TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Natural

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Os autores iniciam o texto contando o ocorrido em 2005, quando os três fundadores da Natura vão para Rússia a fim de decidir se investiriam no país ou não, buscando mais uma vez a expansão da empresa.

Os autores também nos contam um pouco da história da empresa, mostrando que a Natura teve início em 1969 com um laboratório e loja na cidade de São Paulo, ele conta que a empresa decidiu seguir os passos da empresa Avon e deu início as vendas diretas, ou vendas porta a porta, essa decisão levou ao crescimento rápido da empresa com baixo custo.

Segundo os autores o fundador da empresa foi Antônio Luiz da Cunha Seabra, que depois se juntou a Guilherme Leal e Pedro Passos. Nenhum dos três tinham experiência no setor de cosméticos, mas buscavam um caminho para o sucesso.

No ano de 1980 o Brasil sofreu com a inflação e o baixo crescimento econômico, e isso levou as empresas internacionais a deixarem o país ou não investirem mais em seus negócios, esse período foi muito importante para o crescimento da Natura porque muitas mulheres entraram no mercado de trabalho e se tornaram mão de obra nas fábricas e a empresa perdeu muitos concorrentes nessa fase de baixo investimento no país.

Em 1989 unificaram as empresas do sistema natura em uma só empresa, e surgiu assim a Natura Cosméticos.

No começo da década de 1990 foram definidas as crenças e valores da empresa, em 1994 a empresa abriu operação na Argentina, em 2000 foi lançada a linha Ekos feita com matérias primas vindas da biodiversidade brasileira, mostrando assim a sustentabilidade e preocupação com a meio ambiente. Em 2004 a empresa vendeu cerca de 25% de suas ações no novo mercado da bolsa de valores de São Paulo, com 70% de interesse internacional. E em 2005 a natura atendia as classes média e alta no Brasil com uma diversidade de aproximadamente 600 produtos.

De acordo com os autores a empresa esteve sempre lançando novos produtos e aprimorando o processo de inovação através de muito estudo dos gostos e preferências dos seus clientes. A empresa se esforçou para encontrar matérias primas da biodiversidade brasileira buscando parcerias com produtores e ONGs locais.

Os autores mostraram também que no ano de 2003 um estudo sobre a imagem da marca Natura e seus concorrentes a classificou como a marca líder do mercado de cosméticos do Brasil.

O espaço Natura, um centro integrado de produção e distribuição próximo a São Paulo, inovador nos aspectos de sistemas, fornecedores, capacidade produtiva e de armazenagem ajudou muito no crescimento da empresa, levando a empresa no ano de 2005 a receber em média 40.000 pedidos por dia, e nas datas comemorativas de pico nas vendas como Natal e dia da mães esse número chegava a aumentar em média 60 %.

Ainda de acordo com os autores as vendas por catálogos tornaram-se uma ferramenta importante para a disseminação da marca, a empresa também buscou não seguir o padrão de beleza imposto pela sociedade e meios de comunicação, mostrando assim respeito pela saúde humana, o meio ambiente, e ajudando as pessoas a encontrar em si mesmas a beleza interna.

O conjunto dos lideres da empresa, suas diferenças e valores levaram a uma cultura organizacional caracterizada por abertura, transparência e respeito pelas partes envolvidas no negócio da empresa.

A filosofia de Marketing da empresa era de que por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com