TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso da viabilização da utilização do silo bolsa

Por:   •  12/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.302 Palavras (14 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 14

TEMA: Estudo de caso da viabilização da utilização do silo bolsa

PROBLEMA: De que forma o armazenamento silo tipo bolsa se torna um aliado para os agricultores?

OBJETIVO GERAL:

• Verificar se o silo bolsa é alternativa viável para o armazenamento de grãos em propriedades de médio porte.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

• Descrever a funcionalidade do silo bolsa;

• Descrever as vantagens e desvantagens do armazenamento de grãos no silo bolsa;

• Verificar a viabilidade dos grãos armazenados em silo bolsa.

JUSTIFICATIVA:

Visando proporcionar aos empresários agrícolas uma demonstração de armazenagem alternativa, com baixo custo e durável, armazenagem fácil que pode ser feita em sua própria propriedade, otimizando tempo demandado em logística, bem como o custo pago pelo armazenamento em cerealistas, esse é o intuito do trabalho, apresentar o silo bolsa como opção para o armazenamento de grãos.

ESTUDO DE CASO SOBRE SILO BOLSA NA EMPRESA

RESUMO: O Brasil passa por um grande avanço no ramo da agricultura, o país é considerado um dos principais produtor e fornecedor mundial de alimentos e se destaca na produção de algumas culturas, como, milho, soja, arroz, cana-de-açúcar e feijão. Com o aumento da produção de grão no país aumenta-se também a demanda por armazenamento de qualidade. O presente artigo pretende demonstrar o silo bolsa como uma alternativa de baixo custo, durável e fácil de ser implantada na própria propriedade, reduzindo assim os custos com transporte e armazenamento de grãos. Por meio de uma pesquisa realizada na empresa, localizada no município de Itaporã – MS foram coletados dados como benefícios e funcionalidades, para se analisar a viabilidade deste tipo de armazenagem. Após a mensuração dos dados foi verificado o auto custo de investimento com um retorno a longo prazo, pode-se verificar que o silo bolsa torna-se uma opção inviável para produtores de pequeno porte, pois além do valor investido esse tipo de armazenagem pode ocasionar em perda dos grãos, ocorrendo assim um prejuízo ainda maior para o agricultor.

Palavras Chave: Agricultura, Grãos, Silo bolsa.

ABSTRACT: Brazil is going through a major breakthrough in the field of agriculture, the country is considered one of the leading global producer and supplier of food and excels in the production of crops such as corn, soybeans, rice, cane sugar and beans. With the increased production of grain in the country also increases the demand for storing capacity. This article seeks to demonstrate the silo bag as a low cost alternative, durable and easy to implement in their own property, thus reducing transportation costs and storage of grain. Through a survey the company, located in the municipality of Itaporã - MS data as features and benefits were collected to analyze the feasibility of this type of storage. After the measurement of the data was checked auto cost investment with a long-term return , it can be seen that the silo bag becomes a feasible option for small producers, because besides the amount invested that kind of storage can cause in loss of grain, thus causing even greater harm to the farmer .

Keywords: Agriculture, Grains, Silo bag.

1. INTRODUÇAO

Esse trabalho vem a ressaltar sobre a importância do armazenamento em silo bolsa, trazendo uma breve definição das vantagens e desvantagens que o sistema oferece, esse tipo de armazenamento é uma maneira que pode ser utilizada para armazenar os grãos na própria propriedade, facilitando a logística do produto. O mesmo chegou para melhorar e resolver um dos principais problemas que é a falta de local e o alto custo para armazenamento.

O Estado passa a financiar a compra de silos bolsas para o armazenamento de grãos no Mato Grosso do Sul. O financiamento ajudará os agricultores que não possui em suas propriedades capacidade necessária para armazenar sua produção, devendo ficar atentos a sua real necessidade de aquisição. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) o financiamento foi disponibilizado em momento propício devido à demanda por armazenamento no Estado e o devido aumento na estimativa de produção do milho safrinha do atual ciclo, que subiu de 6,6 milhões para 6,9 milhões de toneladas.

A pesquisa foi desempenhada com intuito de colher dados plausíveis referente o sistema silo bolsa, se é uma alternativa viável para armazenamento em propriedades de pequeno porte, a pesquisa foi realizada na empresa Balasso Armazéns Gerais LTDA, localizada em Itaporã-MS na região da grande Dourados. A análise do resultado foi inesperada, causando grande impacto ao decorrer do trabalho.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Agricultura no Brasil

O Brasil passa por um grande avanço no ramo da agricultura, o país e considerado um dos principais produtor e fornecedor mundial de alimentos, o clima apropriado terras férteis a mecanização e as técnicas modernas de agricultura garante uma boa produtividade, fornecendo alimentos seguros e mantendo o país como peça chave no comercio mundial.

Com base em dados do Ministério da Agricultura o país se destaca na produção de algumas culturas, como, milho, soja, arroz, cana-de-açúcar e feijão. O feijão e o arroz são designados, principalmente, ao consumo interno. O grão que mais cresceu nas últimas três décadas, no entanto, foi a soja, que hoje representa o maior peso na balança comercial brasileira. Já o milho, é utilizado basicamente para a alimentação animal e viabiliza a produção de proteína animal. O Brasil alcançou o terceiro lugar na exportação do produto.

Segundo dados do IBGE o país cresceu 2,3%, com um peso importante da expansão de 7% da agricultura e a recuperação dos investimentos. A atividade no campo garantiu um Produto Interno Bruto (PIB) um pouco maior do que as previsões mais pessimistas. A safra prevista de grãos neste ano é recorde e está estimado em 193 milhões de toneladas, o que pode garantir novamente um “seguro verde” para o resultado do PIB deste ano.

2.1.1 Agricultura no Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul a agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, soja, café, algodão, amendoim, mandioca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com