TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Uma nova abordagem à produção de ração para animais

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do Estudo de Caso 7 - Uma nova abordagem à produção de ração para animais

7.1. Que fatores poderiam causar o sucesso da fábrica? E o fracasso?

A nova forma de organização da empresa pode ser considerada como um sucesso, uma vez que, foram necessários um número menor de funcionários que o previsto. Desta forma, segundo o autor, houve redução dos custos administrativos e a baixa taxa de ausências resultaram em uma economia de aproximadamente 1 milhão de dólares por ano, valor comparado ao sistema tradicional anterior.

Entretanto não houve uma manutenção do novo sistema o que o levou ao fracasso, que, segundo um dos funcionários a empresa criou um sistema com o qual ela ainda não estava preparada para lidar levando a falhas sem reparos plausíveis.

 

7.2. Quais personagens do estudo de caso estão na teoria x e quais estão na teoria y?

A teoria x diz que as pessoas são preguiçosas evitam o trabalho e não gostam de assumir responsabilidades, no estudo de caso, os funcionários da antiga fábrica se enquadravam nessa teoria, já que nesta ocorriam vários problemas, como baixa produtividade, alta taxa de ausências no trabalho e atitudes negativas dos funcionários.

Já a teoria y, acredita que as pessoas são motivadas para trabalhar e obtêm satisfação intrínseca no desempenho de suas atividades. Os personagens da nova fábrica se encaixam nessa teoria, pois com a implantação do novo sistema os gerentes, líderes de equipe e operadores pareciam estar profundamente envolvidos com o trabalho.

7.3. Quais fatores motivacionais e higiênicos em uma fábrica de produção de ração para animais?

7.4. Em quais momentos as consequências de cada estilo de liderança (autocrático, democrático e laissez-faire) podem ser vistas no estudo de caso?

Consequências da liderança autocrática: pode ser vista na fábrica antiga, que possui um sistema tradicional de gerenciamento, anterior aos métodos adotados na fabrica nova. Como consequência dessa liderança, ocorreram problemas na corporação, relacionados à produtividade e aos funcionários.

Consequências da liderança democrática: Pode ser vista nas divisões das equipes de trabalho na nova cooperação, onde as equipes realizavam tarefas independentes e pequenas, e as reuniões ocorriam de forma eficiente e as decisões eram tomadas em conjunto, envolvendo o líder (que atuava como um supervisor, e não patrão) e os demais membros da equipe.

Consequências da liderança laissez-faire: As consequências desse estilo de liderança podem ser evidenciadas com o surgimento das dificuldades devido ao novo sistema adotado na nova fábrica, já que as dificuldades que surgiram foram devido à total liberdade que os funcionários possuíam para atuar nos setores da corporação, como por exemplo, a possibilidade que surgiu de os membros da equipe votarem aumentos salariais, destes participarem das decisões de contratação, entre outros. Também pode ser evidenciado por ações externas, como a situação em que um funcionário negociou diretamente com a fornecedora, e a participação de não-gerentes nas reuniões de funcionários da corporação, que seriam inicialmente, para os funcionários gerentes das fábricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com