TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Unilever

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  2.160 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso - Unilever

A empresa Unilever é uma companhia anglo-holandesa que produz bens de consumo nas categorias de alimentos, cuidados pessoais, limpeza e bebidas a base de soja e sorvetes para mais de 190 países.

William Hesketh Lever e seus irmãos fundaram a empresa no século XIX, na Inglaterra. Com o rápido sucesso, a empresa começou a participar do processo de globalização, pois expandiu sua atuação para outros países. No ano de 1929, ano em que se uniu ao grupo holandês, a Lever Brothers, como era chamada na época, chegou ao Brasil, na cidade de São Paulo.

A terceirização, atualmente, veio como consequência de toda essa expansão advinda da globalização. No Brasil, toda a logística da divisão de higiene e limpeza foi terceirizada, já que não havia espaço para mais centros de distribuição próprios para cada uma das 16 fábricas da companhia.

Com relação às áreas de finanças e contabilidade, a Unilever assinou um contrato de outsourcing com a empresa Capgemini, uma das principais prestadoras de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização globais. De acordo com uma publicação de janeiro de 2013, no site da empresa Capgemini, elas firmaram um contrato de terceirização de mais de 100 milhões de euros por um período de mais cinco anos, visto que as duas empresas já mantinham uma relação de sete anos, sendo que a Capgemini gerencia os processos globais da Unilever, fornece ferramentas de controle de acesso, emite relatórios de monitoramento e ainda presta serviços operacionais.

Ainda segundo a publicação do site da empresa, o objetivo da parceria é de harmonizar os processos e aumentar a produtividade da Unilever em mais de 130 países, mas o novo contrato só entraria em vigor em janeiro de 2013, prevendo o fornecimento de serviços a partir do Chile, Brasil, Guatemala, Índia, Cingapura e China.

Quanto aos serviços financeiros transacionais, a Unilever assinou, em 23 de dezembro de 2005, um contrato de sete anos com a IBM que terceirizaria parte de seus serviços transacionais financeiros, abrangendo mais de 20 países europeus visando acelerar seu crescimento. Já a IBM Brasil, anunciou em 27 de julho de 2010, em seu site, uma ampliação contratual de terceirização de serviços em Recursos Humanos da Unilever América Latina, sendo, portanto, responsável pela gestão de remuneração dos funcionários da Unilever de 19 países, recrutamento e administração. No ano de 2006, o contrato de terceirização de recursos humanos estava firmado com a empresa Accenture na Europa assim como a área de T.I., também europeia.

De acordo com a notícia divulgada no site Computerworld UK, por Derek du Preez, em 08 de agosto de 2013, a Unilever já mantinha relação com a BT - British Telecom (empresa especializada em T.I.) desde 2002, e ampliou seu negócio de outsourcing por mais três anos, sendo a terceira vez que o contrato é prorrogado. Ainda conforme essa publicação, a BT entregou a Unilever uma vasta rede integrada de dados, vídeo e áudio-conferência, entre outros, para mais de 100 países. Com o uso dos vídeos e áudios-conferência oferecidos pela BT, a Unilever reduziu gastos com viagens e com seus custos, tendo um aumento em sua produtividade e eficiência.

Em conformidade a divulgação no site Computerworld UK, a empresa BT também se pronunciou. Em sua publicação de 08 de agosto de 2013, na página News & Media > BT News releases, além de informar sobre a prorrogação de seu contrato com a companhia Unilever, acrescentou ainda sua satisfação em continuar com essa parceria e em contribuir com o crescimento dos negócios.

Portanto, o outsourcing praticado pela companhia Unilever veio auxiliar diversas áreas nos mais variados países, o que gerou a empresa uma grande satisfação em poder contar com grandes empresas especializadas e com isto, vir a reduzir custos e aumentar a sua eficiência e eficácia, e também a sua imagem no mercado global, pois milhões de pessoas adquirem e consomem seus produtos diariamente, competindo com outros milhares de marcas de produtos semelhantes; e assim, a empresa foca em sua missão em desenvolver novas formas de negócio que os permitam dobrar o tamanho de sua companhia e, ao mesmo tempo, reduzindo os impactos ambientais.

Referências

• Estudo de Caso

HISTÓRIA da Unilever no Brasil: Conheça a história de uma empresa que há quase 85 anos está presente na vida dos brasileiros.. Disponível em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/centro_de_historia_unilever/unilever85anosnobrasil/>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com