TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Nike

Por:   •  7/12/2020  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3



Estudo de Caso 2:

Respostas:

1- Até 1998 o enfoque da empresa era focado na produção e distribuição de seus produtos, o que gerava a consequência de não ter nenhum diferencial de outras marcas como a Adidas e a Reebok, então a partir desse acontecimento a Nike começou a investir em e seus produtos e em P&D para lançar novos produtos.

Em outras palavras, A estratégia da marca se resumia a vender sapatos esportivos de baixo custo de produção, o que resultou em designs muito semelhantes de produtos como é comum na estratégia de liderança de custo segundo Porter, com um aparente comportamento de reação. A mudança de estratégia para foco com alvo no futebol e busca de novas tecnologias para os produtos foi o que deu maior destaque à Nike em comparação aos seus concorrentes.

2- Depois de definir a meta de se tornar líder mundial até o ano de 2002, com isso em 1998 a empresa começou a investir em P&D com o objetivo de lançar novos produtos como novos calçados que se moldariam com o pé e reduziriam o peso, Roupas como camisetas e shorts  feitos de tecido que imita a pele humana, entre equipamentos esportivos e até relógios e óculos.

3-  A pirataria estava se tornando um problema e outras empresas do mesmo ramo estavam se tornando problemas graves. Os produtos da Nike no Japão estavam encalhados, e existia toda a problemática dos ativistas americanos acusando a empresa de trabalho escravo no oriente, um site feito em 1996 para boicotar a empresa  pois os salários pagos eram os mais baixos entre as fábricas do Vietnã  e o fato da empresa se tornar líder mundial no futebol até 2002.

Logo os fatores de:

Oportunidade: Foi uma das patrocinadoras da copa do mundo de 2002, com uma linha de produtos totalmente novos.

Pontos Fortes: É Líder do mercado e devido a essa posição ganhou ainda mais fama pelo mundo

Pontos Fracos: Diversos problemas no Oriente devido a problemas como acusação de baixos salários e trabalho escravo nas fábricas e estagnação de produtos no Japão.

Ameaças: A forte concorrência das empresas como a Adidas, New balance e a Reebok.

4- A pirataria, imitações da marca e a concorrência são as forças externas que mais pode frustrar os planos de lucro da empresa. A recepção do público aos produtos, assim como a evolução das críticas acerca dos salários muito baixos, uma possível queda de interesse no futebol, embora improvável também seriam preocupantes.

5- A razão do sucesso foi ter se tornado líder mundial de roupas e calçados esportivos, atraindo o público de quase todas as idades principalmente os jovens, estando presente no mercado a mais de 50 anos e em comparação com os últimos 5 anos, tem patrocinado não só grandes eventos como a copa do mundo e as olímpiadas  mas também outros eventos fora da temática esportiva. Seu lucro aumentou de forma exponencial trazendo ações positivas para a empresa em si.

6- “Levar inspiração e inovação para todos os atletas do mundo” sendo bem claro o ato de incentivar e melhorar a vida e o trabalho desses atletas com esse suporte, por meio dos novos produtos. Dá a ideia também de que é uma empresa preocupada com a evolução desses produtos e com a preocupação do alcance em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com