TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso, Wide

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO - EMPRESA WIRE DRAWING

A Wire Drawing é uma empresa de capital fechado relativamente nova no mercado. Ela atua no mercado de trefilagem de metais não-ferrosos e apresenta um grande potencial de crescimento, pois ela possui a maior quota para adquirir o metal não-ferroso da maior siderúrgica do país, enquanto que outras trefiladoras possuem uma pequena quota. Nos arquivos em anexo podem ser visualizadas as demonstrações financeiras dos três últimos anos da empresa Wire Drawing.

Utilizando a análise horizontal e vertical e os indicadores econômico-financeiros faça a análise indicada ao seu grupo.

Vocês foram contratados pela empresa Wire Drawing para dar uma consultoria financeira, diante da análise das demonstrações financeiras, qual resposta vocês dariam aos seguintes questionamentos dos gestores da Wire Drawing:

1) Como vocês avaliam a estrutura de capital da empresa? Algo precisa ser mudado? O que pode ser feito para otimizar a estrutura de capital?

R: A estrutura de capital da empresa está praticamente sobre o domínio de terceiros e com certeza isso precisa ser mudado. Estar com a estrutura de capital sobre o domínio de terceiros não tem um significado ruim, mas esse domínio precisa ser baixo, que não é caso da Wire Drawing. No ano de 2015 considerava-se bons indicadores na estrutura de capital, mas esses índices nos anos seguintes subiram relativamente, aumentando muito o valor de terceiros para cada real próprio da empresa. Com isso, seu endividamento se tornou muito alto.

Para otimizar a estrutura de capital, a Wire Drawing precisa aumentar o seu capital próprio ao ponto de não ficar totalmente dependente do capital de terceiros. Como dito anteriormente, o capital de terceiros não é um vilão, mas quando esse índice é muito alto, ele pode ser prejudicial com a grande quantia de pagamentos de juros dos financiamentos e empréstimos que a empresa contraiu.

2) Como vocês avaliam a liquidez da empresa? Algo precisa ser mudado? O que pode ser feito para melhorar a liquidez da empresa?

R: A empresa possui uma boa liquidez geral e tem um pouco de folga para cumprir suas obrigações financeiras a longo prazo. Mas analisando a sua liquidez corrente, que é um dos indicadores mais importantes, conseguimos perceber que não há disponibilidade suficiente para quitar as suas obrigações de curto prazo, caso fosse necessário.

Com isso, chegamos à conclusão de que é preciso mudar. A Wire Drawing já precisa aumentar seu capital próprio para equilibrar com o seu capital de terceiros, então o ideal seria tentar renegociar as suas contas a receber, antecipando o recebimento delas e também intensificar as suas vendas, pois ela está com um estoque considerável disponível.

3) Como vocês avaliam a rentabilidade da empresa? Algo precisa ser mudado? O que pode ser feito para otimizar a rentabilidade da empresa?

R: Sim. Muitas coisas precisam ser mudadas, como mostra nossa resposta logo abaixo.

Quanto ao Giro do Ativo: No ano de 2016, tomando como referência o ano anterior, a porcentagem de vendas à vista foi muito menor que a porcentagem de vendas a prazo. Já no ano de 2017, foi o contrário. A porcentagem de vendas à vista foi superior a porcentagem de vendas a prazo. Mas, de acordo com a variabilidade dos valores referentes às disponibilidades e também duplicatas a receber, fica explícito em seu balanço patrimonial que a empresa realizou mais vendas a prazo do que vendas à vista durante seus três anos de operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com