TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : Transformação de duas décadas na GE: Liderança de Jack Welch

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO EM ENSINO SUPERIOR

Fichamento de Estudo de Caso

Aline Naiara Sousa do Carmo

Trabalho da disciplina Aspectos da Prática Docente e Questões atuais de Educação,

                              Tutor: Profª. Dalta Barreto Motta.

BELÉM

2017

Estudo de Caso :

Transformação de duas décadas na GE: Liderança de Jack Welch.

REFERÊNCIA: Bartlett, Christopher A. Transformação de duas décadas na GE: Liderança de Jack Welch. Harvard / Business/ School, 2005.

O texto parte da análise da carreira de sucesso de um diretor executivo da General Eletric – GE – conhecido como Jack Welch, escolhido como gestor do século por uma respeitada revista norte-americana. Welch renunciou ao seu cargo na GE, colocando em cheque a capacidade de sustento da rentabilidade anual conseguida pela empresa, enquanto ele esteve à frente dela.

A partir daí o autor faz um levantamento histórico acerca da General Eletric, perpassando por uma série de transformações desde sua fundação em 1878 até sua consolidação como empresa pioneira e exemplo de gestão centralizada, tornando-se uma liderança mundialmente respeitada entre as indústrias distribuidoras de energia elétrica e modelo a ser seguido por inúmeras empresas do mesmo segmento.

Antecedendo Welch, a empresa esteve sob a gestão de Reg Jones, que não apenas foi brilhante no que concerne a planejamento estratégico, como também se dedicou a estreitar os laços com o governo, o que lhe rendeu o prêmio de Diretor da década por 3 vezes consecutivas trazendo para seu substituto, uma grande responsabilidade na continuação de um legado de sucesso deixado após a sua aposentadoria em 1981.

 Paralela a posse de Welch na GE era a crise financeira enfrentada pela economia norte americana, o que tornava ainda mais desafiadora a gestão de Welch. Com o lema “Consertar, vender ou fechar” ele adotou medidas de reestruturação da empresa nos 5 anos subsequentes, no intuito de padronizar os negócios para que cada área de atuação da GE estivesse sempre nos primeiros lugares no mercado de modo que aqueles que estivessem aquém do estipulado por Welch seriam vendidos, o que resultou num saldo de 370 novos empreendimentos que puderam ser contabilizados a partir da adoção de suas novas estratégias de gestão.

Com toda essa nova filosofia, Welch pretendia trazer mais celeridade funcional na GE. Desse modo, algumas medidas como a redução dos processos burocráticos e nos níveis de hierarquia, renderam a sua gestão acréscimo significativo na rentabilidade da empresa, e a ele o apelido de Neutron Jack por conta de todas as transformações realizadas, apelido este que pegou inclusive entre os gerentes da GE, consolidando assim o modelo de planejamento que ele acreditava e esperava ser adotado como padrão na empresa, um novo conceito cujo foco era a relação direta e honesta com o cliente, com procedimentos cada vez mais velozes e menos burocráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com