TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Volksagem Resende

Por:   •  15/10/2016  •  Dissertação  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  3.249 Visualizações

Página 1 de 4

Analise o contexto competitivo que induziu a decisão de implantar a fábrica com o modelo López.

        O Consórcio modular implementado pela VW do Brasil em parceira com seus fornecedores é uma tendência na manufatura que está crescendo. Cada vez é mais comum uso de estratégias e acordos de cooperação entre as diferentes organizações para trabalharem juntas na produção e distribuição de produtos, a fim de maximizar todas as partes da cadeia produtiva, satisfazendo o cliente seja por redução de custo ou por adição de valor aos produtos produzidos. Em 1995 com o fim da parceria com a Ford, a VW ficou sem fábrica de caminhões e sem unidade produtora de motores para seus veículos. Não detinha competência de manufatura neste segmento de mercado e precisava erguer uma fábrica urgentemente. Com o consorcio modular, conseguiu construir uma fábrica em seis meses dividindo os custos fixos da planta com seus parceiros.

Quais as vantagens e desvantagens do consórcio modular para a VW e para seus modulistas?

        As vantagens são que possui infraestrutura integrada, que permite redução nos custos variável e fixo. Não há armazéns para estoque, todas as peças e componentes estão próximos à linha de montagem. O estoque de produto acabado é baixíssimo na fábrica e nas concessionárias. Sistema aumenta a eficiência e produtividade além de tornar mais flexível a montagem dos produtos e garantir maior qualidade ao produto final.

        As desvantagens são quanto a solidificação da parceria quanto ao sigilo de novos modelos, sendo que os parceiros da VW mantêm relação com concorrentes da mesma. Exige que a VW compartilhe sua estratégia com os parceiros e compartilhe informações com fornecedores que podem ser os mesmos de concorrentes. Trabalho é desenvolvido como se todos estivessem no mesmo ponto, compartilhando do mesmo objetivo. Se um parceiro atrasar o processo em linha, este atraso compromete toda a produção e outros parceiros são afetados.

Na sua opinião, qual o princípio mais importante da fábrica de Resende? Explique.

        Acredito que o próprio princípio de consórcio modular. Dessa forma existes uma partilha entre lucros e perdas entre todos os protagonistas da cadeia de suprimentos. A VW divide os riscos com seus fornecedores, divide os custos operacionais fixos da planta e para os subcontratados desenvolvem e mantem relação longa e rentável com uma grande montadora mundial.

Com base no artigo “Características estruturais, relacionais e gerenciais na cadeia de suprimentos de um condomínio industrial na indústria automobilística” e no caso da VW, diferencie os conceitos de condomínio industrial e de consórcio modular.

O Consórcio Modular trouxe para dentro da fábrica os principais fornecedores para a montagem de veículos. Busca redução nos custos de produção, investimento, estoques e tempo de produção, confere maior qualidade ao produto final. Para a montadora, significa uma redefinição de seu core business, que passa a englobar somente as atividades relativas a finanças, o projeto, o desenvolvimento, a certificação de produtos e as atividades de vendas e pós-vendas. Por esse motivo, somente as áreas ligadas a essas atividades continuam sob sua responsabilidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (743.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com