TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Senha Engenharia

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DA EMPRESA SENHA ENGENHARIA LTDA.

GOIANIA

2014

Eduardo Azevedo dos Santos

Guilherme Moreno Leobas Soares

Karoliny de Carvalho Teles

Luana Delmontes Siqueira

Thiago Lima Lobato

O PROCESSO DE PROVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DA EMPRESA SENHA ENGENHARIA LTDA.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/4º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob a orientação do professor do semestre.

Orientadora: Prof. Marilene A. Martins Queiroz.

GOIÂNIA

2014

2 ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Apresentação da empresa

A Senha Engenharia é uma empresa privada, atuante no ramo de prestação de serviços de engenharia para a área de saneamento, fundamentando sua atuação no zelo em desempenhar com fidelidade os compromissos assumidos. Em complemento, visa ao maior rigor na elaboração de projetos, a empresa implementa um eficiente Sistema de Qualidade, conforme a Norma ISO 9001/2000, desenvolvendo procedimentos que asseguram a conformidade dos seus produtos.

A Senha Engenharia é uma empresa com origem e principal inserção na área de saneamento. Desde a sua constituição, em 1986, vem ampliando suas atividades e hoje atua no planejamento, projeto, supervisão e gerenciamento de empreendimentos imobiliários e recursos hídricos, e na operação, manutenção e controle de serviços de água e esgoto.

Trabalhando especialmente para as administrações públicas, indústrias, construtoras e concessionárias de infraestrutura, a organização citada consolidou conceito de excelente empresa de engenharia consultiva e se firmou como a empresa privada que mais atua e detém conhecimento nos setores de infraestrutura urbana, saneamento e recursos hídricos da região Centro-Oeste do País.

O elevado nível na prestação de serviços pela Senha Engenharia foi atingindo pelo empenho ao longo de décadas, na realização de um conjunto de trabalhos complexos, de alta qualidade e multidisciplinares, o que propiciou o estabelecimento de uma ampla e moderna estrutura de engenharia na empresa e na aglutinação, em sua equipe técnica, de mais de uma centena de profissionais detentores de vasta experiência numa grande gama de especialidades.

A Senha Engenharia, conforme informado por seus sócios: Francisco Humberto R. da Cunha, Porfiro José Borges Alves Neto e Luciano de Sá, se encontra classificada como média empresa, segundo os critérios adotados pelo BNDS, tendo sua receita bruta operacional anual maior que R$ 16 milhões e menor ou igual a R$ 90 milhões.

Possui qualificação conforme a NBR ISO/IEC 17.025 e Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibragem. Possui também credenciamento no SUS – Sistema Único de Saúde, na Agência Ambiental, na ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral.

A empresa está sediada em Goiânia e possui duas filias: em Brasília e Caldas Novas/GO.

2.1.2 Força de trabalho

A força de trabalho da empresa Senha Engenharia é composta por profissionais capacitados, atuantes nas mais diversas áreas: exatas, humanas e sociais. Sendo mais de duas dezenas de profissionais de nível superior em regime permanente e a grande maioria formada por engenheiros civis e estagiários em formação. Possui também cerca de quarenta técnicos de nível médio, quase três dezenas de colaboradores externos e consultores renomados, conforme o Gráfico 1.

A empresa apresenta um quadro de funcionários com profissionais atuantes em engenharia elétrica, engenharia mecânica, ambiental, hídrica, agrimensura, topografia, arquitetura, T.I., informática, biologia, administração, contabilidade, gestão, psicologia, dentre outros. A distribuição de gêneros fica em torno de 75% masculino e 25% feminino (Gráfico 2).

Não há registros de baixo nível de escolaridade na composição de toda a equipe, seus sócios, o topo da hierarquia organizacional, são profissionais graduados em engenharia civil e com anos de experiência no ramo de atuação.

Gráfico 1 – Força de trabalho: Nível de escolaridade

[pic 1]

Fonte: Dados fornecidos por Senha Engenharia, 2014.


Gráfico 2 – Força de Trabalho: Gênero dos trabalhadores.

[pic 2]

Fonte: Dados fornecidos por Senha Engenharia, 2014

2.1.3 Produtos e Clientes

A empresa Senha Engenharia tem como principal produto seus serviços prestados na área de engenharia em saneamento, participando de programas como: PASS-BID do Governo Federal/Banco Intramericano de Desenvolvimento, HABITAR-BRASIL/BID do Governo Federal/Banco Intramericano de Desenvolvimento, PRÓ-SANEAMENTO da Caixa Econômica Federal e o PROSEGE do Governo Federal.

Seus serviços abrangem estudos, diagnósticos, planos e projetos como:

  • Abastecimento Público de Água
  • Esgotamento Sanitário
  • Abastecimento de Água para Indústrias
  • Tratamento de Efluentes Industriais
  • Drenagem Urbana
  • Terraplanagem e Pavimentação
  • Urbanismo e Rodovias
  • Barramento e Canalização de Cursos D'água
  • Telecontrole e Instrumentação para Sistemas de Infraestrutura
  • Requalificação Urbana

Realizam operações e manutenção de serviços de água e esgoto com:

  • Assistência Técnica
  • Serviços Operacionais
  • Controle Operacional
  • Controle Comercial
  • Controle de Qualidade

E possuem supervisão e gerenciamento de obras em Saneamento, Drenagem urbana e Rodovias.

Os sócios da empresa Senha Engenharia foram antigos funcionários da SANEAGO na década de 1980, agregando conhecimento desde então deram início a uma empresa prestadora de serviços de engenharia em saneamento, possuindo assim uma forte influência dentro desta entidade que tem um papel fortíssimo como cliente potencial dessa organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com