TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso OI

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

                  

[pic 1]

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGOCIOS

ESTUDO DE CASO: A OI EAS FORÇAS NO SETOR DE TELEFONIA MOVEL BRASILEIRA

São Paulo, Junho - 2015

Realizado pela aluna:

 

Miriam Villarini Luz

ESTUDO DE CASO: A OI EAS FORÇAS NO SETOR DE TELEFONIA MOVEL BRASILEIRA

Trabalho apresentado a Professora Denise Pereira  da disciplina GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGOCIOS do curso de Especialização Gestao Estratégica De Negocios.  

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

São Paulo, Junho -  2015

Questões básicas para o estudo de caso:

 
1. Pesquise na internet e discorra resumidamente sobre as cinco forças de Porter envolvidas na entrada da Oi e marque no quadro que se segue a influência que cada uma delas teria (baixa, media e alta).

 

Forças

Influência

Rivalidade entre os concorrentes

Competição, baixo crescimento do mercado, vantagens competitivas oferecidas pelos concorrentes.

Barreiras à entrada

Negociação com os clientes, alto investimento, diferenciação do produto.

Poder dos fornecedores

Custos altos, Vontade dos fornecedores, pouco poder de barganha.

Poder dos compradores

Qualidade serviço, Conhecimento, atendimento.

Ameaças dos substitutos

Alto Investimento, Altos preços, Inovação e Tecnologia

Disponibilidade de complementadores

Resposta rápida ao mercado, soluções, oportunidades e inovação.

 

 

Rivalidade entre os concorrentes:

O mercado competitivo com o objetivo de aumentar o market share da empresa,  entre os concorrentes, mesmo publico alvo, no geral, ausência de diferenciação nos produtos e serviços, são equilibrados, baixo crescimento do mercado, tem o  receio de novos entrantes, as apostas estratégicas são altas, o setor observa a concorrência, muitas vezes com receio e não como a chance de fazer melhorias, em um segmento que se cria pouco, e na grande maioria se copia.

No setor de telefonia a Oi, tem que vir com uma estratégia diferenciada, para conquistar o publico que estão nas outras operadoras, investir em tecnologia, novas antenas, com objetivo de melhoras em relação a reclamações, que geram insatisfações, referente a sinal do telefone, internet, demora no atendimento, trabalhar com excelência para diminuir essas insatisfações .

 

Barreiras de Entrada:

O objetivo de  uma empresa que esta entrando no mercado, tem que ter uma preparação para tudo o que possa vir acontecer, e o grande desafio é trazer clientes dos concorrentes, aumentando a competitividade do mercado, o investimento/ custo inicial é alto, um publico insatisfeitoé muito ruim, tem que ter uma estratégia para conquistar parte desse mercado, entender bem do segmento da empresa , para que não ocorra erros e prejudique a Oi como imagem.

 

Poder dos Fornecedores:

Fornecedores são poucos, com isso o preço acaba sendo elevado, tem que ter cuidado em acabar elevando ainda mais o custo, trabalhar estrategicamente para não ter grande gastos.

 

Poder dos Compradores:

O mercado propagandista neste setor tem uma acesso muito fácil e rápido, dessa forma os cliente cada vez mais, querem menor custo e mais benefícios, pesquisam e muitas vezes sabem mais do que a pessoa que esta prestando o atendimento, com isso, o cliente acabada tendo poder de negociação e com isso as empresa tem que ter um cuidado maior com seus orçamentos em relação os lucros.

Os produtos possui valores muito similares, a empresa tem que adotar estratégias para conquistar essa fatia do mercado das outras operadoras, investimento em tecnologias, para diminuir ou sanar insatisfações no sinal da internet, no sinal do telefone, montar uma estrutura para que os colaboradores prestem um atendimento com excelência, onde o cliente bem atendido ele volta e compartilha, o serviço neste setor praticamente é igual, o que vai diferenciar é a excelência.

 

Ameaças dos Substitutos:

O mercado tem um potencial muito limitado, estabelecem um teto nos preços do mercado, provocam inovações nas tecnologias, mudanças significativas em custo e qualidade dos serviços prestados, a Oi como obtém hoje a menor fatia do mercado, tem que investir e esta sempre se atualizando, inovando, acompanhando a tendência do mercado, em constante melhoria apresentando produtos e serviços diferenciados para atrair novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com