TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Café Seleto

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1  Gestão de Projetos _        4

2.2  Administração de Produção e Logistica        07

2.3 Empreendedorismo e Plano de Negocios............................................................10

3    CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

As empresas estão cada vez mais preocupadas em estar no mercado com algum diferencial de seus concorrentes, no ponto de vista mercadológico, a concorrência tem se tornado cada vez mais intensa, mesmo nas pequenas coisas: na criação do produto, especificações, apresentação em sua embalagem, qualquer acréscimo pode ser uma vantagem competitiva. As empresas estão percebendo que os produtos estão com uma vida curta, e que os clientes estão sempre buscando novos produtos e serviços que atendam suas necessidades cada vez mais especificas, fomentando a concorrência. Os avanços tecnológicos possibilitam que as empresas se adaptem melhor, para que seus produtos estejam sempre presentes no mercado, pelo lado do cliente isso é muito bom, por que sempre existem novos produtos com funcionalidade e aspectos diferentes, que atendem as suas expectativas e necessidades. Produtos e serviços novos estão sendo produzidos através de projetos.

Quando se concebe um projeto, é porque há o desejo de realização de coisas novas, seja para criar, seja para melhorar algo já existente. Nas alternativas para os temas propostos, apresentaremos um pré-projeto para mudança de segmentação de mercado. Trataremos ainda da gestão por competência, esta se refere a competências especiais dos indivíduos e competências especificas das organizações, nela se inclui a produção e a aplicabilidade da logística, ferramenta essencial às empresas modernas.

A tônica da criatividade, empreender, intraempreender e administrar; funções totalmente distintas, e quando aplicadas dentro da sua funcionalidade especifica, geram resultados surpreendentes, sem esquecer-se da pesquisa de mercado, que visa a identificar oportunidades para criação de novos negócios.


  1.  DESENVOLVIMENTO

2.1 Primeiro Desafio: Gestão de Projetos

Na elaboração de um pré-projeto para a ampliação de um segmento diferente, o plano deve conter o que fazer, com quem fazer e quando fazer, e ainda  se faz necessário à adoção da EAP (Estrutura analítica de projetos). Menezes (2001) relaciona algumas vantagens que a EAP traz em sua utilização nos projetos. A principal delas é o fluxo de informações que se pode extrair, pois todos os relatórios se reportam à EAP, pois mostra o projeto como um todo e em partes, e isso possibilita que o gerente do projeto tenha mais segurança no controle e na monitoração dos serviços executados e a executar. Essa ferramenta possibilita ainda, a visão global de todas as informações vitais para o sucesso do projeto, como as atividades necessárias, a duração e os recursos. A empresa é um organismo vivo, que sofre mutações a todo o momento.

Nesse processo de mutação constante, surge a necessidade de inovações para que ela tenha vida, e vida longa. Sendo assim, fazem-se necessárias reformulações dos processos internos dentro da organização, e essas reformulações ocorrem sempre que um projeto é concluído. São as perspectivas dos processos internos e a dos colaboradores que servem como base e alicerce para o alcance dos objetivos e das metas. Sem as duas nada se firma ou consolida e se não estiverem muito bem estruturadas, tudo pode ruir e desmoronar.

Existem algumas variáveis que diferenciam e permite identificar situações típicas de projetos, que, nesse caso, são consideradas “situações inovadoras”, “projetos novos” ou simplesmente “projeto”. Algumas dessas variáveis são: Empreendimento temporário: tem começo, meio e fim previamente determinados. Restrições de recursos: normalmente as restrições mais importantes de um projeto são custos, tempo, recursos e qualidade. Geração de produto ou serviço único: mesmo havendo similaridades, elas são consideradas “produto” ou “serviço único”, pois são produzidos de maneiras diferentes.

A tabela abaixo expõe a definição das atividades de um novo produto, teste e aperfeiçoamento, plano de treinamento, desenvolvimento do material de lançamento, planos de vendas etc...

                                             Tabela de Atividades

Id

Nome da Tarefa

Duração

1

Novo produto

240 dias

1.1

Testes e Aperfeiçoamento

120 dias

1.1.1

Plano de treinamento

60 dias

1.1.1.1

Elaborar Plano de treinamento

20 dias

1.1.1.2

Realizar treinamento

20 dias

1.1.1.3

Avaliar treinamento

20 dias

1.1.2

Desenv. Mat. Lançamento

30 dias

1.1.3

Plano de Vendas

30 dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com