empírica na entidade para averiguação das características variáveis (FILHO; FILHO, 2013).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este capítulo é uma síntese dos conceitos teóricos sobre terceiro setor, liderança e motivação utilizados como embasamento para pesquisa e sustentação das argumentações citadas no desenvolvimento. Seu objetivo é situar o leitor ao contexto, facilitando sua compreensão do tema abordado.

DENOMINAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

O terceiro setor compreende um conjunto de iniciativas baseadas no trabalho voluntário e associativo de organizações privadas que tem como missão “o atendimento de necessidades humanas, filantropia, direitos e garantias sociais” por meio de regulamentação particular sob a forma de políticas públicas para atendimento nas áreas de atuação do Estado (CABRAL, 2007, p. 2).

Para Silva e Silva (2008, p. 23) o terceiro setor constitui “entidades de interesse social com finalidade econômica” que pode gerar receita sem visar lucro. Peter Drucker (2006, p. XVI) define as organizações não governamentais como agentes de transformação humana cujo produto é o ser “humano mudado, um paciente curado, uma criança que aprende, um jovem que se transforma em um adulto com respeito próprio”.

As organizações do terceiro setor além de colaboradoras, atuam como parceiras do Estado devido sua capacidade de superar as burocracias que o tornam ineficiente, aproximando o cidadão da esfera pública e fortalecendo a cidadania com a participação da comunidade (CABRAL, 2007; DRUCKER, 2008; SILVA; SILVA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com