TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Operador de Telemarketing

Por:   •  25/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  5.047 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso: Operador de Telemarketing

Introdução

Aponte se as empresas de telemarketing seriam beneficiadas com a implantação de investimentos de saúde e segurança. Quais investimentos?

-As empresas seriam muito beneficiadas, as consequências por exemplo de doenças como Ler/Dort trazem para os profissionais e para as empresas são alarmantes e, muitas vezes, irreversíveis. A cura da Ler/Dort é proporcional ao estágio em que a lesão se encontra, podendo ter sequelas para o resto da vida. Já para a empresa, as consequências são o alto absenteísmo, alta rotatividade, gastos com assistência médica e perda de bons profissionais, tudo isso podendo ser evitado.

-Através de investimentos em programas de prevenção de estresse e doenças ocupacionais, incluindo interrupções regulares do trabalho; postura adequada; mudança de hábitos de digitação; alongamentos; mobiliários ergonômicos e, principalmente, melhoria do ambientepsicossocial.

Há empenho e liderança para melhorar a SST?

-Não muito, acho que esse empenho depende de cada empresa e de sua preocupação com seus colaboradores, o que ainda se vê muito é a preocupação com a produtividade e metas em detrimento a segurança e saúde do operador.

Há procedimentos e políticas eficazes em matéria de SST?

-Existem sim políticas que funcionam em SST, o que falta é por esses procedimentos e políticas em pratica .

Há trabalhadores competentes e com formação? Em sua opinião, como cliente destas empresas e lendo a respeito, há trabalhadores competentes e com formação?

- Existem poucos trabalhadores com formação, na maioria das vezes são pessoas mal preparadas, e sem formação, principalmente pelo piso salarial que as empresas dispensam a esta função, em sua maioria são salários baixos e sem algum benefício.

Há medidas eficazes de controle dos riscos? Em sua opinião, quais são estas medidas?

-Existem sim medidas eficazes a serem tomadas, primeiramente, através de equipamentos ergonômicos individualizados, cadeiras ergonômicas, suportes para punhos, braços e antebraços, descanso para os pés, instalação e altura correta do monitor, zona confortável de trabalho, iluminação e temperatura ideal do posto de trabalho, hidratação, alongamentos e CONSCIENTIZAÇÃO de cada um desses riscos.

Há processos de acompanhamento e avaliação contínuos? Em sua opinião, quais seriam estes acompanhamentos e avaliações?

-Sim existem processos de acompanhamento, a implantação por exemplo do Programa de Conservação Auditiva (PCA) seria uma alternativa, através do acompanhamento tem como objetivo principal proteger a saúde do trabalhador, buscando prevenir danos ao sistema auditivo, decorrente de exposição a níveis de ruído excessivos.

Em sua opinião, como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, a eficiência e produtividade são afetadas pela falta de condições de saúde e segurança para o Operador de Telemarketing? Por quê?

- Com certeza que a falta de condições afeta qualquer atividade profissional, há uma redução imediata na produtividade por causa de estresse, e de acordo com a quantidade de inconformidades no ambiente de trabalho, pode–se adquirir perdas auditivas, problemas posturais e psicológicos por isso que o cuidado com condições de saúde e segurança do trabalho são essenciais.

Você, como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, acredita que o Operador de Telemarketing possa se acidentar no trabalho? Que tipos de doenças são acometidos estes trabalhadores e que consequências o afastamento das suas funções laborais trariam para empresa?

-Acho pouco provável o acidente no local de trabalho do telemarketing.

-As doenças mais encontradas entre operadores de telemarketing, são as que envolvem o sistema osteomuscular, a saúde mental e as funções vocais e auditivas dos trabalhadores.As doenças ocupacionais desses profissionais para a empresa geram consequências,como o alto absenteísmo, alta rotatividade, gastos com assistência médica e perda de bons profissionais.

Você acredita que contratar pessoal da área de saúde e segurança nestas empresas seria recomendado?

-Seria sim recomendado a contratação de profissionais de SST.

Por quê? Verifique nas NRs como se classificariam as empresas de telemarketing (grau de risco) e como seria o SESMT destas empresas. Que profissionais de saúde e segurança você recomendaria para estas empresas (mesmo que não estejam previstos na NR)?

-Porque seria melhor o acompanhamento e planejamento de um ambiente melhor de trabalho desses profissionais.

- Empresa de 550 funcionários, o CNAE da empresa 8220-0/00e o grau de risco 2, grau de risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com