TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso gestão de competências

Por:   •  10/2/2020  •  Exam  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso

Tiago Felipe Rabelo Batista

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas e Competências

                                                  Tutor: Prof. Norma Cristina Cardoso Brandão

Santa Luzia

2019

ESTUDO DE CASO HARVARD – EQUIPE DE REMO

Referência: SNOOK, Scott; POLZER, Jefrey T. Harvard Business School, 2004. Disponível em: http://sia.estacio.br Acesso em: 13 de agosto de 2019.

 O estudo de caso aborda o dilema que um treinador deve desvendar a respeito do desempenho entre duas equipes (Varsity e Varsity Júnior), pois a guarnição do barco Varsity Júnior começou a ganha de forma consecutiva a guarnição principal Varsity. Situação que não ocorria há nove anos. Afim de compreender essa situação, o treinador realizou testes afim de entender e solucionar os problemas que encontrasse.

Depois de aplicar vários testes em algumas semanas, sua preocupação se tornava cada vez mais forte já que o campeonato esta cada vez mais próximos, e apesar de toda sua experiência adquirida no decorrer de sua carreira, o mesmo não conseguia detectar o motivo que justificava o baixo desempenho da equipe Varsity, sendo assim a solução era melhorar os baixos resultados através de algumas variáveis que pudessem melhorar a situação.

Percebeu-se que o sucesso de uma equipe estava principalmente condicionado a fatores psicológicos, fato esse baseado na pesquisa patrocinada pelo comitê Olímpico Norte Americano, além claro de considerar a resistência e a força dos componentes. Afim de esclarecer o treinador viu a necessidade de submeter a equipe a realizar alguns testes individuais e em grupos com o intuito de coletar informações sobre o condicionamento físico etc, teste esse “ergômetro” que tinha como objetivo medir a resistência e condicionamento em um determinado tempo ou distancia, outras tipos de testes eram aplicados como por exemplo levantamento de peso e outros. Esses dados eram analisados e tinham como objetivo de determinar a capacidade de força e resistência de cada membro da guarnição.

O técnico tinha a certeza de que o trabalho individual era importante, mas o trabalho em equipe era primordial para a velocidade do barco. Era preciso remar de uma maneira sincronizada como se fossem um só tendo em um objetivo em mente que seria chegar em primeiro lugar. Não poderia haver nenhum momento de individualidade, todos deveriam andar no mesmo rítimo, tendo em mente que nenhum deles poderiam seque tentar ir mais rápido que o outro, pois isso ocasionaria a perda de velocidade, remando a todo momento em total sincronismo.

Durante o treinamento, onde houve um período de aperfeiçoamento, o técnico selecionou os seus 8 melhores atletas e os direcionou ao barco Varsity, os demais foram alocados para o barco Varsity Júnior. A primeira equipe sofreu inúmeras derrotas, sendo assim o mesmo percebeu que essa equipe sempre ganhava com equipes menores de quatro integrantes, mas quando a equipe competia com 8 integrantes eles sempre perdiam e o mesmo não entedia porque isso ocorria.

Após isso o treinador passou a observar ainda mais com cuidados os treinamentos, e no final de um dos treinos ele presenciou uma discussão entre os integrantes da equipe Varsity, onde eles apontavam o erro individual de cada um, não havendo assim uma vontade de melhorar o desempenho da equipe e sim expor o companheiro de equipe. Sendo assim ele chegou a conclusão que o fator psicológico era primordial para o sucesso, onde ele viu que isso funcionava na equipe Varsity Júnior que eram constantemente motivados pelo seu líder de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com