TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso unimed

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  5.690 Visualizações

Página 1 de 3

              O foco da Unimed é o cliente? Onde podemos verificar isso?

Sim, no marketing da empresa mostra bem, como o cliente é o principal foco da empresa, colocando a saúde e o bem estar de seus clientes como uma prioridade maior que a própria empresa. A missão da Unimed diz:

“Comercializar e operar planos de saúde em âmbito nacional, buscando a excelência da assistência médica e a qualidade de vida dos clientes, com responsabilidade social, bem como integrar e assessorar suas associadas, preservando o ato cooperativo.”
Isso monstra que a Unimed busca estar sempre ao lado de seu cliente.

Qual a filosofia de marketing possível de se vislumbrar?

A valorização de seus clientes. A área de marketing considera  seu cliente, em primeiro lugar, as singulares e, também o usuário final, principalmente quando orientando cada Unimed para a atuação nesses usuários.

Como você analisaria o ambiente em que a Unimed está inserida?

No Brasil a unimed está em um ambiente muito vantajoso,  devido a precária saúde pública, sendo assim as pessoas precisam correr para a saúde privada, já  que a pública não atende a demanda da população.

Como seria a SWOT da Unimed?

Melhoramento da marca Unimed em várias localidades. Conquistar e fidelizar os médicos nas cooperativas. Pesquisa de ambientes, e a criação de novos sub-planos, com o objetivo de se atingir várias classes sociais.

Qual o real desafio da Unimed?

Como a unimed já possui uma grande parte do mercado, seu desafio seria manter essa parcela de mercado, ou seja sempre se modernizando afim de criar uma marca forte e consistente

Como podemos localizar a estratégia Unimed no par Produto/Mercado de Ansoff?

No “desenvolvimento de mercado” da matriz ansoff, já que uma de suas estratégias foi a de criar planos de convênios para outras classes sociais.

A estratégia de marketing adotada pela Unimed é adequada?

Sim, em 2005 a estratégia de marketing estava visando o fortalecimento e a consolidação da marca no mercado, o que acabou trazendo resultado positivo para empresa.

O que você sugere para unificar as estratégias, considerando-se 378 cooperativas?

É muito difícil, pois cada organização está localizada em áreas bem distintas e  devem ter suas próprias estratégias e seus clientes, ambientes são muito diferentes. Mesmo com o mesmo nome é necessário que cada região tenham estratégias  diferentes.

A departamentalização do marketing está adequada? Se não, o que você faria?

Sim, está adequada, a Unimed tem uma preocupação real em passar aos seus clientes uma ideia de colaborar com uma vida saudável e feliz, preocupando-se com qualidade de vida, promoção à saúde e com a prevenção, levando em conta que os “vínculos emocionais têm de ser antes, não só durante uma doença, não só no hospital”, como diz o gestor de Marketing.

Que set de ações você adotaria?

Colocar no marketing algo que individualizasse cada cooperativa, para que houvesse uma maior percepção das diferenças regionais, porque as pessoas são diferentes em relação a gostos e necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com