TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso DPVAT

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - IPOG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Deivison Veronez de Jesus

Jefferson Pereira Pires

Jefferson Mendes

Marcelo Martins

Marcus Vinícius Silva Leão

Tiago Oliveira Silva

Werberth Macêdo de Farias Nunes

DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

        

Goiânia / GO

2017

INSTITUTO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - IPOG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Relatório do Estudo de Caso relativo ao 2º período do Curso de Administração do Instituto de Graduação e Pós-Graduação – IPOG, sob a orientação dos docentes: Prof. Ms. Ricardo Kratz; Prof. Ms. André Costa Dias; Prof. Ms. Carlos de Macedo Silva e Filho; Prof. Ms. Leandro Somma da Silva; Prof. Ms. Renato Ribeiro e Prof. Ms. Will Eduardo de Goya Campos.

Goiânia / GO

2017

INTRODUÇÃO

O caso relata as questões do trânsito no Brasil e o cenário indesejado que vem se construindo:

  1. Frota gigantesca de veículos e que vem aumentando de forma constante;
  2. Total dependência dos veículos;
  3. Alto número de acidentes e vitimas de trânsito ano após ano.

Nas pesquisas quantitativas apresentadas , em 12 anos (2000 – 2012), o número de veículos no Brasil teve um aumento de 148%  chegando ao número de 73,7 milhões e nesse mesmo período o número de mortes por acidentes  também sofreu um aumento de 22,6% , chegando ao incrível número de 40.160 casos.

Em meio a tudo isso, existe um serviço previsto em lei e que foi criado parar ressarcir e indenizar qualquer pessoa envolvida em uma ocorrência de trânsito no país: o DPVAT.

O seguro tem sua grande força ao ser um mecanismo de amparo e benefício entre motoristas, motociclistas , passageiros e pedestres. Ele pode ser resgatado em casos de invalidez permanente, de morte e  também para reembolsar despesas médico-hospitalares, conseguindo garantir parte dos direitos  de entre os que as vítimas de uma maneira simples e inclusiva.

Apesar dos benefícios o seguro sofre problemas pelo desconhecimento e a rejeição popular. As pesquisas mostraram que 32,5% dos brasileiros nunca ouviram falar do seguro, e entre os que diziam conhecer o seguro, 35,8% não mostrava entender seus benefícios.  Basicamente não sendo conhecido , ele não tinha como ser acionado nos momentos de precisão .

Identificado o problema o caso apresenta o trabalho realizado em duas frentes: apresentar o DPVAT  a população e fazer com que sua utilidade fosse compreendida por todos . Por ser um trabalho praticamente educacional, decidiram fazer o trabalho em partes. De modo geral de maneira mais ampla (massiva, objetiva e clara) e, aos poucos, se concentrariam em situações pontuais. A medida que o entendimento do seguro fosse evoluindo, a campanha daria seus próximos passos. Como termômetro do nível de entendimento do público, utilizaram de pesquisas quantitativas para avaliarem novas possibilidades.

A campanha deu início a primeira fase entre o final de 2009 e início de 2010. Evitando abordagens trágicas e alarmistas, optaram por um approach leve, construtivo e positivo criando histórias lúdicas, bem-humoradas e informativas. Ao final de 2010, após as pesquisas apontarem uma evolução na abordagem com o público, deram início a segunda fase da campanha que consistia em apresentar com mais profundidade as características do serviço e explicar claramente os direitos de cada brasileiro mostrando sua real abrangência e suas prioridade e o seu cuidado com a sociedade. A última fase iniciou já no final de 2011, dando início a segmentação, ensinando pontualmente as formas de resgate do benefício e atuação na melhoria do trânsito brasileiro.

Os resultados finais da campanha foram:

  1. Forte conhecimento e entendimento sobre o seguro DPVAT;
  2. Aumento em 42,8% no número de pedidos de ressarcimento e indenização, chegando a 366,4 mil reivindicações;
  3. Crescimento no valor total pago em 26,5%, atingindo os R$2,3 bilhões ;

Em resumo o caso relata que o trabalho fundamentado em campanhas publicitárias estratégicas e pesquisas quantitativas realizadas ao longo de 3 anos (Entre 2009 e 2012) fez com que o serviço do seguro Dpvat passasse a ser percebido pela população brasileira conseguindo cumprir mais plenamente o seu papel de seguro abrangente.  Finalmente o seguro passou a ser visto de forma universal conseguindo amparar um número maior de vítimas do transito.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A resolução de casos na administração é uma ciência que deve levar em conta muitos fatores e também ter um forte embasamento nas teorias administrativas. Segundo Chiavenato (pag.4 2007), “A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE”.

Ainda segundo o autor a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recurso e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente, ou seja, que segue por um mesmo objetivo ou propósito para se obter resultados.

Levando-se em conta que a administração envolve diretamente o contato humano e que os homens são dotados de diversos tipos de personalidade e diferentes visões da vida, se torna preciso um aprofundamento do conhecimento humano para resolver certas circunstâncias, segundo Gadamer (2002, p. 415-416) define hermenêutica como não sendo a história que pertence a nós, mas nós é que a ela pertencemos. Muito antes de que nós compreendamos a nós mesmos na reflexão, já estamos nos compreendendo de uma maneira auto evidente na família, na sociedade e no Estado em que vivemos. [...] A autorreflexão do indivíduo não é mais que uma centelha na corrente cerrada da vida histórica. Por isso os preconceitos de um indivíduo são, muito mais que seus juízos, a realidade histórica do ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com