TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso na Empresa Petrobras

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

INTRODUÇÃO        

        

1.        Importação        

2.        Transformação        

3.        Output        

4.        A noção de ciclo de eventos        

5.        Entropia Negativa.        

6.        Feedback        

7.        Homeostase        

8.        Diferenciação.        

9.        Equifinalidade        

TIPOS GENÉRICOS DE SUBSISTEMAS        

1.        Subsistemas de produção.        

2.        Subsistemas de apoio        

3.        Subsistemas de manutenção        

4.        Subsistemas adaptativos        

5.        Subsistemas gerenciais        

PETROBRAS        

INTRODUÇAO        

Estudo de caso tendo como referência a empresa PERTOBRAS        

Subsistema de produção        

Subsistema de manutenção        

Subsistema de apoio        

Subsistema adaptativo        

Subsistema gerencial        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA.....................................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo de caso sobre a empresa Petrobras onde apresentamos a fixação dos conceitos discutidos em aula sobre a leitura dos capitulo 01, 02, 03 e 04 do livro Psicologia Social das Organizações, de Katz & Kahn.

No estudo caracterizamos a empresa a partir das teorias aprendidas sobre os subsistemas formais de uma organização, que são eles: subsistema de produção, subsistema de manutenção, subsistema de fronteira, subsistema adaptativo e subsistema gerencial.

Na primeira parte do trabalho serão apresentadas sucintamente as teorias estudadas. Isso tornará mais fácil o entendimento sobre a análise da empresa Petrobras. Na segunda, apresentaremos a empresa caracterizando-a de acordo com os subsistemas já mencionados.

Por fim, expressando os principais conhecimentos transmitidos através desta análise enunciando as contribuições para nosso ensino no curso de administração.

O PARADIGMA DE KATZ & KHAM

As organizações sociais, segundo Katz & Kham, são sistemas abertos, já que há transações entre a organização e seu meio ambiente. A teoria de sistemas abertos contém nove características comuns, ajudando-nos a defini-la, que são elas:

  1. Importação: movimento de entrada de energia do ambiente externo (input).
  2. Transformação: a energia disponível é transformada em certos produtos.
  3. Output: fluxo de saída de certos produtos para o meio ambiente.
  4. A noção de ciclo de eventos: o produto exportado para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo. [pic 1]
  5. Entropia Negativa: é necessária para a sobrevivência do sistema, adquire-se importando mais energia do que gastando e armazenando-a.
  6. Feedback: está associado aos inputs de caráter informativo que disponibilizam a organização sinais sobre o ambiente e sobre seu funcionamento em relação a ele.
  7. Homeostase: conhecido também como estado firme caracteriza-se pelo equilíbrio na troca de energia; o motivo básico é a preservação do caráter do sistema.
  8. Diferenciação: é a mudança de padrões difusos e globais para funções mais especializadas, elaboradas e diferenciadas.
  9. Equifinalidade: conforme esse principio, um sistema pode alcançar, através de diversas maneiras, o mesmo estado final, dando partida de diferentes condições iniciais.

TIPOS GENÉRICOS DE SUBSISTEMAS

Como os outros sistemas, as organizações sociais têm uma transformação do input de energia. As obrigações que dizem respeito a esse processamento são chamadas de subsistemas técnicos ou produção. Para a sobrevivência do sistema devem-se elaborar subestruturas de manutenção. Sendo assim podemos expor os fatos do funcionamento organizacional em cinco subsistemas básicos:

  1. Subsistemas de produção: é o que envolve a transformação de energia, ou de informação, fazendo com que o trabalho seja executado.
  2. Subsistemas de apoio: é o que direciona as transações do meio ambiente para sua finalidade, na aquisição de input ou na distribuição do output. Apresenta função institucional por sua relação com o ambiente externo.
  3. Subsistemas de manutenção: cuida para que o trabalho seja realizado, dirigindo-se não ao material que está sendo trabalhado, mas sim ao equipamento. Esse equipamento baseia-se na padronização do comportamento humano. Dentro deste subsistema existem, ainda, subsistemas de recrutamento, doutrinação ou socialização, recompensa e sanção. Desta maneira a organização faz com que as pessoas criem vínculos com o funcionamento dela.
  4.  Subsistemas adaptativos: visam adaptar a organização de acordo com as mudanças que ocorrem no mundo exterior. Há estruturas que dedicarão totalmente sua atenção a previsão dessas mudanças, tais como pesquisa de produto, pesquisa de mercado, planejamento a longo prazo, pesquisa e desenvolvimento etc.
  5. Subsistemas gerenciais: dirigi, coordena e controla os diversos subsistemas da estrutura e suas atividades.

[pic 2]

PETROBRAS

INTRODUÇAO

A Petrobras foi fundada em três de outubro de 1953 como resultado de uma campanha popular que durou sete anos. É uma empresa integrada de energia que é líder do setor petrolífero no Brasil e, além daqui, está presente em outros dezessete países. Ela atua em diferentes ramos aproveitando tudo em que o petróleo pode ser transformado: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Possui 86.111 funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com