TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Jan-Pro

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

A pesquisa utilizada para abertura da franquia será a de identificação de problemas, baseada numa pesquisa conclusiva descritiva que tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência contribuindo nas tomadas de decisões, ajudando a avaliar e escolher o melhor caminho para uma determinada situação, testando hipóteses específicas e examinar dados específicos. A finalidade é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Sendo que nesse modelo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional. Uma das peculiaridades da pesquisa descritiva está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.

A pesquisa de identificação de problemas é realizada para buscar e diagnosticar problemas existentes que não estão evidentes ou problemas que ainda poderão ocorrer. Esta pesquisa, além de buscar problemas, pode indicar novas oportunidades de negócios para a empresa, sendo que a empresa esta chegando agora na região.

A pesquisa qualitativa tem como característica principal compreender as relações de consumo 'em profundidade'. Utilizada para conhecer a percepção dos entrevistados sem quantificá-los.

O interesse está nas avaliações subjetivas e normalmente visa identificar percepções sobre produtos, serviços e empresas, a fim de apontar comportamentos e tendências.

Esse estudo procura identificar as motivações de consumo em um aspecto realista.

Assim, os pesquisadores qualitativos recusam o modelo positivista aplicado ao estudo da vida social, uma vez que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa (GOLDENBERG, 1997, p. 34). Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens.

A pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Para Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

A pesquisa qualitativa seria utilizada para buscar conhecer o gosto dos entrevistados juntamente com suas necessidades, tentando entender suas reais motivações para escolha de um determinado produto/serviço.

Já a pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que trabalha com informações estatísticas e mensuráveis em números. Neste tipo de pesquisa podemos ter respostas fechadas, sempre. Ou é “sim”, ou é “não”; por isso a tabulação é feita de forma sistemática, usando estatística. Para este tipo de pesquisa é preciso definir o universo e a amostra. O universo é o público alvo com fatores geográficos, demográficos e comportamentais, levantando a quantidade real do universo.

A pesquisa quantitativa será utilizada para levantar indicadores numéricos no mercado, por seguir rigorosos critérios estatísticos como: amostragem, margem de erro, estimativa, desvio padrão etc. Ajudando assim a definir o tamanho ideal da franquia a ser escolhida.

Para buscar os dados demográficos, econômicos, culturais, naturais e tecnológicos serão utilizando dados secundários, ou seja, aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados, dados já disponíveis. Umas das vantagens com relação aos dados primários, os dados secundários podem ser levantados rapidamente e a um custo baixo através de pesquisas exploratórias, fazendo os levantamentos necessários através das seguintes fontes:

• Pesquisas de mercado publicadas

• Estudos de empresas de consultoria

• Estudos setoriais de instituições especializadas

• Associações de comércio

• Associações de classe

• Sindicatos

• Organizações não governamentais

• Publicações gerais (revistas e jornais não especializados)

• Publicações especializadas (jornais de cunho econômico,Jornal do Comércio)

• Censos estatísticos

• Regulamentações

• Publicações Governamentais (IBGE, MEC, Ministério do Planejamento, etc.);

• SEBRAE

• Mecanismos de busca (www.google.com.br);

As negociações são processos de comunicação bilaterais que têm como objetivo chegar a uma decisão conjunta, envolvendo comunicação em busca de informações sobre o que esta sendo negociado e sobre o outro lado (quem é, quais seus interesses, etc.) Há que se ter criatividade para se tentar encontrar soluções, ter capacidade de avaliar e tomar decisões são aspectos fundamentais.

O uso de uma negociação racional e, segundo Bazerman; Neale (apud MARTINELLI, 2009, p. 39), “[...] negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses”. Seguindo ainda o raciocínio desses autores, negociar racionalmente pode ser considerado como se chegar a um melhor acordo e não ficar satisfeito com um acordo qualquer.

Em uma negociação racional, o desejo e a ânsia de vencer a qualquer custo podem ser muito prejudiciais, levando a atitudes desastrosas e fazendo com que não seja atingido o melhor acordo possível.

Deve-se sempre identificar o que se pretende alcançar na negociação, o que se gostaria de obter com ela e o que está disposto a abrir mão ou trocar, tanto para a sua parte quanto para a de seu oponente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com