TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Carrefour

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  1.615 Visualizações

Página 1 de 3

 Depois da leitura do Artigo: "Carrefour: marca própria e design de embalagem", observa-se que o mesmo trata da evolução histórica das Marcas Próprias, com o funcionamento das marcas próprias nos Estados Unidas e na Europa as organizações brasileiras a partir dos anos 60 procuraram desenvolver, se objetivando para ampliar o leque de seus negócios, e também demonstrando quais eram os itens principais que alavancariam ou denegririam os produtos. Para tal análise a autora analisou uma grande rede internacional, que está à 56 anos no mercado , mas que mesmo assim enfrentou seus problemas com os produtos de marca própria e depois de 5 anos a organização viu a importância de sua MP, deferindo assim um planejamento estratégico para que a sua marca própria consiga se desenvolver no mercado para o crescimento da mesma.

 O consumidor ainda tem a visão de que os produtos de marca própria são de baixa qualidade, e os mesmos tem apenas a exposição nas gôndolas como propaganda, diferente dos demais produtos, o que se torna uma desvantagem para a organização. 

   O problema apresentado no artigo é, de que a marca e suas embalagens estavam desatualizadas e precisavam ser reposicionadas no mercado e na cabeça dos consumidores, uma vez que nunca haviam sido atualizadas desde seu lançamento em 1999 e ainda encontravam- se como produtos de baixo custo para tais. Este era o grande desafio que seria enfrentado pela equipe, inovar nas embalagens, apresentar produtos de alta qualidade  e reposicionar a marca própria para os consumidores .

  Os executivos responsáveis perceberam a necessidade e prosseguiram com a estratégia de REPOSICIONAR a marca local para o crescimento e desenvolvimento da mesma no mercado brasileiro sendo que essa cultura ajudava as organizações a crescer e se instabilizar nos mercados.  Pablo Rêgo, diretor da MP e sua equipe levaram em consideração, aspectos globais, locais. Eliminaram itens, duplicaram investimentos em qualidade, revisaram preços e repensaram a apresentação dos produtos nas gôndolas (todo um processo de estratégia logística na qual desdá produção até a posição do produto para a visualização dos clientes).

Quanto a organização e seu MP no mercado os gestores procuraram focar em uma forma de desenvolvimento geral na qual além da mudança com a marca conforme citado a baixo, também se encontra uma adaptação organizacional geral, com investimentos, focando em uma qualidade melhor no produto focando em laboratórios, uma revisão geral dos preços não só informando um preço mas baixo, mas sim, vendo qual relação os preços baixos da organização fazem uma visualização do produto de baixa qualidade devido ao seu preço baixo, essa posição também mudou todo o apelo logístico para uma melhor exposição da marca além desse processo interno a preocupação com a marca foi imparcial.

Após a análise e as mudanças efetuadas pelo Carrefour, duas organizações especialistas em estratégias e reconhecidas agências, fizeram um trabalho nos fatores internos passaram para outros aspectos tais como a comunicação, visando a mudança da embalagem, promovendo uma transformação visual com um produto de qualidade referenciando a marca Carrefour, destacando a qualidade e priorizando a importância em uma briga direta com as concorrências nos produtos fornecidos pela empresa.

Depois do crescimento da MP da organização colocando já no primeiro ano líder nas próprias marcas com 45% de participação no mercado os gestores do Carrefour foram adianta e criaram com referencia ao crescimento uma MP procurando favorecer um publico em específico, os clientes que procuravam produtos com foco na saúde. A organização então entrou com a mesma estratégia mas com muito mais cautela devido a diferença do produto, a embalagem foi a principal mídia do produto no qual a maior dificuldade era traduzir para os clientes o conceito e a facilidade de entendimento nos benefícios que o produto fornece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com